domingo, 30 de setembro de 2012

Programa Salvador III

EU: Iniciou o programa Salvador III. Continua na mesma linha dos anteriores. Um convidado com deficiência motora e o proporcionar-lhe a realização de aventura/sonho. Tudo certo e é muito positivo mostrar à sociedade que somos normais, temos vidas ativas e uma vida para além da deficiência. Mas isso, acontece com uma minoria. A nossa realidade infelizmente não é essa. A nossa realidade é pobreza, exclusão e abandono. 
Seria interessante apresentar um caso de alguém bem inserido e de outro a viver o abandono e esquecimento num lar deste pais. Assim não se ficava com a ideia que tudo é perfeito e não se cometia o mesmo erro, a exclusão que já sofremos.  

Eduardo Jorge

Salvador é um programa sobre pessoas com histórias de vida inspiradoras. Pessoas a quem o destino pregou duras partidas e que se recusaram a desistir. Pessoas que escolheram reaprender a viver e a ser felizes.

Salvador Mendes de Almeida volta a desafiar pessoas com deficiência motora a viver aventuras radicais para mostrar que mesmo com mobilidade reduzida se pode viver a vida a 100%.

Mais intensa e emotiva, esta terceira série traz grandes surpresas e a realização de sonhos de longa data. Gravar um disco com Pedro Abrunhosa, participar num espectáculo de Luís de Matos, ver as estrelas do Benfica em acção, são apenas alguns exemplos das emoções vividas pelos convidados da série.

A par das surpresas, Salvador continua a levar cada protagonista a superar os seus limites, proporcionando-lhes experiências inéditas e empolgantes.

Numa série de 13 episódios, assinada pela Mandala, Salvador dá a conhecer novas histórias de coragem e optimismo que mostram como o ser humano pode transformar o maior dos obstáculos em oportunidades de crescimento pessoal.

A não perder.
"Salvador", um programa sobre desafios, emoções e histórias de vida inspiradoras.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Design Universal: 1 Ideia + 7 Princípios

A Acessibilidade pode ser definida como a capacidade do meio de proporcionar a todos uma igual oportunidade de uso, de uma forma directa, imediata, permanente e o mais autónoma possível.

Propus esta definição há seis anos, num dos primeiros textos publicados neste Blog (cf. aqui). Ainda a considero actual e adequada.

Define de forma clara um conjunto de ideias que considero a chave para entender a Acessibilidade.

Muitas dessas ideias chave constituem a base do Design Universal, que adiante se apresenta em maior detalhe.

Quem quiser estudar em detalhe a história dos dois conceitos encontrará pontos de encontro e desencontro. Mais do que os pormenores históricos, interessa, aqui, sublinhar uma semelhança, e uma diferença.

Primeiro, a semelhança fundamental.

A Acessibilidade e o Design Universal são dois meios para atingir um mesmo fim: edificações, produtos e serviços bem concebidos.

Segundo, a diferença prática.

A Acessibilidade é um conceito mais antigo, que nasceu ligado à luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Costuma ser traduzido emnormas técnicas (por ex., normas W3C para a Internet), que muitas vezes são tornadas obrigatórias por força de lei (cf. normas técnicas do DL 163/2006).

O Design Universal, por seu lado, foi desde o início expresso emprincípios. Estes princípios são uma excelente filosofia de projecto, e uma boa matriz de avaliação, mas não têm sido traduzidos em normas técnicas, nem lhes tem sido dada força legal. Provavelmente (esta é a minha opinião) por não ser essa a sua vocação.

O conceito de Design Universal nasceu “pela mão” de Ron Mace, um arquitecto norte-americano que dedicou boa parte da sua carreira às questões da Acessibilidade, e deixou uma obra muito interessante. Teve polio em criança, e usou cadeira de rodas toda a vida.
Tem vindo a suscitar cada vez mais interesse em todo o mundo. Entre arquitectos, designers, paisagistas, engenheiros, informáticos, e não só. Tem sido aplicado (com sucesso) ao projecto de espaços públicos, edifícios, equipamentos, produtos, etc.

