sábado, 27 de agosto de 2011

Portugal conquista ouro e bronze na Taça do Mundo de boccia


Portugal conquistou duas medalhas na Taça do Mundo de boccia, com Abílio Valente a assegurar o ouro na classe BC2, e Domingos Vieira a garantir o bronze na competição individual de BC4.

Abílio Valente, estreante em competições internacionais, garantiu a medalha de ouro na classe BC2 ao derrotar na final, por 4-2, o britânico Nigel Murray, campeão mundial e líder do ranking internacional.

Depois de ter sido derrotado na meia-final, pelo brasileiro Eliseu dos Santos, que acabou por conquistar a medalha de ouro, Domingos Vieira garantiu o bronze ao vencer Wai Yan Vivian, de Hong Kong.

As duas medalhas conquistadas no último dia de provas juntam-se à de bronze arrecadada na competição de pares BC3, conquistada por Armando Costa, Luís Silva e José Carlos Macedo.

Por selecção, Portugal, que venceu quatro das cinco edições anteriores da competição, terminou na segunda posição, atrás da Coreia do Sul.

Além das três medalhas, Portugal garantiu também mínimos para os Jogos Paralímpicos Londres2012, nas categorias de equipas (BC1 e BC2) e pares BC3.

Nas restantes provas individuais do dia, António Marques e João Paulo Fernandes foram afastados nos quartos-de-final da classe BC1, enquanto os três atletas de BC3 - Armando Costa, Luís Silva e José Carlos Macedo - perderam nos "oitavos".

Na categoria BC2, Cristina Gonçalves e Fernando Ferreira, deixaram a prova nos 16 avos-de-final, enquanto na classe BC4, para atletas com doenças neuromusculares, Pedro da Clara foi afastado nos oitavos-de-final.

O boccia é uma modalidade exclusiva dos Jogos Paralímpicos, destinada a atletas com paralisia cerebral em cadeira de rodas ou com doenças neuromusculares, podendo ser disputado individualmente, em pares ou por equipas, sem divisão por sexos.

A categoria BC1 junta os atletas com grau de deficiência mais severo, enquanto a BC3 é disputada por atletas que necessitam do auxílio de calhas para efectuarem os lançamentos. Na categoria BC4 são agrupados os atletas com doenças neuromusculares.

A sexta edição da Taça do Mundo de boccia juntou na Universidade de Ulster, em Belfast, na Irlanda do Norte, 191 atletas de 33 países.

Fonte: TSF

Mais detalhes: Braga Boccia

2 comentários: