Vai ser possível controlar um portátil só com os olhos

Alguma vez desejou que os seus olhos fossem raios laser? Um protótipo apresentado na feira de tecnologia de Hannover, Alemanha, a CeBIT , torna esse sonho realidade. Percebendo para onde é que se está a olhar, permite, por exemplo, disparar sobre os inimigos num videojogo, apenas com a visão. Durante a demonstração, foi ainda possível avançar num texto (scroll) apenas com o movimento dos olhos.

Segundo a empresa que desenvolveu esta tecnologia, a sueca Tobii Technology , no futuro será ainda possível movimentar o cursor do rato apenas com o olhar. Vejamos como funciona.

Este sistema projeta sobre cada olho um feixo de luz infravermelha, invisível para o utilizador, que serve de guia a duas câmaras que captam os reflexos na retina.

Para Barbara Barclay, analista de sistemas da Tobii Technology, esta tecnologia não pretende substituir o rato nem o teclado ou os novos ecrãs táteis, mas juntar-se a eles, permitindo operar o computador de forma mais rápida e eficiente.

Há cerca de dez anos que a empresa sueca desenvolve este tipo de tecnologia, usada, sobretudo, por pessoas com deficiência e na investigação científica, mas agora pretende conquistar novos clientes.

Dentro de dois anos, estima Barbara Barclay, deverão chegar ao mercado computadores portáteis já com esta tecnologia integrada. Atualmente, o CEye ainda custa dezenas de milhares de dólares, mas massificação do produto deverá reduzir consideravelmente o seu preço.


Fonte: Expresso

Comentários