quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Meu encontro com o Dr João Condeixa adjunto do Sr Ministro


Publiquei dias atrás, que tinha uma audiência marcada no Ministério da Solidariedade e da Segurança Social com Dr João Condeixa, adjunto do Sr Ministro Pedro Mota Soares. Aconteceu e foi muito produtiva. Fui muito bem recebido. Não me lembro de ser tão bem recebido e respeitado numa entidade deste género. Ali não existiu conversas de circunstância, demagogia (que geralmente interrompo e peço objectividade e respostas) e talvez sim…está muito difícil…veja a conjuntura…recebemo-lo por respeito, mas nada podemos prometer…etc. Não, ali nada disso aconteceu.

Dr João Condeixa, de uma grande simpatia, profissionalismo, sensibilidade e educação permitiu-me expor todos os casos de amigos que me chegam através do Tetraplégicos, que levava comigo, e focar vários assuntos sobre a deficiência que considero injustos e possíveis de melhoramento. Teve a preocupação de antes de me receber conhecer o Tetraplégicos, tendo inclusive o cuidado de fotocopiar algumas páginas. Dirigi-me ao seu Ministério, na tentativa de conseguir apoio para resolução de vários casos de injustiças que tomo conhecimento e isso foi conseguido. Fez questão de me fornecer seu contato direto e disponibilizou-se para analisar com todo o cuidado processos e casos que lhe envie futuramente.

Vi nos seus olhos verdade, e venho com a convicção que temos em si um aliado da nossa causa. Estou habituado a frequentar gabinetes e contatar com pessoas que ocupam cargos de poder, tenho ouvido muitos “nãos” e ver muitas portas a fecharem-se literalmente na “frente do meu nariz”, assim como “conte comigo” e nada acontecer, mas neste caso senti que não era demagogia e nem hipocrisia. Posso me enganar, até porque na vida das pessoas com deficiência nada se conquista com facilidades, assim como nada deve ser dado como adquirido. Mas com Dr João Condeixa senti que é sério. E não me devo enganar, até porque já tive uma prova da sua parte que assim será. Despedimo-nos com um até já através de um grande abraço, que foi muito simbólico para mim.

Sr Dr, foi um enorme prazer te-lo conhecido e muito obrigado pelo respeito que mostraram por mim, desde os seguranças, porteiros até sua secretária. Não me deixaram um minuto. Não tenho palavras para agradecer.

8 comentários:

  1. Edu, estou contigo nessa batalha e não só, tens minha amizade forever! Vamos aguardar, mas também tenho a sensação, que vamos ganhar mais uma batalha! Lutar sempre, desistir jamais!Caroline

    ResponderEliminar
  2. Disseste tudo Carol, "lutar sempre". É isso que tento fazer e incutir-vos a todos. Nunca desistir e tentar sempre.
    Bom ano 2012 e também gosto muito de ti.

    ResponderEliminar
  3. Amigo gosto de sentir que estamos no bom CAMINHO!! Tu representas-nos muitissimo bem e ja estás habituado a estas andanças...eu tb VOTO em TI como meu porta-voz :)
    "Unidos venceremos" e "O sonho comanda a Vida" já dizia o poeta António Gedeão e eu subscrevo.
    Feliz 2012 e um forte abraço cheio de Luz e Esperança. Bj Isa

    ResponderEliminar
  4. Pelo menos tive essa percepção e quero acreditar que não foi demagogia. Agora é aguardar e ver.
    Porta voz não direi, mas fazer a minha parte, isso tentarei sempre.
    Bom 2012

    ResponderEliminar
  5. Pois é, mas acho que mais uma vez foi demagogia. Sim, recebi cá em casa uma assistente social, mas que informou que quanto ao emprego nada podia fazer! Quanto ao apoio domiciliario, a mesma resposta. Talvez só a ajuda na medicação dos meus pais. A resposta já foi negativa, devido nossos rendimentos. (e minha mãe mais uma vez teve que explicar todos os gastos, o porq de certas dividas foram feitas, no qual a assistente concordou, mas nada pode fazer). Não acredito que as pessoas que tratam-nos como coitadinhos continuem impunes, sem se quer uma chamada de atenção!

    ResponderEliminar
  6. E Ajudas Técnicas também não vão dar? Sinto muito Carol. O apoio domiciliário era importante tratarem-te com mais profissionalismo. Fiz o que pude. Se desejares reclamar eu faço-lhe chegar o que enviares.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  7. Não se enganou. O João Condeixa é um excelente ser humano.
    Luis Marinho

    ResponderEliminar
  8. Tem sido uma grande ajuda para todos nós. Pena decisões não dependerem dele...
    Sou-lhe muito grato.

    ResponderEliminar