“Unidos no Amor contra a Indiferença” no Montijo

EU: Adoraria estar presente. São sempre marcantes e diferentes estes encontros. Ainda por cima, desta vez com a presença da Dra Ana Garrett, autora de um excelente estudo sobre nós
Boa sorte Isa Barata!

Eduardo Jorge

O auditório da Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva recebe a apresentação do livro “Unidos no Amor contra a Indiferença”, de Isabel Barata e Manuel Matos, no dia 5 dezembro, a partir das 16h00.

Para além da autora, o evento contará com a presença de Ana Garrett, psicóloga, doutorada em psicologia clínica e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL) do ISCTE que fará a apresentação da obra.

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o Dia Mundial do Voluntariado, a obra de Isabel Barata e Manuel Matos é um grito de dignidade: uma obra subversiva na nossa sociedade acomodada e formatada, onde a diferença é tolerada desde que se comporte dentro de certos padrões e não pretenda, como é apontado constantemente a um dos autores do livro “agarrar a Lua”.
“Unidos no Amor contra a Indiferença” é uma história de dois concidadãos nossos que se recusaram a ser emocionalmente “deficientes” e a aceitar a recusa que lhes foi imposta de construírem um futuro a dois
O futuro comum já não existe, pois Manuel Matos faleceu durante o processo de produção do livro. Contudo, através desta obra chega ao leitor a mensagem de ambos os autores, a mensagem da sua luta por direitos fundamentais e pela visibilidade enquanto elementos válidos, produtivos e necessários ao funcionamento da sociedade.
 
Isabel Barata tem 42 anos. É licenciada em economia. Encontra-se em situação de aposentação por invalidez devido ao agravamento de uma osteogénese imperfeita. Desde 2002, que se tem empenhado ativamente na área do voluntariado e do desenvolvimento pessoal.

Manuel Matos, licenciado em Germânicas, foi professor do ensino secundário durante 28 anos. Reformou-se devido ao agravamento de uma doença neuromuscular severa e congénita. Foi escritor, tradutor e cofundador da Associação Portuguesa de Doentes Neuromusculares.

A apresentação de “Unidos no Amor contra a Indiferença” insere-se na iniciativa “À conversa com escritores” que a Câmara Municipal do Montijo está a promover para dar a conhecer, ao público em geral, o trabalho e o talento de diversos escritores locais e nacionais.

Comentários