terça-feira, 10 de novembro de 2009

ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA


Nós quando pensamos em tetraplegias, associamos na maioria das vezes essa patologia à fractura da coluna em acidentes de carro... mergulho...etc. Fazemo-lo erradamente. Pois existem tetraplegias devido tumor medular, cerebral, anestesia epidural e muitos outros casos.

Fica abaixo o exemplo de uma dessas doenças que nos tiram os movimentos.

A Esclerose lateral Amiotrófica ou Doença do Neurónio Motor (entre nós conhecida pelo facto de ter vitimado o cantor Zeca Afonso e neste momento afectar António Cavaco Silva, irmão do Nosso Presidente da República) é uma doença neurológica que afecta o Sistema Motor.
Pode ser adquirida ou hereditária, manifestar-se na infância ou na vida adulta.

É uma doença incurável, fatal e rara. È uma patologia neurodegenerativa devastadora pouco divulgada entre nós e caracterizada pela progressiva atrofia, enfraquecimento e paralisia muscular que conduz à morte (geralmente por falha respiratória), em média cinco anos após o diagnóstico.

A velocidade e o padrão de progressão da doença variam amplamente de indivíduo para indivíduo.
Os sinais iniciais são normalmente o enfraquecimento muscular, perda de equilíbrio, dificuldade na deglutição e fala, alteração da voz, fala pastosa e cãibras musculares. Em pouco tempo, os doentes perdem a capacidade de se vestir, alimentar, sentar, andar ou simplesmente falar.

Uma vez que não são afectados os neurónios sensoriais, a visão,audição, olfacto, paladar, e o tacto mantêm-se funcionais, as faculdades intelectuais e a memória permanecem igualmente activas, os doentes assistem, deste modo, lúcida e cruelmente à progressão da doença e à deterioração das suas capacidades funcionais.

Muito embora actualmente já existam meios para compensar a falência respiratória e desse modo os doentes não estarem em sofrimento respiratório, (como é o caso do famoso físico britânico Stephen Hawking) mas inexoravelmente pode acontecer uma complicação que provoque a morte.

Temos em Portugal um excelente profissional nesta área, Mamede de Carvalho, neurologista no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, cujos méritos são reconhecidos internacionalmente.

Veja a entrevista do Neurologista Mamede de Carvalho ao C.M.
Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA)

Sem comentários:

Enviar um comentário