quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Nova bactéria resistente a antibióticos detectada em Portugal

A Direcção-geral da Saúde diz que a bactéria NDM-1 já está em Portugal e não há forma de lhe resistir, mas garante que estão a ser preparadas medidas de combate às infecções. Na Austrália, três turistas foram infectados com a NDM-1 depois de terem viajado para a Índia e na Grã-Bretanha também já foram detectados dezenas de casos.

Portugal e o resto do mundo não estão ainda preparados para esta bactéria. A NDM-1 tem-se mostrado resistente a todos os antibióticos e é originária dos países do sul da Ásia.

Cristina Costa, da Direcção-geral da Saúde, não revela números de casos no país com esta bactéria ou até casos de morte, garante que não foram contabilizados mas explica que num futuro próximo, sem data marcada, quando forem detectadas bactérias e outros micro organismos preocupantes, será obrigatória a declaração da bactéria.

O primeiro caso de infecção por esta bactéria que produz uma enzima do tipo "New Delhi métallo-beta-lactamase" (NDM-1) foi identificado em 2009 por Timothy Walsh, da Universidade de Cardiff (Reino Unido), num paciente que tinha estado hospitalizado na Índia.

A bactéria foi, entretanto, identificada em pelo menos 50 pacientes britânicos, pessoas que viajaram para países como o Paquistão e a Índia para serem submetidos a cirurgias plásticas, onde o custo dessas intervenções é muito mais reduzido.

Os cientistas britânicos alertam para o perigo da propagação desta “superbactéria”, como já vem sendo conhecida. A provar esta ameaça, um dos turistas australianos que ficou infectado com a NDM-1 esteve em Bombaim onde foi submetido a uma cirurgia estética.

Na Bélgica há também registo de uma morte, em Junho deste ano.
Fonte: SIC

3 comentários:

  1. boa tarde.... estou muito preocupada...
    gostaria de saber mas ja encontraram casos de pessoas no estado de sp???

    ResponderEliminar
  2. quais são os sintomas dela ???

    ResponderEliminar
  3. Esta noticia refere-se a Portugal. Sou português.
    Desculpe não poder ajudar.
    Fique bem

    ResponderEliminar