segunda-feira, 15 de novembro de 2010

“Instrutores Especiais” espalham-se por Continente e Ilhas


As I Jornadas de Mergulho Sem Barreiras decorreram em Sesimbra, no Hotel do Mar, nos dias 13 e 14 de Novembro. O resultado destas Jornadas traduz-se em mais 10 profissionais de mergulho na área da instrução de pessoas com deficiência, certificados pela DDI, e em mais um grupo de pessoas que tiveram oportunidade de conhecer o mundo do mergulho. Organizada pela DDI Portugal, a iniciativa teve o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, da Sesimbratours, da discoteca AK Kastelo e do centro de mergulho Cipreia.
A par da actividade de mergulho a Pontão Norte e a ANDDEMOT estiveram com o Clube Naval de Sesimbra numa actividade de canoagem, com a presença da atleta e campeã nacional Carla Ferreira-

Na noite de dia 14, durante o workshop, que contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Felícia Costa, do vereador Francisco Luís, do presidente da ANDDEMOT José Pavoeiro e do representante do Comité Paralímpico Nuno Vitorino, foi visionado o documentário de Pedro de Carvalho e Lurdes de Carvalho sobre os “Mergulhadores Especiais”.
Os oradores convidados abordaram o tema da reabilitação pelo desporto e também do turismo para todos. Paula Reis da Accessible Portugal, Ivo Quendera da Pontão Norte e Anders Orpana da DDI Noruega foram o s convidados para um debate moderado por Vanda Pinto.

Anders Orpana entregou a Paulo Guerreiro o certificado que o nomeia representante oficial da DDI em Portugal, após um ano de repleto de trabalho na promoção do mergulho para todos.

No final, Daniel Zuber, entregou aos novos instrutores DDI os merecidos diplomas. De salientar que Portugal esteve representado neste grupo de Norte a Sul e também com a Madeira. Assim, cumpre-se um dos objectivos da DDI, ter instrutores em todo o país de forma a promover a actividade de mergulho num país voltado para o mar. Como disse Anders Orpana “fomos exploradores dos mares outrora e temos de continuar a ser exploradores do mar, descobrindo novas oportunidades, sendo uma delas o mergulho”.

Novos certificados: Luís Mota, Delfim Trancoso, José Roças, Joana Araújo, Paula Almeida, Francisco Antunes, José Luís, Bruno Silvestre, Rita Rainha e Joana Cerdeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário