4º Encontro Nacional de técnicos e pessoas com deficiência que enquadram a sua actividade nas práticas artísticas

Exmo. Sr.

A Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência, ANACED, Instituição Particular de Solidariedade Social que promove anualmente iniciativas de inclusão que dão visibilidade às reais potencialidades das pessoas com deficiência e que visam contribuir para o alcance de uma sociedade na qual todos se sintam respeitados e reconhecidos nas suas diferenças, organiza no próximo dia 15 de Novembro, no Auditório da Companhia Farmacêutica GlaxoSmithKline, sito na Rua Dr. António Loureiro Borges, n.º 3, Arquiparque ? Miraflores, o EN?Arte ? 4º Encontro Nacional de técnicos e pessoas com deficiência que enquadram a sua actividade nas práticas artísticas, este ano sobre o tema A Música como meio terapêutico, educativo, de inclusão social e de realização pessoal e profissional.

Muitos acreditam que a Música para uma pessoa com deficiência só tem utilidade e função como terapia ocupacional ou reabilitação.

No entanto, a produção artística de uma pessoa com deficiência pode ser tão boa quanto a de qualquer outra pessoa. Logo, encarar a produção ou intenção artística de uma pessoa com deficiência como fazendo parte somente de um processo de reabilitação ou de inclusão social, são atitudes que podem ceifar o potencial artístico da mesma.

Neste sentido, é pertinente criar um espaço de debate reflexivo, entre músicos com e sem deficiência, técnicos, professores, estudantes e demais interessados, que partindo do tema e das questões, Que tipos de respostas existem para as pessoas com deficiência que querem praticar esta expressão artística? Será que sem uma formação académica os músicos com deficiência podem aspirar à profissionalização e inserção no mercado de trabalho? possa conduzir a um conhecimento mais alargado desta realidade de forma a aumentar a intervenção na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

Neste sentido, vimos por este meio convidá-lo (a) a participar neste Encontro, e a enriquecê-lo com o seu contributo. Para tal enviamos o Programa em anexo.

As inscrições são gratuitas e devem ser efectuadas através do preenchimento da Ficha em anexo, que deverá ser enviada à ANACED até ao dia 13 de Novembro, através do e-mail (anaced@net.sapo.pt), por correio (Rua do Sítio ao Casalinho da Ajuda, 1349-011 Lisboa) ou por fax 21 364 86 39.

Com os melhores cumprimentos,

Cristina Fontes
Directora Executiva da ANACED

Enviado por email

Comentários