quinta-feira, 22 de abril de 2010

De pessoas assim, gosto...

Na minha incessante procura de respostas para tentativa da minha inserção no mercado de trabalho e formação profissional, tenho-me deparado sempre com portas fechadas e constantes nãos.

Qualquer dia vos darei pormenores dessa minha odisseia.

Hoje, tenciono partilhar convosco uma luz que se abriu no fundo do túnel. Depois de muitas tentativas falhadas de obter respostas viáveis e concretas da parte da minha Junta de Freguesia, Câmara Municipal, Centro de Emprego, Acção Social, INR e afins.
Parece que consegui chegar às pessoas certas. Drª Carla Catarino. Excelente profissional da minha autarquia, depois de lhe expor meu caso, imediatamente se prontificou em apresenta-lo à Srª Vereadora Celeste Simão, responsável pela Divisão de Educação e Acção Social da Câmara Municipal de Abrantes.
Mais, marcou imediatamente uma reunião na minha casa, para me conhecerem, e em conjunto tentarmos arranjar soluções. Eu, Drª Carla Catarino, Srª Vereadora e Presidente de Junta de Freguesia, José Ferreira.

Sinceramente como sempre o faço, recebi-os com as relutâncias e dúvidas de sempre. Sempre com a ideia que seria mais uma frustração e respostas seriam as de sempre.
Enganei-me redondamente. Surpresa e das grandes pela positiva. Digo mais: “se nada de concreto me consigam apresentar, ser-lhes-ei sempre grato. Tenho a certeza absoluta que tudo fizeram para desbloquear a minha situação”.

Esta equipa é humana. Respira sensibilidade e justiça. É-me indiferente suas cores politicas. Fiquei convicto e emocionado por ver que neste caso a minha autarquia tem as pessoas certas nos lugares certos e que seu lema é servir o cidadão e não servirem-se. Nós os diferentes, estamos acostumados a ser ignorados, ao abandono, descriminação, indiferença e muitos: “sinto muito, mas não posso fazer nada”.Quando nem se dão ao trabalho de nos responder.
Ver e sentir pessoas que abraçam logo a nossa causa e nos estenderem as mãos desta maneira, é-nos estranho. Costumo dizer que quem nunca nada recebe, quando recebe estranha, e maioria das vezes agradece ininterruptamente, sem se dar conta que não deveria estar a agradecer um seu direito adquirido…Neste caso agradeço porque fui respeitado e tratado como gente.

Eu realmente estranhei e não estava mesmo nada à espera deste carinho, solidariedade, disponibilidade ilimitada, espanto e até vergonha por cada injustiça e abandono a que lhes ia relatando. Fiquei comovido com esta humanidade. senti-a nos seus olhares. E olhem que sobre técnicos de reabilitação e Acção Social, sei bastante…

Dei algumas sugestões para ajudar a tentar inverter esta falta de respostas por parte da Câmara Municipal de Abrantes, relativas a pessoas com deficiência. Senti verdadeiramente que foram bem aceites e levadas em conta. A semente foi lançada. E como lhes disse na reunião, se não for eu a beneficiar das melhorias, que sejam os que procurem respostas a seguir. Sempre que tiver noticias iria partilha-las.

Nunca desistam. Se uma porta se fechar nas entidades que vos deveriam proteger, tentem outra. E nunca se esqueçam que Presidentes de Juntas, Câmaras Municipais e portadores de outros cargos, mantêm atendimento presencial ao munícipe. Informe-se e tente chegar seu grito às pessoas certas.

Quero antes de terminar agradecer (que me desculpem os outros) à Carla Catarino. Se não fosse ela não tinha acontecido nada.

13 comentários:

  1. Olá!
    Fiquei feliz ao ler sua postagem.
    E olhe, vc é muito "gente", se um dia não se sentiu tratado como tal é pq o outro não era "gente".
    Conseguiu chegar à pessoa certa. Espero acompanhar a evolução das suas ideias.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Parabéns primão, pela luta e pelas breves mas grandes conquistas que tens alcançado.

    Adoro-te... para sempre :o)

    Sandra Rebelo

    ResponderEliminar
  3. Eu, meu marido, e filhos, ainda estamos a limpar as lágrimas que não pararam de cair um minuto durante a leitura desta mensagem.
    Sensivel, humano, lutador, uma grande exemplo para toda esta injusta e egoísta sociedade é o senhor.À Camara de Abrantes deixo o meu apelo. Uma
    breve e séria resposta às necessidades deste cidadão de direitos iguais a todos nós.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Há um site que traz notícias sobre Vereadores e Câmaras. Eu me cadastrei e recebo notícias diárias o site é www.vereadores.net.

    ResponderEliminar
  5. Fiquei emocionada com o teu relato.Espero do fundo do coração que consigas obter resultados positivos nessas tuas diligências não só porque o teu esforço mereçe ser compensado, mas sobretudo porque, pelo que tenho observado, tu és uma mais valia numa equipa.Ès inteligente,tens imensos conhecimentos informáticos, és bom em relações humanas,determinado e trabalhador...o que é que uma entidade empregadora quer mais??

    ResponderEliminar
  6. ANDREA, obrigado pelo carinho. Tenho seguido tua luta também. Já viste que só de pensar onde começar nos deparamos com barreiras, atrás de barreiras?

    PRIMA, obrigado. Mas às vezes forças faltam, e as dúvidas invadem-me.

    PROFESSOR, fica a sua informação para os brasileiros que por aqui passam. Administro o blogue em Portugal.

    ANA, obrigado de coração pelo carinho e por fazeres tuas as nossas batalhas.
    Olha, nós temos das leis mais avançadas sobre este tema. Mas quando vais na realidade exigir que sejam postas em prática é uma desilusão.
    No fundo minha Câmara Municipal nem é a que tem mais culpas neste caso, mas sim o Centro de Emprego de Abrantes porque eles sim estão e têm os meios para nos inserirem e reabilitarem profissionalmente.

    Eu sempre fui e sou bem claro com técnicos. Sempre os alertei para o facto de que não têm que me arranjar uma saida só porque sou deficiente. Nada disso. Eu quero e devo ter esse emprego pelas minhas capacidades e competências e nunca por outras razões.

    Fiquem bem.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns, Eduardo, por nunca desistir dos seus objetivos e sonhos! Parabéns por sua luta em defesa de tantas pessoas com deficiência.
    A sociedade precisa reconhecer que nós, pessoas com deficiência, somos capazes, somos produtivos, temos talentos e habilidades.
    Graças a Deus ainda existem muitas pessoas dignas e solidárias nesse mundo.

    Abraços e fique bem!

    ResponderEliminar
  8. Olá Eduardo, boa noite,

    Por isso há quem diga: "Vale sempre a pena Lutar!"

    Não fora a incessante "luta" e cordial resistência/persistência que tão bem tem desenvolvido, bem diferente, para pior, seria a actual situação!

    Bem haja. Obrigado.

    Um grande abraço.

    Alberto

    ResponderEliminar
  9. VERA, tu és um bom exemplo e a prova de que deficiência não é sinónimo de incompetência. Pelo contrário. Não nos dão é oportunidades...

    ALBERTO, o triste é que para só se tentar, é uma batalha imensa. Eu já tinha usado todos os departamentos da Câmara e nada. Porque será que é tão complicado fazerem chegar nossos assuntos às pessoas certas?

    Fiquem bem.

    ResponderEliminar
  10. Blogue, quero acreditar que a maioria das pessoas é boa. E acredito que, um dia, vão despertar para a realidade que é o facto de não sermos todos iguais, mas precisarmos todos de uma oportunidade para darmos o melhor de nós. Para nos realizarmos. Espero que continues a conseguir dobrar o Cabo das Tormentas. E que venças, um passo de cada vez.

    ResponderEliminar
  11. Também continuo a acreditar que sim, espero é que não demore muito mais.

    Obrigado, Susana!

    ResponderEliminar
  12. Olá Eduardo,
    agradeço muito sua resposta por email e dou o Parabens ao blog. Lendo esse artigo, deu me vontade de contar o meu caso. Estou a quatro anos a fazer um estagio n remunerado. Os dois primeiros anos fiz na biblioteca, mas ficava apenas na parte infantil, porque p a parte dos adultos é uma escadaria enorme. Ajudava a realizar a hora do conto. Depois, transferi o estagio p um centro multimeios, que esta totalmente adaptado, no qual a proposta era de eu realizar a hora do conto. O Director nunca me deixou fazer, alegando que era preciso autorizaçao do presidente da camera. Entao pork aceitaram o estagio? e assim, os anos foram passando e eu la, sem fazer nada!Tentei varias vezes falar com o presidente, preciso trabalhar, mas ele nunca me atendeu. Vieram as eleiçoes, ele perdeu. Fui falar com o novo vice presidente em dezembro e disse k me arranjaria uma soluçao. Ate pork vai abrir uma nova biblioteca, e poderia ir p la. Em Espinho, n vejo mais alternativas. Ate agora nada tinham me dito, e eu ligava...ate k o encontrei na quinta feira, e disse lhe faz 4 anos k venho todos os dias p akui, mas ele me respondeu k as coisas tao dificeis, e vao tentar arranjar soluçao. VAO NADA! SO ME ENROLARAM!desatei a chorar, pork perdi 4 anos...e n sei o k fazer da vida..preciso mesmo de ter dinheiro e trabalho...minha situaçao é complicada bjss

    ResponderEliminar
  13. Mas não remunerado porquê? Aceitaste essas condições?
    Já falaste com este provedor:

    Área Metropolitana do Porto
    Praça General Humberto Delgado, 236 - 2º
    4049-001 PORTO
    Tel.: 223 392 020
    Fax: 222 084 099
    E-mail: provedor.cd@cm-porto.pt

    Este: http://195.245.197.196/apoiopessoasespeciais/index.html

    Também tens o INR, IEFP e o http://www.crpg.pt/Paginas/index_home.htm

    Nessa situação é crime estares. Se não conseguires nenhuma solução diz.

    Fica bem e boa sorte

    ResponderEliminar