quarta-feira, 23 de junho de 2010

Meu Encontro com Srª Presidente da Câmara Municipal de Abrantes

Fui ontem visitado pela Srª Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque. Muito interessante e estranho, ver esta proximidade com o munícipe e maneira de governar. Sinceramente não estou acostumado a tantas facilidades.
Foi difícil fazer chegar a minha mensagem aos responsáveis. Por nunca desistir, e também graças ao profissionalismo da Srª Carla Catarino (secretária da Divisão da Acção Social), consegui.
Depois de isso acontecer, pedi para ser ouvido. Imediatamente Srª Vereadora Celeste Simão se prontificou a deslocar-se a minha casa. Aconteceu.

Não satisfeito, pedi para ser atendido pela Srª Presidente. Pedido atendido, e a disponibilidade mais uma vez total, para me visitar em casa. Agradeci e aceitei. Pouparam-me a deslocação de uns quilómetros e respectivo incómodo. Sublinho que iniciativa de me visitarem foi sempre da Câmara. Procedimento que Centro de Emprego e outras entidades locais, jamais tiveram.

Simpática, despretensiosa, informal, disponível, boa ouvinte, educada e objectiva. Foi uma Senhora assim, que tive o prazer de conhecer e conversar. Bem diferente daquela imagem que me tentaram passar. Ainda bem que não sou, e nunca serei pessoa de formar juízos/opiniões, pelo que outros me passam.
Não esquecendo seu adjunto, Bruno Tomás que pouco interviu, mas seu olhar e postura foram suficientes para me mostrarem que por ele, todos teriam o melhor.

CONCLUSÃO: Senhora Presidente pos-me a par de algumas iniciativas/projectos da Câmara em acção, que possibilitem uma melhor igualdade e inclusão para pessoas com necessidades especiais. Relatando-me inclusive, um caso recente, da recuperação para o mercado de trabalho de um cidadão com dificuldades idênticas ás minhas.
No meu caso concreto veio informar-me sobre a possibilidade de eu colaborar num gabinete a abrir na Concavada (minha localidade). Gabinete esse que teria a vertente de TIC e inclusão social, entre outras funções. Claro que aceitei com muito prazer! É um serviço que adoro fazer. Edifício está pronto, abertura dependente da conclusão de alguns protocolos. Quando? Não adianta datas. Responde que prefere avisar-me quando tudo estiver pronto e não estar com suposições.

Quanto ao transporte de dependentes, às urgências, pelos bombeiros municipais e correspondente cobrança da factura pela Câmara, avisa que brevemente irá ter uma reunião com os mesmos e verá essa situação.

Sobre a possibilidade de me facultarem transporte adaptado para continuar a minha formação profissional, não dando um não definitivo, segundo ela, é muito dificil acontecer. Se for em Abrantes, que possibilidades são muito maiores de isso acontecer.

Ou seja: sobre projectos, transportes, acessibilidades e coisa e tal, soou-me a conversa de politico e foi o que menos gostei. Inclusive disse-o à Srª Presidente. Mas tenho que dar o beneficio da dúvida e ficar atento e activo. É minha obrigação.Quanto ao possível emprego aqui na minha localidade, agradeço-lhes muitíssimo e tenho a certeza que projecto acontecerá.

Ah, pareceu-me que própria Senhora Presidente conduz seu transporte. Ao contrário do que é costume. Estranhei, pois desde Assistentes Sociais e outras pessoas com nomes pomposos que lido, têm direito e não abdicam do seu motorista particular. O que tenho com isso? Só um pormenor e facto que quero aqui deixar.

Resta-me agradecer mais uma vez o terem-se deslocado até minha residência e a simpatia de ambos.

