sábado, 24 de julho de 2010

Protecção de Insectos para Portas


Sempre tive dificuldades em encontrar uma protecção adequada para impedir insectos de entrarem pelas portas da minha casa. Existem variadíssimos modelos. Já experimentei alguns e tento em cada loja que os vende, ver colecção completa e ir rastreando as que não posso usar.

Como vivo no campo, e tenho muito espaço na rua para circular na cadeira de rodas, se saio deixo a porta aberta para facilitar depois a minha entrada. E nesse caso preciso de uma boa protecção de insectos na porta. É que a maioria tem umas peçinhas esquisitas, que formam o conjunto, e ao passar por elas, ficam sempre presas nalgum lugar da minha cadeira de rodas, ou na roupa e nesse caso ou se partem logo, ou vem conjunto para o chão e ou até acontece causarem-me ferimentos.

Ano passado encontrei essas da foto. Flexíveis, sem peçinhas soltas ou salientes, de um material leve e maleável e embora fiquem algumas vezes presas na cadeira e no meu corpo, nunca me causaram grandes problemas. Mas acontece que os meu cães (Aramito (sempre teve cabelos em pé. Meu afilhado chamava-lhe cabelo de arame. Ficou Aramito) e Tintin roeram-nas por baixo, e lá estou eu com o mesmo problema. Não posso também compra-las deste género. Sendo assim não sei que fazer.

Antigamente existiam umas fitas de plástico, de várias cores que embora já houvesse para compra preparadas, também havia a avulso. Estavam em rolos. Era só comprar o tamanha que queríamos e cores, depois fixa-las entre duas ripinhas de madeira e instala-las em frente das portas. Acho que só essas serão minha salvação. Mas já procurei em tudo quanto é lado e ninguém tem para venda.
Será que alguém me pode ajudar? Ou sugerindo-me um modelo adequado para passagem de cadeira de rodas, ou onde se vendem estas fitas.

Nas janelas tenho aquelas telas mosqueteiras normais.

4 comentários:

  1. Eduardo,
    Custo a acreditar que esse macarrão miojo (rs) pendurado vai impedir a passagem de insetos.
    Eu faria uma porta interna com tela. Com madeira leve para ficar fácil de vc abrir e fechar toda hora que passasse. Uma cortina de tela de nylon... talvez desse certo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Agora tiveste graça, Mónica rs. Também acho que este macarrão não resolve, mas sempre ajuda.
    É que por aqui os insectos só estou activos nesta altura. Chega o frio e lá vão eles.

    Mas vou levar em conta tua sugestão. Obrigado.

    Fica bem.

    ResponderEliminar
  3. OLá amigo Eduardo,
    Também eu me lembro perfeitamente dessas fitas, tb as tivemos a porta.
    Meu pai tinha uma carpintaria e fizemos várias vezes dessas fitas.
    Penso que ainda se arranje, vou procurar por tudo o que é sitio e estou convencido que vou encontrar.
    E se encontrar terei todos o gosto em fazer uma cena dessas para te oferecer.
    Eu tb já fui carpinteiro/marceneiro e sei perfeitamente fazer isso.
    Logo que consiga arranjar as fitas apito.te para me mandares a medida.
    Amanha mesmo vou tentar procurar.

    Grande abraço
    Miguel Loureiro

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado Miguel! Ficar-te-ei muito agradecido.

    Já recebi algumas dicas, mas ninguém se lembra dessas fitas. Até estava com medo de me ter explicado mal. Ainda bem que te lembras delas. São essas mesmo.

    Fica bem

    ResponderEliminar