sexta-feira, 7 de maio de 2010

Unidos no Amor, Contra a Indiferença...

Dias atrás escrevi sobre o lançamento do livro Unidos no Amor, Contra a Indiferença.. Agora que o acabei de ler, (foi-me oferecido pelo meu grande amigo Jorge Damas) gostaria de dizer que é um testemunho imperdível. Têm que comprar e ler. Identifiquei-me com imensas passagens. É avassalador, intenso, verdadeiro, puro e principalmente uma grande lição de AMOR.

TRANSCREVO ALGUMAS PARTES DO LIVRO. COMEÇANDO PELO FINAL...

A nossa relação tem futuro, claro que tem, porque ela se construiu e desenvolveu na base única do Amor, com tudo o que este sentimento tem de mais belo e nobre, de mais profundo e verdadeiro, de mais maravilhoso e mágico, mas, enquanto não encontrarmos quem nos ajude a ser autónomos fisicamente, esse futuro continuará a ser adiado. Só que isso não depende de nós.
A maior parte das relações comuns tem uma vida breve. E, contudo, ninguém as questiona, ninguém se atreve a questioná-las. Nesses casos, não há falta de capacidades físicas, não há dificuldades ou impossibilidades mesmo de mobilidade, mas falta-lhes o fundamental – o Amor. E este, sim, este é um factor que só depende das pessoas que estão envolvidas em qualquer relacionamento efectivo. Seria lamentável, para não dizer criminoso, condenar à sua anulação um Amor tão intenso, vivo e saudável como o nosso.

Para nós, este é o verdadeiro Amor, aquele onde não há o “deve” e o “haver”, onde os obstáculos são vistos como desafios e a espera, aceite com coragem e determinação. Para nós, uma relação afectiva só é consistente e duradoira (eterna) quando os dois elementos do casal se amam sem ambiguidades nem experimentalismos. É o que acontece entre mim e o Manel. Este testemunho pretende dar a conhecer o nosso sonho ao Universo, em cujo Supremo Poder e Ser acredito, mas também a muitos seres humanos que olham para as pessoas com deficiência como indivíduos incapazes de se amar, construir as suas famílias e viver. O mais difícil, o mais improvável, foi encontrarmo-nos (eu vivo em Lisboa e o Manel, no Porto) e voltar a unir estas Almas. Agora que o mais difícil está feito, já NADA nem NINGUÉM nos vai poder separar fisicamente, só o Universo!

Fomos unidos pelo Amor. Mostrar que amor e menor capacidade ou mesmo incapacidade fisíca não são incompatíveis, bem pelo contrário, será a forma que vamos usar para lutarmos contra esta velha indiferença. Mas para esta caminhada precisamos de muita ajuda, a fim de superarmos a nossa dependência física. Se outras sociedades conseguem, porque não consegue a portuguesa? Afinal, basta cumprir as directivas europeias que estabelecem o direito das pessoas com grande dependência terem direito a um cuidador…e não apenas se tiver muito dinheiro.

Sabemos que vamos ter muitos mais amigos do nosso lado, porque este Sonho é um sonho também de liberdade num mundo belo e solidário. E, mais do que isso, sabemos que este Amor é, além do que é e aqui foi dito, um alerta contra os erros grosseiros de uma sociedade maioritariamente indiferente às indiferenças (passe o paradoxo) que lhe pertencem.

NOTA: Manuel Matos faleceu a 27 de Maio de 2009, de um AVC fulminante.

OUTRAS PASSAGENS...

