domingo, 16 de agosto de 2009

TETRAPLÉGICOS E EUTANÁSIA

O Supremo Tribunal do Oeste da Austrália atendeu, esta sexta-feira dia 14, de forma favorável ao pedido de Christian Rossiter, de 49 anos. O tetraplégico pediu para que lhe fosse retirado o tubo que o alimenta, hidrata e mantém vivo no lar onde se encontra.
«Não consigo realizar nenhuma função básica. Não consigo assoar o meu nariz. Não consigo secar as lágrimas dos meus olhos», escreveu Rossiter numa declaração lida pela advogada.
O juiz justificou a decisão afirmando que considerou que o requerente dispõe actualmente de capacidade mental para decidir interromper o tratamento
Espera-se que Rossiter morra no prazo de uma ou duas semanas depois de lhe ser retirado o tubo. O utente pode mudar de ideias em qualquer altura.

ACRESCENTO: é uma tremenda injustiça que a decisão de se continuar a viver ou não, esteja atribuída a alguém que não conhece nada sobre quem decide morrer. Ora são governos que o impedem através de leis, ora juízes.
Deixem-se de hipocrisias e deixem quem realmente tem voto na matéria decidir por si. Isto obviamente se interessado na eutanásia estiver no seu perfeito juízo. Como foi o caso do Christian Rossiter e focado pelo juiz que decidiu este caso.

Enquanto vivos, tetraplégicos não são prioridade e preocupação de governos e de quase ninguém. Qualidade de vida que nos espera em geral é sermos despejados num qualquer lar, atolado de moribundos, numa cama, sabe-se lá em que condições e tratados sem dignidade nenhuma.
Conheço imensos casos desses. Sofro seus dramas ao chegarem aqui ao CMRA todos escareados. Ulceras de pressão (feridas) chegam em tal estado e com cheiros horríveis, devido avançado estado de decomposição dos tecidos. São tratados, mas mais dia, menos dia aparecem com estas e outras mazelas. Fora as da alma que ninguém lhas pode curar.

Por isso preocupem-se é com as pessoas e lembrem-se delas em vida, proporcionando-lhe uma vida digna e não somente quando acontecem estes casos.

2 comentários:

  1. Boa noite.
    Chamo-me Tiago Subtil, enfermeiro em Viana do Castelo. Estou a fazer um trabalho de antropologia, trabalho de investigação sobre a pessoa com deficiência e agradecia imenso a sua ajuda. O trabalho consiste em entrevistas, sobre os estilos de vida, perspectivas, concepções, frustrações, processos de coping, etc, etc..
    Será possível contactar consigo?
    Aguardo a sua resposta aqui no seu blog, ou então preferencialmente através de email

    email: tiago_subtil

    ResponderEliminar