10 comentários:

  1. Que não desistas nunca, meu amigo!
    Admiro tua luta, porque também eu luto por uma igualdade que jamais acontecerá dentro de uma sociedade que prega a tão falada PERFEIÇÃO.
    Eles até se deslocam mesmo, para cumprirem com uma tão somente obrigação, afinal, são pagos por nós, sendo assim tem mais que nos atender independente de situações adversas.
    Parabéns pela tua conquista.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Malu, obrigado pelo carinho.
    Como tudo o consigo na vida, tem um preço elevadíssimo, e nunca ninguém me dá nada. Quando recebo algo, agradeço infinitamente...
    Fique bem.

    ResponderEliminar
  3. Para quem não te conhece, meu amigo, ainda podia por em dúvida as tuas capacidades, não é o meu caso, mas concerteza para quem te conhece e até mesmo para quem acompanha este teu projecto e outros, sabe perfeitamente o quão estás a ser injustiçado e super mal aproveitado. Espero que as coisas realmente aconteçam e que tu comeces a ter um papel mais activo na sociedade real. Todos sairiam a ganhar, deste a tua pessoa enquanto ser socialmente activo até à própria sociedade que teria um duplo beneficio: o teu trabalho e o facto de ter mais um membro desta nossa sociedade num estado de FELICIDADE.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, amigo. Vamos ver...sabes que nuca dou nada como adquirido, sem primeiro ter certezas.
    Deixava-me muito feliz, por me sentir activo e útil, mas também pela parte financeira. Assim como a maioria, minha reforma é baixíssima e preciso urgentemente de outra fonte de rendimentos.
    Fica bem e obrigado pela força

    ResponderEliminar
  5. olá amigo ....fico muito feliz de ter o previlegio de avistado seu blog e tbm seguir
    ainda teremos muito a conversar"!!!
    beijos um dia vc vai ouvir falar de mim .......
    e concerteza vai ver q tbm tem outros como vc .

    ResponderEliminar
  6. O Eduardo, para mim, já tem uma formação mais do que superior e serviço que presta neste blogue é um trabalho que devia ser remunerado, muito bem remunerado.

    De qualquer forma quero-o felicitar por ter alcançado mais um objectivo de vida.

    Muito sucesso, mas, por favor, não descuide o blogue!!!

    ResponderEliminar
  7. LU, tu já estás no meu coração e já te admiro. Nem imaginas o quanto eu me sinto grato a quem arranja seus minutinhos para o TETRAPLÉGICOS e ainda por cima me presenteia com seu comentário...
    Eu já tenho certeza absoluta que existem pessoas MUITO MELHORES que eu. Não tenho dúvidas nenhumas. Basta lembrar-me de todos aqueles dependentes, excluídos da sociedade. AMO todo o ser humano do fundo do meu coração, mas que me desculpem todos, mas os DEPENDENTES, em geral acamados dias e noites seguidas e os despejados por lares sem condições e a serem somente números, esses eu AMO muito mais e são melhores que eu e meus heróis e heroinas.

    Obrigado pelo carinho e fica bem.

    ResponderEliminar
  8. CABELOS BRANCOS, obrigado pelo seu carinho e por estar sempre presente.
    Com tantos elogios deixa-me com emoções á flor da pele. Só faço o que posso. Mas o prazer é imenso.
    Muito, mas mesmo muito obrigado pela força.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  9. Estou muito feliz com essa notícia, Eduardo!
    Você é um grande exemplo de que nunca devemos desistir de nossos direitos e sonhos.
    Com sinceridade, humildade, coragem, sabedoria e perseverança, você vai longe, meu amigo.
    Eu o admiro por inúmeras qualidades, mas confesso que uma chama muito minha atenção, você segue seu caminho e não desanima diante dos obstáculos e desafios que encontra pela frente.
    Parabéns! Tenho certeza que muitas vitórias ainda serão comemoradas!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  10. Vera, a diferença temos que ser nós a faze-la. Nós com deficiência é que temos que sair de casa, mostrarmo-nos, reclamar e lutarmos convictos pelos nossos direitos.
    Obrigado como sempre, pelo teu incentivo e carinho.
    Fica bem.

    ResponderEliminar