sexta-feira, 2 de julho de 2010

Lesões Vértebro-Medulares – a Perspectiva da Reabilitação por Filipa Faria

Este trabalho pretende proporcionar uma visão geral sobre a problemática da lesão medular, focando essencialmente os aspectos relacionados com a reabilitação.

A lesão medular atinge indivíduos jovens numa fase activa da vida, podendo condicionar graves incapacidades. Na maioria dos casos a etiologia é traumática, constituindo os acidentes de viação a sua principal causa. Até meados do século passado a sobrevivência era muito reduzida e a morte ocorria sobretudo por problemas nefro-urológicos.
Com a evolução do conhecimento médico e com os meios disponibilizados pela tecnologia tem sido possível um aumento significativo da esperança de
vida. Também as causas de morte sofreram alterações ao longo do tempo, sendo actualmente as complicações respiratórias, sobretudo a pneu-monia, a primeira causa.

No quadro clínico da lesão medular podemos considerar uma fase inicial de choque medular, em que existe uma paralisia flácida e retenção urinária e fecal; progressivamente inicia-se a fase de automatismo medular com retorno de algumas
actividades reflexas da medula Através do exame neurológico é possível muito precocemente estabelecer o prognóstico motor e funcional e planificar o programa de reabilitação.

Podemos considerar três fases no programa de reabilitação: a primeira, corresponde ao período de acamamento para estabilização cirúrgica e médica da lesão esquelética, sendo fundamental prevenir ou tratar as complicações relacionadas com a imobilidade e
iniciar a reeducação dos esfíncteres; na segunda, pretende-se atingir a funcionalidade ao nível de cadeira de rodas; a terceira fase consiste no treino em ortostatismo. O programa de reabilitação engloba ainda actividades desportivas e recreativas, bem como o acompanhamento psicológico e social para uma abordagem global da lesão medular.
Leia mais, aqui

2 comentários:

  1. http://www.centrometamorfose.com.br/tantra/para-necessidades-especiais

    ResponderEliminar
  2. http://www.centrometamorfose.com.br/tantra/para-necessidades-especiais

    ResponderEliminar