terça-feira, 9 de agosto de 2011

Alvaiázere vai construir um concelho acessível para todos

"Alvaiázere está a desenhar um município acessível para todos, com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos os seus cidadãos, aos que residem, trabalham ou visitam esta vila." Foi desta forma que começou por ser explicado o Plano Local de Promoção da Acessibilidade na cerimónia de apresentação pública do projecto "Alvaiázere para todos".

A Câmara Municipal de Alvaiázere viu aprovada a sua candidatura, no valor de 99 mil euros, ao Plano Local de Promoção da Acessibilidade, no âmbito do programa RAMPA (Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade), que tem como objectivo eliminar as barreiras arquitectónicas, urbanísticas e psicológicas, construindo, assim, uma vila mais democrática para todos.

Actualmente, a autarquia juntamente com a empresa M.PT estão a fazer o levantamento de todas as barreiras que inviabilizam os cidadãos de chegar aos bens e serviços, para posteriormente preparar um plano que, a médio prazo, elimine essas barreiras e torne Alvaiázere acessível a todos.

"Quando pensamos em acessibilidades, não pensamos só no elevador, na rampa ou na plataforma, pensamos num território acessível a todos, seja a nível de internet, no contacto com a câmara municipal ou com as instituições de solidariedade, portanto acessível à generalidade de todos os cidadãos. No fundo é construir um território para todos e evitar que haja pontos de exclusão para aqueles que têm menos capacidades e possibilidades de aceder àquilo que deve ser de todos", explicou o presidente do município de Alvaiázere, Paulo Morgado.

Fonte: O A.vaiazerense

Sem comentários:

Enviar um comentário