sábado, 22 de outubro de 2011

Jornadas Cinematográficas da Deficiência em Silves

Durante o próximo mês de novembro, a Câmara Municipal de Silves irá realizar ao sábado, na Biblioteca Municipal de Silves, as Jornadas Cinematográficas da Deficiência. Com início às 16 horas, pretende-se em cada uma das sessões abordar um tipo de deficiência específica, seja ela mental, visual, motora ou auditiva.
Para além de divulgar o SIM-PD (Serviços de Informação e Mediação para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade) de Silves, esta iniciativa visa não só sensibilizar os munícipes para as problemáticas da deficiência, através da visualização de filmes sobre várias temáticas, mas também abrir um espaço de diálogo onde no final de cada sessão os participantes irão opinar sobre a temática que inspirou o filme.

“I Am Sam – A força do amor”, de Jessie Nelson, será o primeiro filme a ser exibido, a 5 de novembro, numa belíssima reflexão sobre a capacidade de cuidar, que uma pessoa com deficiência mental pode ter, mostrando que não há limites quando existe amor, e fazendo o público refletir sobre a discriminação sofrida por estas pessoas no seu meio social.

No dia 12 de novembro será a vez de “À primeira vista” ser exibido. De Irwin Winkler, o enredo explora a jornada de um homem cujo mundo era a escuridão da cegueira, mas que pode ser iluminado por um milagre da ciência e pela magia do amor.

Baseado em factos da vida real, será exibido no dia 19 de novembro o filme “Mar Adentro”, que relata a história de Ramón Sampedro, um marinheiro que ficou tetraplégico após um acidente de mergulho, mostrando a sua luta pelo direito de acabar com a própria vida.

As Jornadas Cinematográficas da Deficiência terminam no dia 26 de novembro, com o filme “Filhos do Silêncio”, de Randa Haines, numa abordagem da deficiência auditiva.

Enviado por Manuela Ralha - Fonte: CM Silves

Sem comentários:

Enviar um comentário