domingo, 21 de novembro de 2010

Prova Super Especial “Tolerância Zero à exclusão”

O Kartódromo do Faial será palco, no próximo dia 4 de Dezembro, da Prova Super Especial “Tolerância Zero à exclusão” cujos principais protagonistas são cerca de 220 pessoas com mobilidade condicionada e com deficiência.

Este evento, apresentado ontem, e enquadrado na Semana Regional da Pessoa com Necessidades Especiais é promovido pelo Marítimo numa parceria com o Centro de Actividades Ocupacionais de Machico e a Associação Portuguesa de Deficientes Motores da Madeira e a colaboração de diversas entidades, bem como a boa vontade dos pilotos de rali que ali vão levar os seus carros para proporcionar uma experiência única num carro de rali na pista do kartódromo do Faial.

Na apresentação do evento Gonçalo Heniques sublinhou que o “futebol é o pilar” do Marítimo, mas são eventos como o de 4 de Dezembro, bem como o jogo de futebol solidário no dia 1 na Ribeira Brava, que dão a “verdadeira dimensão humana” do clube. O dirigente do Marítimo considera que a “prova especial” que vai realizar-se, entre as 11 e as 18 horas, na pista do Faial é uma “experiência única para cerca de 220 pessoas com deficiência motora. Será uma experiência para relembrar por aqueles que vão estar presentes”.

A directora regional da Educação Especial e Reabilitação destacou este evento que vai decorrer na pista do Faial, porque se trata de uma iniciativa que “vai proporcionar felicidade a centenas de jovens que concerteza terão o privilégio de contactar de perto com os carros e os pilotos. Pensar na felicidade e na cidadania destas pessoas é um acto louvável e que nos apraz referir e agradecer”.

Lembrando que o lema da Direcção Regional é que para que a inclusão se torne realidade supõe diferentes agentes e actores, Maria José Camacho considerou que “sem a comunidade, sem os parceiros e sem aqueles que no exterior os acolhem, os orientam e lhes dão as mãos e oportunidades para eles serem melhores cidadãos à sua medida, não seria possível falar desta inclusão. Eles entregam-se a uma actividade e ao momento e vivem com intensidade”. Por isso aquela responsável não tem dúvidas de que as actividades na pista do Faial “vai ser o dia e o momento que vale e fala por si, sem passado e sem futuro, e que eles vão viver intensamente e que lhes vai dar verdadeiras lições de vida”.

As actividades no kartódromo no dia 4 de Dezembro arrancam às 11 horas com a secção de boas vindas, seguido da abertura do evento com cadeiras de rodas e os carros de rali numa volta à pista do kartódromo. Ainda antes do almoço tem início o baptismo dos co-pilotos especiais nos carros de rali, na denominada super-especial. As actividades prosseguem ao longo da tarde até à entrega de lembranças aos participantes, cerca das 17.30 horas. Jornal da Madeira

Sem comentários:

Enviar um comentário