1 - O meu casamento com a Isabel foi liminarmente rejeitado pelos meus pais, embora mais tarde acabasse por ser só pela minha Mãe; primeiro, no pressuposto (doentio) de que uma pessoa como eu não podia pensar nessas coisas, depois, com a justificação de que, admitindo que eu, então, tivesse direito a essas coisas, que fosse “ao menos”com quem “tratasse” de mim. Manuel Matos

2 - Aprendi, por exemplo, que não é preciso ser muito inteligente ou ter pensamentos muito elaborados para se ser feliz e se ser verdadeiramente amado. Para se ser feliz, basta deixar fluir a energia do amor. Isabel Barata

3 - Sobre ser transportado em braços: Não me constrangia este ir assim em posição de quem não dá acordo de si; não percebera ainda que este é mais um argumento para que uma pessoa se veja perdida na entrega involuntária, sem futuro já, e sem passado. Manel Manuel Matos

4 - Sabe mal a palavra “deficiência”: sabe a uma espera dentro de um pântano, sabe a uma recusa vinda do fundo de todo o nosso ser encravada na garganta, mas não é tão desagradável ao paladar que conduza à renúncia. Na verdade, não é a deficiência, mas sim a atitude das pessoas que se julgam normais, que mais nos custa suportar. Isabel Barata

5 - Nós, pessoas com deficiência crescidas antes do 25 de Abril de 1974 não fomos poupados. A nossa comparticipação na vida restringia-se a umas tantas deixas que os nossos encenadores nos admitiam. A noticia pior é que muitos, hoje ainda, continuam a não ser poupados;

Nunca aceitei a inferioridade de ninguém, fosse por que motivo ou em que circunstâncias fosse;

A mobilidade do corpo é substituível pela da mente…se as paisagens não forem clausuras estáticas;

Jamais me conformei , o que me doeu sempre muito acima do suportável foi não ser o eleito de ninguém;

Mais vale uma mente em turbilhão do que uma compreensão da Vida amortalhada e

Cada um pode ser o que quiser se cada um quiser ser o que pode – sem acantonamentos, sem os tais sombrios limites impostos. Manuel Matos

ACRESCENTO: Muitos livros são de leitura obrigatória nas nossas escolas. Aqui está uma obra que deveria constar na lista. Mas como não é de nenhum autor da moda e não tem as máquinas de marketing...

9 comentários:

  1. onde adquirir este livro?

    ResponderEliminar
  2. Aqui: http://www.bertrand.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=256108

    Compre. Tenho a certeza que irá adorar.

    ResponderEliminar
  3. Também podem adquirir este livro nas lojas da FNAC ou na Feira do Livro de Lx no stand da QUIDNOVI...a Isa vai la estar pessoalmente à vossa espera, no dia 16 Maio às 16h para autografar os livros e conversar com TODOS os seus leitores e Amigos.

    ResponderEliminar
  4. Meu caro, Eduardo.
    Vou atrás deste livro!
    O trecho que você colocou que tem no Amor um centro me tocou muito.
    Às vezes, com o passar do tempo, ficamos mais rígidos e desejo fazer o contrário. Amolecer mais o coração. rsrs

    Obrigado pela dica.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  5. Adoraria estar na feira do livro dia 16. Não sei é se conseguirei.

    É lindo o livro Angêlo! Transborda AMOR por todo o lado. E as vivências poderiam ter sido vividas por qualquer um de nós.

    Gostei muito do teu texto sobre as Mães:
    http://cronicadeficiente.blogspot.com/2010/05/as-maes.html

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  6. Adorei!
    Vou ler esse livro...
    Obrigada pela dica!
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. E não te arrependerás, Andrea!
    Vale mesmo a pena ser lido.
    Além de nos mostrar como o AMOR é poderoso, relata acontecimentos bem conhecidos de todos nós dependentes.
    Nós que muitas vezes somos transportados nos braços de uns e outros...Adorei esta frase do Manuel sobre o assunto: "Não me constrangia este ir assim em posição de quem não dá acordo de si; não percebera ainda que este é mais um argumento para que uma pessoa se veja perdida na entrega involuntária, sem futuro já, e sem passado".
    Fica bem.

    ResponderEliminar
  8. "Cada um pode ser o que quiser se cada um quiser ser o que pode – sem acantonamentos, sem os tais sombrios limites impostos"
    Esse livro certamente deve ser brilhante, assim como seus autores.

    Obrigada pela sugestão, Eduardo!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  9. Nem mais, Vera! Só que como humanos, cheios de defeitos, esquece-mo-nos que tudo poderá ser mais fácil. Temos é que querer.
    Fica bem.

    ResponderEliminar