Lipor lança concurso de ideias para criação de ecoponto "acessível a todos"

A Lipor -- Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto lançou um concurso nacional de ideias para a criação de ecopontos "acessíveis a todos".

A ideia é "combater a exclusão social, permitindo que cidadãos com deficiências tenham as mesmas oportunidades de aderir à reciclagem multimaterial".O concurso destina-se a arquitetos, designers, engenheiros e outros, tendo como objetivo futuro a produção do produto a nível nacional.

"Além da procura de ideias, procurar-se-á que dê origem a novos produtos, no caso Ecopontos, dinamizando a indústria nacional", refere, em comunicado, a Lipor.

A fase de candidatura decorre até ao dia 12 de dezembro, não estando ainda definida a data de divulgação dos três projetos vencedores.

Fonte da Lipor referiu à Lusa que este concurso de ideias surge da constatação de que "nem toda a gente consegue usar os ecopontos, porque não chega à ranhura ou, entre outras razões, não distingue as cores".

"A ideia é criar um ecoponto sem barreiras", sublinhou.

Os equipamentos terão, assim, de ser amigos dos cidadãos portadores de deficiências e ficarem acessíveis no espaço público.

Este concurso conta com a Sociedade Ponto Verde, ACAPO, Instituto Nacional para a Reabilitação, Ordem dos Arquitectos, Provedor Metropolitano dos Cidadãos com Deficiência e Agência Portuguesa do Ambiente como parceiros.

Fonte: Porto Canal

Comentários