sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Novo ferry da Transtejo acessivel


A Transtejo anunciou que hoje entra em funcionamento o novo ferry, o «Lisbonense». Este fará a ligação entre Cais do Sodré e Cacilhas.

«Lisbonense» é equipado com um sistema de visão nocturna que lhe possibilita o funcionamento em condições de visibilidade reduzida, como o nevoeiro. Esta nova embarcação dispõe ainda de uma zona de parque para viaturas ampla e sem obstáculos, que facilita a manobra dos condutores dentro do ferry. De destacar ainda a disponibilização de equipamentos para passageiros com mobilidade reduzida.

Para além de todas estas vantagens oferecidas aos passageiros, este catamaram tem a particularidade de possibilitar a operação em rotas alternativas pois adapta-se facilmente às diferentes alturas dos pontões de acostagem, através de rampas duplamente articuladas e que conferem uma maior flexibilidade às operações.

Construído nos estaleiros da Navalria designa-se como um catamaram com as seguintes características: 47,5 metros de comprimento e 16 metros de boca. Os dois motores diesel, cada um de 850 HP, concedem a este ferry a possibilidade de atingir uma velocidade de serviço de 11 nós e ao mesmo tempo um baixo consumo de combustível. Apresenta ainda um teor de emissão de CO2 muito inferior aos limites legais, o que reduz o seu impacto ecológico.

De forma a assegurar uma estratégia progressiva de substituição da frota, melhorando a qualidade, o conforto e a rapidez do transporte fluvial a Transtejo adquiriu este ferry, com capacidade para 360 passageiros e 30 viaturas, considerando-o “uma nova realidade que terá um impacto positivo nos níveis de oferta, nomeadamente no transporte de viaturas e adicionalmente, permitir ajustamentos ao nível de gestão de frota.”

Fonte: Comércio do Seixal e Sesimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário