sábado, 30 de abril de 2011

A importância das análises

Geralmente faço análises ao sangue de 6 em 6 meses para avaliar a função hepática. Isto porque tomo "Lioresal" comprimidos (substância activa Baclofeno), um relaxante muscular, que ajuda a controlar a espastecidade.

À urina, somente quando existem sintomas como: suores, febre, urina com cheiro intenso/hematúria (sangue) e ou muito sedimentada.

Mas anualmente faço análises mais completas. Como é o caso destas, que constam na prescrição abaixo, e que irei fazer esta semana.

Devido a uma maior preocupação com a função renal e vias urinárias. Faço:

1 - PSA livre, que avalia uma parte (“livre”) do PSA que existe em circulação no sangue. A avaliação da relação entre o PSA total e do PSA livre dá ainda mais informações em relação ao risco de o doente ter um cancro.

2 - UREIA

Que significa ureia alta?

O funcionamento do organismo produz várias substâncias tóxicas que normalmente são eliminadas pelo rim. Quando a doença renal crónica reduz o funcionamento dos rins para abaixo dos 50%, essas substâncias tóxicas, que já não são completamente eliminadas pelo rim, têm tendência a acumular-se no sangue.

Parte das proteínas que comemos na nossa alimentação (carne, peixe, leite, etc.) é transformada pelo corpo em ureia. No corpo saudável, a quantidade de ureia que é produzida é igual à quantidade de ureia que é eliminada pelos rins. Deste modo, a quantidade de ureia no sangue é mantida mais ou menos constante.

Contudo, quando existe uma doença renal crónica e a percentagem de funcionamento dos rins se reduz, a ureia tem tendência a acumular-se no sangue e aparece a ureia alta. Deste modo, a ureia alta significa que os rins estão a funcionar numa percentagem inferior ao normal.

3 - CREATININA

4 comentários:

  1. Olá passei para conhecer seu blog ele é notº10, show, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderEliminar
  2. COMO SEMPRE MUITO BEM INFORMATIVO MEU CARO.
    COMO ESTÁS?
    ESPERO QUE BEM.
    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  3. Que se passa ctg amigo?
    Tas muito paradinho!!!!!
    Estranho...Bjs e bom fds
    Isa

    ResponderEliminar
  4. RODRIGO, obrigado pelos elogios. Espero que apareças mais vezes.

    JEFF, estou bem, obrigado. É sempre bom ter-te por aqui.

    ISA, estive sem net. Aqui no interior só temos ADSL. Geralmente havendo trovoadas fortes há problemas.

    Fiquem bem

    ResponderEliminar