domingo, 7 de fevereiro de 2010

ESTUDO SOBRE TETRAPLEGIA POR ALUNOS DA ESCOLA DOMINGOS SEQUEIRA EM LEIRIA

Durante a 2ª semana de Janeiro de 2010, o nosso grupo de Área de Projecto procedeu à distribuição de inquéritos relativos ao nosso tema "Tetraplegia- Vale a pena lutar?", a todos os alunos de 12º ano.

Através deste inquérito pretendíamos avaliar o conhecimento dos alunos relativamente a "o que é a tetraplegia" e averiguar qual a sua disponibilidade para ajudar um tetraplégico, em caso de necessidade.

Após contabilizarmos os resultados concluímos que as raparigas apresentam um conhecimento mais aprofundado relativamente a este assunto. Foi também curioso verificar que existe uma grande percentagem de pessoas que pensam que a tetraplegia afecta apenas os membros superiores e inferiores, nao afectando o tronco e, como, era já de prever, existem muitos poucos alunos que conhecem alguém que seja tetraplégico(a).
Foi-nos também possível observar que os alunos dos cursos humanísticos obtiveram resultados mais correctos que os alunos dos cursos profissionais.

Por fim, e de forma a avaliar qual é a forma como os tetraplégicos são aceites na sociedade escolar, concluímos que a maior parte dos alunos demonstrou uma grande disponibilidade para ajudar um tetraplégico em caso de dificuldade e que aceitariam uma pessoa com este tipo de condicionamentos na sua turma, ajudando-o inclusivamente em tudo o que precisasse.

Demos assim por concluídos os objectivos que diziam respeito a esta actividade e verificamos que, apesar de 57% dos alunos não conhecer perfeitamente a noção da disfunção tetraplégica e de tudo o que a envolve, a maior parte dos alunos se mostrou disposta a ajudar estas pessoas.

Fonte e mais informação no blogue do projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário