terça-feira, 26 de abril de 2011

Que dor é essa?


Quando nos deparamos com um lesado medular, principalmente os lesados por traumas, imaginamos que abaixo da lesão essa pessoa não sente mais nada, certo?

Eu também pensava dessa maneira, mas após o acidente descobri que não bem é assim. Logo começaram as tais dores neuropáticas, dores noturnas (já que geralmente pioram a noite) e que também são chamadas de dores fantasmas, esse nome não é só porque não tem causa definida e sim porque são dores que assustam e incomodam muito os pacientes.

Saiba mais sobre: Dra. Fabíola Peixoto Minson explica sobre a Dor do Membro Fantasma

A explicação científica para a dor neuropática é: ”Atribuída à hiperatividade neuronal segmentar à modificação do padrão de chegada de estímulos sensitivos ao tálamo“, segundo o Instituto Simbidor. Complexo, não é?

Simplificando, é uma alteração dos sinais nervosos (lesão medular) que são interpretados de maneira errada (como dor) pelo cérebro.

No lesado medular essa dor desenvolve-se em 60% a 70% dos indivíduos, sendo que em um terço ela é intensa. No nível da lesão ela que pode aparecer de forma mais precoce e abaixo do nível da lesão a dor inicia-se de forma mais tardia.

A maioria dos indivíduos descreve como algo penetrante e ardente, que provoca uma sensação de queimação, peso, agulhadas, ferroadas ou choques, podendo ou não ser acompanhada de "formigamento" ou "adormecimento" (sensações chamadas de "parestesias), com mais intensidade durante o primeiro ano após ter ocorrido a lesão e na maioria dos casos são nos membros inferiores.

A dor neuropática intriga e frustra, tanto para os pacientes como para os médicos, pois parece não apresentar uma causa definida, responde pouco aos tratamentos e pode durar indefinidamente. Sabe-se que um estímulo tátil discreto ou roçar em determina região do corpo pode desencadeá-la e fica mais intensa com as variações climáticas e estados emocionais.

O alto nível de sofrimento causado pelas dores intensas e duradouras pode chegar a desencadear o aparecimento de depressão, crises de pânico, ansiedade, dificuldade em dormir, entre outras.

Existem vários tratamentos com anti-depressivos, anticonvulsivantes e outros medicamentos, alguns tratamentos alternativos como acupuntura que também podem amenizar as dores. Evitar infecções urinárias e da bexiga e ter um bom funcionamento do intestino também ajuda.

Ainda não conheci um lesado medular que sofre ou já sofreu muito com essas dores, tem quem se trata com medicamentos e até que se acostume e conviva bem com elas, mas o mais importante é ter paciência e positividade sempre.

Por Leandro Portela em Vida Mais Livre

40 comentários:

  1. OLÁ, BOM DIA.
    EU ESTOU PARAPLÉGICA A DOIS ANOS E SEIS MESES.
    SOFRO INTENSAMENTE COM A DOR NEUROPATICA. MEDICAMENTOS, NUNCA SURTIRAM EFEITO EM MIM. e AGORA?
    LAURA_RRODRIGUES@HOTMAIL.COM

    ResponderEliminar
  2. Laura, está em Portugal ou Brasil?
    Realmente fácil não é.
    É seguida em algum centro de reabilitação?
    Existem consultas especificas da dor. Já foi encaminhada para alguma?
    A Gabapentina em mim funciona.
    Fique bem

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde.
    Eu chego a ter dores horríveis que nem a roupa que tenho no corpo, suporto.
    Faço uma medicação à base de Pregabalina (Lyrica), Actiq e pensos Fentanil e Versatis. Resultados: Atenua, mas " desaparecer " nunca.

    ResponderEliminar
  4. Caparica, obrigado pela informação. Deveria ser seguido num serviço da dor. Existem alguns muito bons. Inclusive um, ai no Garcia da Horta.
    Fique bem e melhoras.

    ResponderEliminar
  5. Olá gente!!!meu pai ficou paraplégico a 6 anis. Desde então sente dores forticima queimação e choques no corpo.
    Ele só faz uso de dipirona para aliviar mas parece não ser o bastante.alguem pode me orientar sobre algum medicamento? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja as dicas acima.
      Lyrica e neurontin são os medicamentos que maioria toma.
      De qualquer modo não deixe de consultar o médico do seu pai.
      Boa sorte

      Eliminar
  6. Bom dia meu irmão teve um grave acidente há 15 dias e dizem k ele está tetraplégico do pescoço pra baixo, k nca mais vai se mexer e vai fazer traqueostomia. Perfurou os pulmões e fígado e esmagou e vértebras da cervical, tiveram k lhe operar para fixar o pescoço. Dizem k não há recuperação. Será k devo pedir outra avaliação dele a outro médico? O k lhe operou aconselhou a família a colocar meu irmão numa instituição pk vai precisar de cuidados e acompanhamento 24h por dia...falaram me no centro de alcoitao k ele lá poderia vir a recuperar algo mas o resto da família está resignada e nos Açores as únicas instituições k existem são as santas casas da misericordia...que a meu entender vão limitar se a deixa lo numa cama o resto da vida ���� eu estou em lisboa e sinto me impotente...kero tanto acreditar k ele pudesse recuperar alguma coisa e não o deixar assim...ajudem me pfv!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João, antes lamento pelo seu irmão. Neste momento o mais importante é tentar manter a calma. A lesão é recente, e nada como um dia após o outro.

      Em relação ao o seu irmão ser consultado num Centro de Reabilitação, acho muito importante que isso aconteça. Peçam à unidade hospitalar que o acompanha para o encaminharem. Veja aqui os centros existentes: http://tetraplegicos.blogspot.pt/2010/04/centros-de-medicina-fisica-e.html

      Abraço solidário e estou ao dispor através do email: tetraplegicos@gmail.com

      Eliminar
  7. Olá, meu nome é Wagner, sou lesionado na T8, lesão parcial, á 29 anos, desde o começo tenho uma queimação intensa e dolorosa, os médicos me disseram que virou patológica, quer dizer dor crônica a muito tempo, não tem o que fazer, felizes daqueles que não tem esta dor, tomo baclofeno 10mg,associado com bromazempam 6mg 2 comprimido um de manhã e outro a tarde, aí alivia um pouco, se eu não tomar a dor fica mais intensa, já fui no hospital HC de SP, já fiz implante direto na medula com sonda que leva a morfina no local, aplicava de manhã e noite, uns 5cc cada vez, em suma melhorou no meu caso uns 40%, mas a morfina é muito forte de melhorasse 100% a dor eu ficaria com um bomba de implante da medula, resolvi tirar pois resolveu pouco e tem muita contra indicação a morfina, ja fui tomei anestesia no pé e nada resolveu, fui em muito médicos atrás apenas da cura da dor e nada adiantou, convivo 24 horas com esta maldita dor, e quando muda o tempo ou vai mudar dói mais ainda, a dor não está no pé, está na lesão medular, que faz cérebro interpretar de forma errada, e sentimos ela em algum lugar de nosso corpo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho a lesão medular t5 t4 atigida por uma bala de fogo sinto dores formigamento mais não tomo nenhum remédio consigo melhorar fazer exercícios físicos.. não uso nenhum tipo de remédio 🙂

      Eliminar
  8. Meu filho e tetraplegico a menos de um ano ele senti muita dor na barriga próximo ao umbigo isso é normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dor neuropática na região que refere nunca ouvi comentar. Deve contatar o seu médico.

      Eliminar
  9. Sou tetraplégico há três anos e meio devido a um assalto que sofre através de um disparo no pescoço na vértebra C4 e sinto muita dor neuropática por todo o corpo também sinto muita dor na região do umbigo como se fosse dor de barriga já tomei vários remédios e não sei o que faço vivo deitado e me coloca um centavos vezes durante o dia não sei mais o que faço ou tomo. Alguém pode ajudar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. guetto guig como referi acima, a maioria das pessoas toma os medicamentos mencionados, fale com o seu médico e veja se também os pode tomar.
      Quanto ás dores na região abdominal será que não é sintomas de infeção urinária ou obstipação?

      Eliminar
    2. Conheço uma mulher com uma lesão C4. Mas ela descreve a dor como insuportável porém refere-se ao nervo ciatico. Eu moro na irlanda, fui no médico com ela e fiquei abismada qndo ele disse que ela deve se acostumar com a dor e tentar tratamentos alternativos (porque ela tem alergia a quase todos os medicamentos para dor). Eu queria poder ajudar. Alguém ja passou por algo assim? Ja ouviu falar de algum tratamento? Ela pediu pro medico desligar os nervos, tentar algo. Mas ele disse que não pode desligar porque não é possível identificar qual o nervo que desencadeia a dor. Ela sofre muito principalmente quando precisa fazer os procedimentos para evacuar as fezes. Se alguém tiver alguma sugestão que possa ajudar por favor me mande um email: angellaciliato@gmail.com. Muito obrigada.

      Eliminar
    3. Olá Angela. Fica o seu pedido. Espero que alguém possa ajudar.
      Quanto ao desconforto na hora de evacuar, tem de verificar se não existem fecalomas e se está a utilizar o melhor método para evacuar.
      Abraço solidário.

      Eliminar
  10. Sou lesado medular T12,no meu caso,e a perna direita,ela da uns troços,de repente começa a formigar e logo em seguida vem aquela dor insuportável parecendo uma cãibra que vem forte e vai aliviando aos poucos,Isto é bizarro!

    ResponderEliminar
  11. Meu esposo está com uma lesão na T3 e T4, teve também uma lesão irreversível na sacral. Porém ele sente fome e o pênis dele tem ereção. Ele está paraplégico, as dores dele são intensas. Gostaria de saber se com essa lesao nesse nível ele tem possibilidade de voltar andar. Detalhe ele tem 5 meses de lesão devido a um acidente automobilístico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,Beatriz..eu sou paraplégico há alguns anos..e conheço um lugar aonde você terá todas as respostas ( Hospital Sarah Kubitschek).Esta rede de reabilitação,são simplesmente fantástica!Tiver o prazer de passar pelo Hospital Sarah Kubitschek,de Salvador fiquei lá por 6 meses e mais 2 meses no Hospital Sarah Kubitschek,de Brasília...Procure,no google..tenta marcar uma consulta..pois eles,dão preferência a pessoas que sofreram lesões medular recente..SE HÁ UMA CHANCE DE SEU ESPOSO VOLTAR A ANDAR LÁ COM CERTEZA ELES TE DIRÃO.Abraço,boa sorte.

      Eliminar
  12. Beatriz, só os médicos poderão confirmar se vai andar ou não, de qualquer modo a lesão é recente e geralmente só após um ano se consegue ter um diagnóstico mais preciso.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  13. ola boa tarde sou tetraplégico á 22 anos fraturei a cervical mas com tudo consegui recuperar a movilidade dos braços consigo ser independente e há meii ano para ca apareceram me umas dores de barriga ja fiz todos ezames e não acusa nada mas as dores precistem não sri que eide fazer sera que alguem ja teve estes eintomas

    ResponderEliminar
  14. Meu esposo ficou tetraplégico, a 3 meses ,luxação na c4,c5,c6 mais ele mexe as pernas é o braço direito será q ele tem chances d voltar a andar ??? É tem bastante dor na barriga talvez pq ,consegue evacuar a cada dez dias só, mais vou começar a medicar ele pra dor com algumas dessas dicas d remédios d vcs pra ver se ameniza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. evacuar de 10 em 10 dias parece-me muito tempo. Deve procurar o médico.

