Queixas por maus tratos encerram lar

Alimentos impróprios para consumo, deficientes condições de higiene, falta de alvará e suspeitas de maus tratos aos utentes. Estas foram as razões que levaram a Segurança Social a encerrar ontem, pela terceira vez em oito anos, um lar de idosos na Serra de Santo António, concelho de Alcanena.

O processo foi desencadeado após uma denúncia por alegados maus tratos, em Dezembro. Segundo apurou o CM, suspeita-se que os idosos eram "lavados com um balde de água fria e um pano, obrigados a lavar a roupa na rua e privados de alguma medicação" para minimizar os custos. Eram ainda "insultados" e alimentados de forma "inadequada".

Dos 20 utentes encontrados no estabelecimento, quatro foram hospitalizados a conselho médico, cinco foram levados por familiares e os restantes seguiram para outras instituições, disse uma porta-voz da Segurança Social.

Os familiares que aceitaram falar ao CM tinham conhecimento da falta de licença, mas estavam convencidos de que os idosos eram bem tratados. "Nunca ouvi falar de maus tratos", afirmou Filipa Gameiro, queixando-se da dificuldade em arranjar uma alternativa para o avô.

O lar, pertencente a Belmira Sarabuga, já tinha encerrado em 2003 e 2008, pelas mesmas razões. A proprietária e o marido foram detidos por desobediência e suspeita de maus tratos e respondem hoje em tribunal. Na operação, foram ainda apreendidas duas armas de fogo.

Fonte: CM

Comentários

  1. DESCONFIO QUE O LAR EM QUE OS MEUS PAIS SE ENCONTRAM, NÃO ESTÁ A FUNCIONAR DEVIDAMENTE.JÁ ME QUEIXEI ÁS ASSISTENTES SOCIAIS E A DEZENAS DE PESSOAS QUE DIZM QUE NOS LARES É SEMPRE IGUAL.HOJE APÓS VISITA (A MINHA MÃE ESTAVA HOSPITALIZADA POR DESNUTRICÃO E ANEMIA)VERIFICÁMOS DIVERSAS FERIDAS NOUTRO IDOSO, ONDE OUTROS 2 IDOSOS DISSERAM QUE O AGREDIRAM.QUE FAÇO?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Envie-me um email para tetraplegicos@gmail.com que lhe explico em pormenor.
      Faz bem em denunciar.

      Eliminar

Enviar um comentário