Vale muito a pena conhecê-lo.

Aqui publico, por isso, um excerto que traduzi e adaptei a partir da publicação que primeiro o apresentou (eis um link para a edição de 2008).

[Nota: terei todo o gosto em ilustrar o texto com os exemplos que os leitores do Blog quiserem enviar. Imagens (formato JPeg) bem vindas, em acesso.portugal@gmail.com]

PCD Brasil oferece vagas de emprego para pessoas com deficiência

PCD Brasil oferece vagas de emprego para pessoas com deficiência.

Pessoas com deficiência mais perto das vagas de emprego. Essa é a proposta do PCD Brasil www.pcdbrasil.com.br, um site de ofertas de emprego exclusivo para esse público. Nele, pessoas com deficiência cadastram seus currículos gratuitamente e empresas procuram perfis de interesse e anunciam vagas, aumentando as chances de essas pessoas conseguirem uma inserção no mercado de trabalho.

A empresa criadora do PCD Brasil, a Egalitê, trabalha com seleção e capacitação de pessoas com deficiência há cerca de quatro anos e também auxilia na preparação da empresa que vai receber este novo colega, para que possa se tornar uma relação de trabalho duradoura e produtiva para ambos. 

O PCD Brasil está no ar há cerca de 4 meses e já conta com 4 mil currículos e mais de 100 empresas cadastradas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3062-4500

Enviado por e-mail

ThyssenKrupp Encasa - Sistemas de elevação

Acreditamos que a vida deve ser em movimento. As soluções de elevação da ThysenKrupp Encasa, são tanto para pessoas em casa como em áreas públicas proporcionando movimento e um novo sentimento de facilidade, conforto e estilo de vida. 

Não importa em que idade, situação ou fase da vida, podemos proporcionar sempre uma solução especifica. Desde Cadeiras Elevatórias a Home Elevators, do desenvolvimento até ao serviço de manutenção, após a sua instalação. 


Enviado por e-mail

Assistentes sexuais para pessoas com deficiência


Mais informação sobre assistente sexual

Vende-se rodas E-motion M12

Vende-se rodas E-motion M12 com 3 dias de uso, 2 baterias, carregador e fita no aro para melhor aderência.

Tenho também o acessório de encaixe para 2 cadeiras: kuschall k4 e kuschall champion (penso que são acessórios universais).

Aos interessados, mandem e-mail para:  ricky1motard@gmail.com

Enviado por email.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Compressor portátil para encher pneus de cadeira de rodas

Tempos atrás dei conta das dificuldades que sempre tive para conseguir encontrar um sistema viável e prático para encher os pneus das minhas cadeiras de rodas. Para quem não leu, Aqui fica o que escrevi.
Dias atrás, um querido leitor que leu a mensagem no blogue, veio ter comigo ao meu local de trabalho e além de me presentear com o livro "Em Legitima Defesa" de Richard North Patterson, ofereceu-me também um compressor elétrico portátil para encher pneus, que desconhecia existir e vos dou a conhecer através da foto. Muito prático e fácil de usar. Já o experimentei e funciona lindamente. Super rápido e trabalho zero.

Fiquei muito sensibilizado com este gesto e mais uma vez lhe agradeço de coração.


Ajude a preencher esta vida

A Associação Salvador está a ajudar na campanha para que Antonieta Monteiro, portadora de esclerose múltipla, consiga comprar uma cadeira de rodas elétrica adequada às suas atuais necessidades.