      Eliminar
  15. Meu esposo ficou tetraplégico, a 3 meses ,luxação na c4,c5,c6 mais ele mexe as pernas é o braço direito será q ele tem chances d voltar a andar ??? É tem bastante dor na barriga talvez pq ,consegue evacuar a cada dez dias só, mais vou começar a medicar ele pra dor com algumas dessas dicas d remédios d vcs pra ver se ameniza

    ResponderEliminar
  16. Meu esposo ficou tetraplégico, a 3 meses ,luxação na c4,c5,c6 mais ele mexe as pernas é o braço direito será q ele tem chances d voltar a andar ??? É tem bastante dor na barriga talvez pq ,consegue evacuar a cada dez dias só, mais vou começar a medicar ele pra dor com algumas dessas dicas d remédios d vcs pra ver se ameniza

    ResponderEliminar
  17. Estou com 06 meses de paraplegia.
    Tenho dores nas coxas surreais.
    Tomo tudo que vcs já conhecem.
    São 24 horas de dores intensas e insanas.
    Fique sabendo de eletrostimulador colocado na coluna em que conecta no aplicativo do celular melhoram cerca de 40 a 60 por cento.
    Vou aguardar completar um ano para ver isso de perto.
    Por enquanto ao pesquisa sobre o assunto.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  18. Meu querido, eu quebrei a coluna e amassou a medula, fiquei cadeirante em 2012, tomei todos os remédios,hoje só tomo Clonazepam pra dormir, sinto muitas dores nas coluna meu quadril éstrala doii tudo minhas pernas pega fogo e formiga e fica chutando sozinha tenho que colocar os pés no chão e ligar o ventilador nas pernas não sei mais o que fazer os médicos falam que é normal e pode piorar mais, queria só um tratamento para o quadril, mais por enquanto vou empurrando ávida com muitas dores.

    ResponderEliminar
  19. Sou tetraplegico C5 desde 1994. Só agora estou tendo dores fortíssimas nas pernas. Tomo o Lyrica em doses altas mas não surte efeito. Alguém pode me ajudar?

    ResponderEliminar
  20. Meu pai caiu de um telhado e teve uma fratura de L1,adquirindo então uma lesão medular parcial [grave]. Ele perdeu a sensibilidade das pernas, bexiga e intestino. O acidente ocorreu em out/2019. Completamos 5 meses de muita fisioterapia, algumas evoluções [senta na cama, costelas fraturadas recuperadas, corte da cirurgia e outros] e seguimos na luta. Porém, na última semana a "queimação" nas pernas resolveu dominar tudo. Sentado queima, deitado queima, a fisioterapia alivia, mas logo volta. Isso está nos preocupando, pois, de uma hora para outra ele está vivendo em função da dor, não consegue mais esquecer ela, fica só esperando pelo próximo segundo de alívio. Fizemos recentemente um exame para descartar a possibilidade de trombose e agora haveria o retorno para mostrar o exame, mas, com a condição do corona virus, teremos que aguardar. Estou procurando informações aqui no google e encontrei esse site, li boa parte das mensagens e decidi também compartilhar a condição do meu pai. Vejo que a bendita queimação é bem comum nos pacientes, não é algo específico do meu pai e em alguns casos vejo que é muito pior. Aumentei o volume de movimentos de fisioterapia com ele, para contribuir e aguardamos agora alguma luz médica.

    Abraço e muitas boas energias para essa galera que sofreu ou tem algum familiar com alguma lesão na medula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu testemunho.
      Abraço solidário para si e seus também.

      Eliminar
  21. Boa tarde minha irmã e paraplégica e sente dores horrível mas pernas ela toma pregabalina mais as dores n passa

    ResponderEliminar
  22. Sou paraplégico desde 2016 , L10 / 11 ( hernia discal)tomo Gabapentina, Tramal , tenho um implante ( bomba de Baclofeno) e nada me tira a sensação de queimado,aperto , é horrível.
    O unico analgésico que me alivia é a Canabis .
    Fumo 3/4 charros (baseado) e é um alivio real .

    ResponderEliminar
  23. Gostaria de saber se um tetraplégico por lesao cervical c3 c5 sente dores em alguma parte corpo obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como pode ver pelos relatos há 2 tipos de dor, a neuropática/fantasma que se tem onde não temos sensibilidade, e a normal que sentida onde existe a sensibilidade.

      Eliminar
  24. Meu noivo sofreu acidente vai fazer 7 meses com lesão na c6 e c7 sente muitas dores nos ombros nada passa o que faço?
    Ele ficou tetraplégico porém mexe os braços e punhos

    ResponderEliminar