quinta-feira, 8 de setembro de 2011

José Sousa: Conheça a história de um vencedor

Nasci no seio de uma familia humilde no lugar de Laborins-São Pedro de Alva-Penacova...Assim se apresenta o José Sousa, num dos seus blogues. Neste caso no Transpondo Barreiras, onde capitulo a capitulo nos está a presentear com sua história de vida. Já nos conhecemos há algum tempo (não pessoalmente)e estou a adorar conhece-lo melhor. Para que vive a solidariedade, amizade, não descriminação, Angola, África,amor á natureza, gratidão...tem muito onde se rever.

Quanto a mim fiquei impressionado com o seu incondicional amor a Angola, força de vontade e sensibilidade. Aproveito, e assim como eu, fiquem a conhecer o abandono que era ter mobilidade reduzida. Muito evidente nas imagens abaixo, tiradas do seu blogue, dos meios de locomoção que sempre usou. 1ª cadeira de rodas, viu-a aos 22 anos.



Desgostei da constante referência a matar e caçar. Caçar para sobreviver é uma coisa, não foi o caso dos episódios com as rãs e cobra jibóia.


e Continua...com 22 meses apanhei Poleomielite e nunca mais andei. Fiz um ano de escolaridade mas aos 9 anos, meus pais, levaram-me para Angola, para traz, deixava os amigos e a aldeia perdida nas serras da Beira Litoral. Nunca mais frequentei a escola, no entanto, aos 14 anos já eu ensinava os meus amigos de raça negra, lá na selva onde vivia, a lerem. Senti-me um professor privilegiado por ensinar os meus amigos. Por lá vivi até aos 22 anos dentro de Selvas e Savanas, nos arredores da Cidade da Gabela na provincia do Kwanza Sul. Ali, naquele paraíso, cresci no ambiente dos meus cambas (amigos), com eles aprendi todos os seus abitos e costunes, com eles aprendi e saboriei a lei da selva, vivi com a pura Natureza e liberdade. Quando parti, para fugir da guerra, senti que o meu corpo partia mas o meu coração ficava lá. Pois, sou branco por fora mas negro por dentro. Por favor leiam os meus artigos e deixem um comentário, ajudem-me a crescer, pois foi sempre com as ideias dos outros que hoje sou o homem que sou, com o grande compunente de "sentimentalismo". Um abraço.

6 comentários:

  1. Que história de vida maravilhosa!
    Parabéns ao José Sousa por dar a volta por cima e vencer as barreiras!
    Eduardo, obrigada por compartilhar conosco uma história que serve de inspiração para muitas pessoas.

    Abraços!

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito! Eu que também adoro a natureza chegava a emocionar-me com descrições que fazia.
    Linda a gratidão que mostra por todos. Tomara que um dia consiga voltar a Angola.
    Fica bem

    ResponderEliminar
  3. Amigo Eduardo!
    Hoje, ao percorrer as fotos do google, dei com com esta postagem no seu blog. Muito obrigado da forma que descreve a minha história e a dá a conhecer!

    Um abraço e um bem hája!

    ResponderEliminar
  4. Nós é que agradecemos pela partilha José.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  5. Já faz algum temp que sou leitor dos blogs deste admirável guerreiro, que viajou meio mundo, esteve no meio de conflitos sangrentos e superou preconceitos e adversidades.
    E ainda teve fôlego e talento para nos contar as suas aventuras reais!
    Ele sem dúvida merece o reconhecimento que está recebendo no seu blog!
    Saudações, Eduardo!

    ResponderEliminar
  6. Ó Leonel, é um prazer te-lo por aqui.
    Também aprecio o que o José escreve. Aprendo muito com relatos reais na 1ª pessoa. Aqui não há ficção. É pura realidade.
    Boa sorte para os dois.

    ResponderEliminar