Antonieta tem 38 anos e é utente do lar de S. Mateus na Junceira, concelho de Tomar. "A obtenção de uma cadeira elétrica adequada à minha condição física é fundamental para a manutenção das atividades que procuro manter por mim própria, tais como comer pela minha mão, lavar os dentes, fazer alguma ginástica terapêutica e manter-me em contacto com o mundo via net", apela Antonieta.
Devido ao agravamento da sua doença precisa de uma nova cadeira de rodas adequada às suas necessidades. A Associação Salvador está a ajudar nesta tarefa de conseguir angariar fundos para a adquirir.
Até ao momento já foram feitas 16 doações, mas faltam 4.323 euros de um total de 5.389 euros. Quem pretender e puder ajudar, basta clicar neste link e seguir as instruções: Preencha Esta Vida

Fonte: O Templário

Mithós-Histórias Exemplares

A Mithós – Histórias Exemplares- Associação Apoio à Multideficiência é uma Associação que trabalha em prol dos cidadãos portadores de deficiência, na zona da Grande Lisboa, Vila Franca de Xira e Vale do Tejo, sem qualquer fim lucrativo, e que visa proporcionar às pessoas portadoras de incapacidade ou deficiência actividades que estimulem as suas capacidades bem como a sua autoestima, o apoio moral, social e legal às mesmas e a suas famílias, através de aconselhamento e encaminhamento.

No âmbito desportivo, a Mithós tem também uma equipa de natação adaptada que treina nas piscinas Municipais de Vila Franca de Xira (uma vez por mês toda a equipa, 2 vezes por semana os elementos de Vila Franca de Xira e arredores), federada e que participa nos campeonatos e provas da modalidade.
De entre as suas realizações, destacam-se os Encontros de Campeões, cujo lema é “ O céu é o limite”, que pretendem proporcionar aos cidadãos portadores de deficiência várias experiências e actividades lúdicas e desportivas. É sempre constituída por duas partes, uma de manhã destinada às actividades aquáticas ( mesmo para quem nunca entrou numa piscina) e outra de tarde que engloba sempre um pic-nic de convívio, seguido de actividades várias ao ar livre.

Iniciámos a série de Colóquios do Mithós, cujo 1º Colóquio aconteceu no dia 11 de Fevereiro, no Atneu Artístico Vilafranquense, subordinado ao tema “Spina Bífida, Hodrocefalia, Incontinência Urinária e Fecal, a Integraçaõ da criança e Jovem deficiente na escola, na vida activa e no Desporto”.

No dia 19 de Maio iniciamos o nosso “Ciclo de Conversas”, com o Tema “O Desporto e a Deficiência”.
Paralelamente a estas actividades, o Mithós costuma participar noutras actividades, organizado por outros organismos, como é o caso da Corrida das Lezírias, organizada pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, das idas ao futebol, com o patrocínio dos clubes que nos oferecem bilhetes, da participação no evento “Viva 30 na Marginal”, organizado pela Câmara de Cascais, em visitas a museus e a parques temáticos.

Poderão sempre consultar o nosso perfil no Facebook ( Mithósvfxira) ou a nossa página ( Mithós).

Também poderão acompanhar as nossas actividades em: Histórias Exemplares

Quem estiver na região Norte não pode perder a apresentação desta magnifica obra "Unidos no Contra a Indiferença" em Barcelos


O Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes e Isabel Barata têm a honra de convidar V. Exa. para assistir ao Aniversário do livro «Unidos no Amor contra a indiferença», de Manuel Matos e Isabel Barata, que se irá realizar no dia 29 de setembro às 18h00 no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos.
EU: Estaria presente com muito gosto. Este livro diz-me muito, mas fica para a próxima. 
Boa sorte amiga Isa e obrigado por terem nos presenteado com uma obra magnifica que é o Unidos no Amor Contra a Indiferença. 
Muito sucesso e parabéns pelo aniversário.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PICAV- Veículo eléctrico destinado a pessoas com Mobilidade Reduzida

O PICAV – Personal Intelligent City Accessible Vehicle, foi apresentado hoje, pela manhã, antes do começo dos trabalhos do Seminário Internacional de Apresentação Institucional, que está a decorrer no Auditório da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro.

O PICAV, é um veículo eléctrico, cuja linha estratégica, na sua concepção, visa contribuir para garantir a mobilidade nas Cidades para pessoas com Mobilidade Reduzida.
Hoje, no Barreiro, no âmbito do Seminário Internacional de Apresentação Institucional, foi efectuado o lançamento mundial do PICAV.

