segunda-feira, 25 de maio de 2009

DICAS

Fazer posicionamentos na cama de 3 em 3 horas, se aguentarem prefiram o decúbito ventral (barriga para baixo), usar almofadas entre os joelhos para prevenir lesões (tempur tem umas muito boas e de variadíssimos modelos) e para ajudar na correcção dos posicionamentos. Após posicionamentos massajar zona do corpo que esteve sobre pressão. Com um bom hidratante manter pele sempre de boa saúde é fundamental.
Vigiar diariamente todo o corpo e ao mais pequeno sinal de algo errado (pele vermelha, roxa, uma borbulha a infectar), trata-la e aliviar imediatamente pressão sobre ela. Pressão nessa região tem que deixar de existir até que situação normalize. Não se esqueçam que maioria das vezes escaras podem começar assim e melhor é prevenir.
Usar lençóis sempre bem esticados e de preferência claros. Dar-te-á possibilidade caso apareça sangue vê-lo com mais facilidade e verificar origem.
Se conseguem quando sentados fazerem alívios do corpo. Façam-no maior número de vezes possível. Se não conseguem na totalidade suspensão, pelo menos façam o pouco que for possível. Também podem pedir a alguém que pegando por baixo dos vossos braços e atrás encosto cadeira vos levante uns segundos o corpo. É bom para vosso bem estar e óptimo para circulação.
Se for possível nunca deixem de fazer fisioterapia. Se não puder ser numa clínica, que alguém em casa vos mobilize pelo menos os, membros superiores e inferiores. Vocês mesmos se tiverem a mais pequena função que seja aproveitem-na. Se por exemplo não consegues mobilizar os braços, mas sim os dedos. Fá-lo.
Cuidado com a quantidade de horas seguidas que ficam na cadeira. Vossos médicos são pessoas indicadas para vos aconselhar. Mas vocês são parte interessada e verificarão o melhor para vós. Se ao se deitarem verificarem que corpo não está vermelho e não se ressentiu. Então tudo bem. Se verificarem algo errado, diminuam carga horária. Mas bom mesmo seria se puderem intercalarem cama com cadeira. Ou seja: 5 horas cadeira, descançar umas 2 na cama, depois outras 5 cadeira, e por ai adiante.
Usar roupa o mais macia possível e confortável. Exemplo: calças de ganga se não forem macias irão criar vincos e prejudicar circulação. Tens que com o tempo ir vendo o que melhor se adapta teu corpo.
Beber muitos, mas mesmo muitos liquidos. Melhor seria água. Legumes e alimentos com fibras têm que fazer parte tua alimentação diariamente.

2 comentários:

  1. também tenho um blog, não sou tetraplegica mais estou muito concentrada nessa minha pesquisa para ajudar uma pessoa portadora da tetraplegia.
    boa sorte!

    meu blog é: garotas2010-novidades.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigado e espero que consigas ajudar essa pessoa com tetraplegia.
    Se preisares do meu apoio, dispõe.

    Já fui ao teu blogue. Sou menino...rs

    Boa sorte para ti também.

    ResponderEliminar