sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia Mundial em Memória das Vitimas da Estrada 2010


À semelhança de anos anteriores, a ESTRADA VIVA – Liga contra o Trauma irá promover, no próximo Domingo, dia 21 de Novembro, a celebração do Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada, em várias localidades do país.

A cerimónia central, onde as várias organizações-membros da ESTRADA VIVA se encontrarão reunidas, terá lugar este ano em Santarém, em colaboração com a autarquia local.

O espírito desta celebração é de que a evocação pública da memória daqueles que perderam a vida nas estradas e ruas portuguesas significa um reconhecimento, por parte do estado e da sociedade, da trágica dimensão da sinistralidade, e ajuda os sobreviventes a conviver com o trauma de memórias dolorosas resultantes de acidentes rodoviários.

Em diversas associações que fazem parte da Estrada Viva – Liga Contra o Trauma, muitos dos seus associados são pessoas marcadas por acidentes de viação nos quais perderam familiares queridos ou sofreram lesões graves, motivo pelo qual a sua acção incide na luta pela melhoria das condições de segurança da circulação nas estradas portuguesas e o apoio a sinistrados em acidentes de viação.

O Dia da Memória responde, assim, à intensa necessidade sentida pelas vítimas e seus entes queridos de verem a sua perda e a sua dor publicamente reconhecidas, como foi recentemente afirmado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, n sua Declaração sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.

Convidamos os leitores a associar-se a nós neste evento com a sua presença solidária nas cerimónias que terão lugar em Santarém, conforme programa que apresentamos em baixo. Além da cerimónia central em Santarém, existirão também celebrações em Évora.
Mais informação e vídeo da campanha: ACA-M

Sem comentários:

Enviar um comentário