TCB’s um dos sete parceiros no projeto

De referir que o Seminário conta com a presença de representantes dos sete parceiros no projeto – Università degli Studi di Genova - Dipartimento di Meccanica e Costruzione delle Macchine (DIMEC) e Università di Pisa, ambas de Itália, University College London, do Reino Unido, Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique (INRIA), França, MAZEL Ingenieros, Espanha, ZTS Vyskumno-vyvojovy Ustav Kosice, Eslováquia, e Serviços Municipalizados de Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) –, além da presença de representantes da Comissão Europeia.

Lançamento Comercial e test drive, terça-feira

Recorde-se que o Lançamento Comercial e test drive, está agendado para amanhã, dia 25 de Setembro, terça-feira, entre as 10h00 e as 18h00, no Parque da Cidade.
No local , será possível aos interessados fazer um test drive e esclarecer todas as questões com especialistas na matéria.
Fonte: Rostos

domingo, 23 de setembro de 2012

Nova almofada antiescaras Hybrid Elite da Roho

Apresentando a nova ROHO Hybrid Elite - a almofada de cadeira de rodas, que combina a proteção da pele e forma excelente equilibrio entre a capacidade da ROHO FLOATATION, com a estabilidade da tecnologia de base Jay.

O design da nova almofada permite melhor alinhamento pélvico e estabilidade para melhor posição e função, mantendo ótima imersão e envolvimento de ambas as tuberosidades isquiáticas e trocânteres maiores.

EU: Também gostei de ver a Roho a apostar numa capa diferente. As anteriores sujam-se e molham-se com muita facilidade, além de não serem grande coisa. Veja aqui.
Embora aqui tenha os tamanhos, fico sem saber a altura.
Vejam aqui mais novidades lançadas pela Roho.

sábado, 22 de setembro de 2012

Desejos de renascer: Erotismo e deficiência

"Desejos de renascer" é uma colecção única de literatura erótica. É diferente porque os personagens centrais são pessoas com deficiência, e como a sexualidade e deficiência ainda pode incomodar grande parte da sociedade...
O foco da história é sobre a vida de atletas com deficiência - no âmbito dos jogos Paralimpicos Londres 2012. Levanta a questão: o que há de comum entre as pessoas com deficiência? E o sexo? E o amor? .. . 

Informação completa: Mitologia da Sexualidade


MAM: Acessibilidades para todos

Tecnologias de apoio para cidadãos com necessidades especiais, nomeadamente a deficiência da visão, o acesso ao computador para deficientes motores, produtos de estimulação sensorial e equipamentos para sala de ambiente multisensorial. A estimulação sensorial ajuda pessoas com compromissos a nível cognitivo, disfunções neuromotoras e sensoriais a comunicar, aprender, brincar, trabalhar e interagir com o seu meio ambiente.

Toda a informação: MAM

Lisboa Acessível. “Somos um país habituado a guardar os deficientes numa caixa”


“Somos um país que está habituado a guardar os deficientes numa caixa fechada, para não poderem sair. Mas nós somos iguais a todos os outros, precisamos é de condições que nos ajudem a movimentar-nos”, diz ao i Deolinda Cruz, de 64 anos. Tinha 21 quando teve de amputar uma perna; um ano depois descobriu que tinha um osteossarcoma (tumor maligno dos ossos) e não foi preciso muito tempo para ter de usar uma cadeira de rodas. Ontem foi uma das dezenas de pessoas que estiveram presentes na acção de sensibilização “Um Passeio, por Lisboa (In)Acessível”, iniciativa que pretende alertar para as dificuldades que as pessoas com mobilidade reduzida enfrentam quando circulam pela cidade.
A Associação Salvador, juntamente com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA), a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FDPP), a Fundação LIGA e mais quatro associações decidiram promover, com o apoio da câmara, a iniciativa “Um Passeio, por Lisboa (In)Acessível”, incluída no programa da Semana da Mobilidade da autarquia.
O ponto de encontro marcado em Entrecampos tinha dois objectivos: fazer o percurso até ao Campo Pequeno a pé ou em cadeira de rodas e, depois, de transportes públicos até ao Saldanha. As dezenas de pessoas com mobilidade reduzida foram acompanhadas pelo vereador da Mobilidade e Infra-estruturas Viárias da autarquia, Fernando Nunes da Silva, e por Inês Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Benfica, que foram desafiados a fazer todo o percurso de cadeira de rodas: “Foi muito difícil e muito complicado. E acho que quem trabalha o espaço público, sobretudo os autarcas, deveriam, antes de começar a trabalhar o espaço público, fazer um percurso destes para ver as dificuldades e os obstáculos que existem, de forma a poderem trabalhar e executar melhor as obras de melhoramento que podem fazer para facilitarem e darem autonomia a estas pessoas”, disse ao iInês Gomes. Para a presidente da junta, o mais difícil foi “atravessar as estradas e as passadeiras, cujos lancis não estão nivelados à altura regulamentar”.
A altura dos lancis dos passeios e a falta de adaptação dos transportes públicos são dos problemas mais apontados pelas pessoas de mobilidade reduzida. Durante o percurso foram várias as vezes que muitas das pessoas em cadeira de rodas tiveram de ir para a estrada, por não conseguirem subir ou descer sozinhos.
“É preciso que se vá progressivamente corrigindo, pelo menos nos grandes eixos da cidade, onde há grandes equipamentos públicos e uma maior densidade de pessoas idosas. Isto não é só um problema de pessoas com dificuldade motora. Portanto, tem de se actuar nesses sítios para progressivamente criarmos condições mais dignas, e sobretudo mais humanas, para que esta gente possa utilizar a cidade como nós”, sublinhou ao i o vereador Fernando Nunes da Silva.
O projecto “Lisboa Acessível”, realizado pelas nove associações de mobilidade reduzida, é um dos candidatos ao Orçamento Participativo da Câmara de Lisboa, que dá oportunidade a todos os cidadãos de votarem, desde ontem até 31 de Outubro, nos projectos que querem ver desenvolvidos na cidade.
Este pretende promover as acessibilidades no eixo Entrecampos-Marquês de Pombal, tornando o troço um modelo “daquilo que deverá ser a cidade do futuro”. O objectivo é eliminar todas as barreiras à acessibilidade neste percurso, incluindo a adaptação das passadeiras e paragens de autocarro, remoção dos obstáculos nos passeios, relocalização do mobiliário urbano e regularização do pavimento. “O mais importante é que todas as pessoas votem e se envolvam nesta causa, porque é muito difícil para uma pessoa com limitações poder fazer o seu dia-a-dia, tentar sair de casa e não conseguir ir a uma caixa multibanco, não conseguir ir a um café ou a um supermercado. Daí criar este troço, entre Entrecampos até ao Marquês, todo acessível”, afirmou ao i Salvador Mendes de Almeida.
De acordo com o fundador e presidente da Associação Salvador, a falta de acessibilidades nas ruas, transportes e edifícios impede muitas pessoas com mobilidade reduzida de terem uma participação mais activa na sociedade.
“Se este projecto sair vencedor, e se forem criadas estas acessibilidades, vai beneficiar toda a população, tornando Lisboa uma cidade mais atractiva, uma cidade mais amiga dos peões. Vai ser bom não só para as pessoas em cadeiras de rodas, mas para todas as pessoas, pois muitos são os idosos e muitas são as pessoas que temporariamente partem uma perna e que se vêem à rasca para se conseguir movimentar”, realçou Salvador Mendes de Almeida.
Fonte: i

Vamos ajudar a preencher vidas

Tem agora a oportunidade de ajudar a preencher a vida de um conjunto de pessoas com deficiência motora que precisam do seu apoio para terem uma vida mais digna.

Os casos apresentados nesta plataforma estão integrados na iniciativa “Ação Qualidade de Vida 2012”, que visa para atribuir apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e com comprovada falta de recursos financeiros.

O número de candidaturas recebidas tem vindo a aumentar de ano para ano, sendo que em 2012 foram recebidas 153 candidaturas válidas. Infelizmente, a Associação Salvador não dispõe de recursos financeiros para dar resposta a todos os pedidos de apoio, tendo ficado 119 candidaturas válidas por apoiar.

Por esse motivo, relançamos agora a plataforma www.preenchaestavida.com – que estará ativa até dia 31 de dezembro - de forma a que todos possam apoiar com o valor que entenderem (a partir de 1 euro) os casos que já foram sujeitos a uma análise prévia por parte de um júri, e que foram classificados como mais urgentes.

Recordamos que com o o apoio de 1258 doadores, entre Outubro 2011 e Janeiro 2012, foi possível angariar 55.442€ que ajudaram a preencher a vida de 13 pessoas que se tinham candidatado à Ação Qualidade de Vida 2011. Veja aqui os casos apoiados.

Nesta edição acreditamos que com o empenho de todos conseguiremos ir ainda mais longe e dar uma nova vida a um grande número de pessoas!

Contamos consigo! Contribua e passe a palavra!

Obrigado,

Salvador Mendes de Almeida
Associação Salvador

Enviado por email

Lipor lança concurso de ideias para criação de ecoponto "acessível a todos"

A Lipor -- Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto lançou um concurso nacional de ideias para a criação de ecopontos "acessíveis a todos".

A ideia é "combater a exclusão social, permitindo que cidadãos com deficiências tenham as mesmas oportunidades de aderir à reciclagem multimaterial".O concurso destina-se a arquitetos, designers, engenheiros e outros, tendo como objetivo futuro a produção do produto a nível nacional.

"Além da procura de ideias, procurar-se-á que dê origem a novos produtos, no caso Ecopontos, dinamizando a indústria nacional", refere, em comunicado, a Lipor.

A fase de candidatura decorre até ao dia 12 de dezembro, não estando ainda definida a data de divulgação dos três projetos vencedores.

Fonte da Lipor referiu à Lusa que este concurso de ideias surge da constatação de que "nem toda a gente consegue usar os ecopontos, porque não chega à ranhura ou, entre outras razões, não distingue as cores".

"A ideia é criar um ecoponto sem barreiras", sublinhou.

Os equipamentos terão, assim, de ser amigos dos cidadãos portadores de deficiências e ficarem acessíveis no espaço público.

Este concurso conta com a Sociedade Ponto Verde, ACAPO, Instituto Nacional para a Reabilitação, Ordem dos Arquitectos, Provedor Metropolitano dos Cidadãos com Deficiência e Agência Portuguesa do Ambiente como parceiros.

Fonte: Porto Canal

Terapeuta da Fala para utentes com Necessidades Complexas de Comunicação


A ANDITEC disponibiliza apoio especializado por Terapeuta da Fala a utentes com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC) que necessitem de utilizar Tecnologias de Apoio à Comunicação.

Para informação detalhada contactar:  info@anditec.pt


Vote no projeto Lisboa Acessível - 131

Caros(as) amigos(as),

A Associação Salvador, em conjunto com outras associações, submeteu ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa um projeto de criação de acessibilidades no eixo Entrecampos – Marquês de Pombal.

Queremos tornar este troço num modelo daquilo que deverá ser a cidade do futuro: uma cidade inclusiva, mais atrativa, organizada, agradável para passear e andar a pé, que proporcionará uma maior qualidade de vida a TODOS os cidadãos.

Este projeto beneficia não só pessoas com deficiência motora ou visual, mas também pais com carrinhos de bebés, idosos, pessoas que temporariamente partem uma perna e têm que se deslocar de muletas ou cadeira de rodas… enfim, todos nós em determinadas alturas das nossas vidas. Clique aqui para obter mais informação.

