Comunicação aumentativa: Ajude respondendo aos questionários

Questionário - Comunicação Aumentativa e Alternativa para Smartphone e Tablet

O inquérito enquadra-se no trabalho de estágio em contexto empresarial, no âmbito do 2.º ano do Mestrado em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas. Os sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) foram especialmente concebidos para pessoas com dificuldades de comunicação e problemas de fala. Tradicionalmente, estes sistemas estavam disponíveis em papel, digitalizadores de fala e computador. Com a evolução tecnológica, abriu-se a possibilidade da sua utilização também em equipamentos como smartphone e tablet. 

Responda aqui.

O presente questionário tem como objetivo geral perceber até que ponto a "migração" para estes novos equipamentos pode ser uma boa alternativa à crescente necessidade de comunicar em qualquer lugar, a qualquer hora. Em particular pretende avaliar até que ponto os tablets (tipo iPad) podem substituir, ou não, os tradicionais digitalizadores de fala.

QUESTIONÁRIO: PLATAFORMA DE JOGOS PARA EXERCITAÇÃO COGNITIVA

Manter um cérebro ativo é um dos fatores para prevenir o declínio cognitivo decorrente do envelhecimento ou provocado por doenças degenerativas do cérebro. O nosso cérebro precisa de ser constantemente estimulado, sendo os exercícios cognitivos a forma mais eficaz de o manter ativo e em constante desafio, com benefícios para as várias “funções executivas”: memória, concentração, velocidade de raciocínio, etc. Existem já algumas plataformas com jogos e exercícios, criadas com este propósito. 

Responda aqui.

Este inquérito pretende avaliar a utilidade de uma plataforma com jogos pensada para uma população sénior, ou para pessoas que tenham as suas capacidades cognitivas comprometidas, e de que forma se poderia potenciar essa utilidade e a satisfação do utilizador.

Enviado por email.

Comentários