quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Escócia - Estudantes acompanhados com GPS

A autarquia de Edimburgo quer tornar mais independentes os estudantes com necessidades especiais, com recurso a um dispositivo equipado com GPS.

O dispositivo, que já começou a ser testado pela autarquia, permite ao utilizador ser acompanhado à distância pelo professor, que consegue identificar em tempo real a localização do jovem.

Além da funcionalidade de localização, a tecnologia permite ao aluno entrar em contacto com o adulto ou com as autoridades em caso de emergência. Citado pelo portal Kable um portavoz da Câmara Municipal de Edimburgo compara o aparelho a um telemóvel.

A primeira fase do teste foi efectuada com um estudante de 17 anos, que conseguiu fazer o percurso de casa à escola sozinho. Apesar da experiência ter sido considerada um sucesso pela autarquia, a mesma fonte citada pelo portal realça que ainda não se sabe se o projecto avança ou não.

A possibilidade de alargar a utilização do dispositivo está agora a ser analisada pelos técnicos municipais, que acreditam que poderá ajudar os jovens com necessidades especiais a tornarem-se mais independentes. iGOV Local

Sem comentários:

Enviar um comentário