Para que este projeto seja implementado, tem que ser dos mais votados! Votem JÁ (para não cair no esquecimento) em www.lisboaparticipa.pt e divulguem pelos vossos contactos. O projeto é o 131 e chama-se “Lisboa Acessível”. Precisamos de MUITOS votos.

Os passos para votar são os seguintes:
Aceda a www.lisboaparticipa.pt;
Registe-se no site (barra azul no topo);
Após o registo receberá um email para confirmação (caso demore a recebê-lo, verifique se está no correio eletrónico não solicitado/junk email). Clique no link indicado no email;
Faça o login com email e password (caso já esteja registado, os pontos 2 e 3 não se aplicam);
Selecione“projetos cujo orçamento será de valor superior a 150.000€ e até 500.000€”;
Pesquise por nº de projeto e coloque “131”;
Clique no botão “votar projeto” abaixo da descrição do projeto.Nota: podem votar todas as pessoas, independentemente de morarem ou não em Lisboa. Basta ter um email.

Contamos convosco!

Salvador Mendes de Almeida

Associação Salvador
Tel. 213 184 851
info@associacaosalvador.com | www.associacaosalvador.com
Enviado por email

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Carlift Meyland - Transferência de dependentes para o veiculo

O CARLIFT Meyland levanta pessoas com deficiência dentro e fora de carros sem problemas.
O elevador é operado pela pessoa com deficiência, ou - se necessário -. por um assistente
A CARLIFT Meyland pode ser montado em esquerda ou do lado direito dos carros com duas ou quatro portas, e o braço de elevação é ajustável a fi t o elevador para tamanhos diferentes de automóveis.

A elevação / abaixamento funciona a função por um motor de 12 volts, que é alimentado com energia da bateria do carro.
O elevador é operado a partir de uma pequena caixa de controle com botões de pressão. A caixa está ligada ao elevador com um cabo em espiral o tempo suficiente para tornar possível que um assistente fora do carro para operar o elevador.
Os movimentos laterais são feitas manualmente.
Quando o CARLIFT Meyland não está em utilização ou durante a condução pode ou permanecer no console ou em um único aperto ser retirado e colocado no porta-malas. Se a consola de elevação é removido sem vestígios visíveis são normalmente observados, o que é uma vantagem se o carro está a ser vendido

O CARLIFT Meyland também pode ser utilizado em casa, no quarto, a casa de banho, etc e é operado da mesma maneira como no carro. O elevador pode ser usado para levantar a pessoa da cadeira de rodas para a cama, o banheiro, o banho etc
Para o uso em casa um console de parede altura ajustável está disponível, que é aparafusado na parede no local desejado.
O CARLIFT Meyland é levantada para o console e com energia fornecida por um transformador volts 12/230.Tanto o elevador e transformador pode ser usado em outras partes da casa onde consoles de parede são moun Ted.
Um braço de extensão está disponível fazendo o elevador cobrir uma área maior. O braço de extensão é também útil quando o espaço for limitado.


Fonte: Kivi

Novas tábuas de transferência Beasy Premium

Novas tábuas de transferência  Beasy "Premium". Segundo a empresa estas tábuas são revestidas com protecção antibacteriana da Microban e permite que nosso rabiosque deslize facilmente.
Gostei das cores e design. Vamos ver os preços...já recebi a minha Beasytrans mas ainda não a experimentei. Depois darei minha opinião.


Turismo Acessivel: Figueira da Foz

A Figueira da Foz é uma cidade com vários recursos naturais, Mar, Rio, Serra e Floresta. Situada no distrito de Coimbra, inserida na região Centro e na sub-região do Baixo Mondego, assiste à desembocadura do rio Mondego com o Oceano Atlântico. É uma das maiores cidades da Beira Litoral, sendo também a segunda maior cidade do distrito de Coimbra.

É considerada a "Rainha da Costa de Prata" pelas suas praias extensas, onde o Cabo Mondego é o preâmbulo da Serra da Boa Viagem, este foi declarado Monumento Natural Nacional, candidato a Património Mundial por ser um lugar exemplar, com figuras da Era Jurássica de rara visibilidade. Possui também uma vasta área de Floresta, onde os Parques de Merendas existentes vão fazendo as delícias de quem a visita.

Toda a praia da Figueira da Foz é percorrida por passadeiras de madeira, com vários pontos de entrada em rampa para facilitar as pessoas com ou sem mobilidade reduzida. Em paralelo, existe também uma ciclovia que faz a ligação da Figueira da Foz até Buarcos. Uma óptima opção para quem gosta de fazer algum exercício físico (andar, correr) com segurança. Contudo, e infelizmente, existem alguns pontos de intersecção com as vias de circulação de trânsito automóvel, nomeadamente nas passadeiras, onde não se cumprem as normas de desnível dos passeios (os lancis são demasiado elevados ou constituídos com rampas a 45º).

A praia da Figueira da Foz tem dois locais de acessibilidade a cadeiras de rodas: a praia do Relógio e a praia de Buarcos, esta última é referenciada como “Praia para Todos” por ter uma cadeira anfíbia (tiralô), estacionamento e balneários para pessoas com mobilidade reduzida. Tem havido um interesse crescente por parte da autarquia, em tornar outras praias acessíveis, nomeadamente na margem sul do concelho, a praia da Cova, onde espero que no próximo ano seja considerada uma “Praia para Todos”.

Para aqueles que são menos frequentadores de praias e mais adeptos de piscina, existe uma aberta ao ar livre no período do verão (na época balnear) com acessibilidades, em plena marginal da Figueira da Foz, com vista para o mar e marginal.

É ainda possível contemplar várias embarcações de pescadores, nomeadamente na margem sul do concelho, mais propriamente no Portinha da Gala, freguesia de São Pedro, com ótima acessibilidade e WC’s para pessoas com mobilidade reduzida, que dá ainda mais autenticidade e beleza à zona.

A Figueira da Foz tem várias atracções turísticas, uma delas é o porto, surpreendente pelo seu grande tamanho e modernidade, aqui podem-se praticar alguns desportos enquanto se desfrutam de umas vistas espectaculares do Oceano Atlântico. O porto está sempre cheio de gente, sobretudo de turistas, e conta com muitos estabelecimentos para beber e comer. Tem havido uma sensibilidade acrescida nas novas obras do Porto, em fazer rampas e permitir assim a acessibilidade de todos.

Outra das zonas que chama a atenção desta cidade é a sua zona antiga. Encontrando-nos junto ao mar, perto do Porto, e parecendo estar noutro lugar diferente, o Forte Santa Catarina Da Figueira da Foz, relembra-nos os tempos passados, onde a Torre do Relógio (situada em frente à Esplanada Silva Guimarães, na Praia do Relógio e não Praia da Claridade) é outra das referências da cidade. Uns quilómetros mais a norte encontramos também a Fortaleza de Buarcos. Todos estes “monumentos” podem ser visitados e apreciados em volta (por fora). Existe também o Palácio Sotto-Mayor, com a sua história, numa zona mais central da Figueira da Foz, mas que infelizmente não tem acessibilidades.

Há também avenidas gigantes e grandes praças. Tratando-se de uma localidade completamente turística, a tradição portuguesa está no seu centro, onde a actividade comercial é evidente. A Rua da República, que faz a principal ligação da entrada da cidade, por quem a visita (seja por automóvel, comboio, etc.), à zona mais central da cidade, que se prolonga até ao Mercado Municipal, sendo este acessível. Nos últimos tempos, foram construídos supermercados e hipermercados na zona mais periférica da cidade, procurando dotar a Figueira da Foz de outros meios para apoiar o turismo (cinema, comércio, restaurantes, etc.).

O Parque das Abadias é um dos "pulmões" da cidade, com o seu imenso relvado, é um local natural de lazer e recreação, onde para além de ser um local de encontro para passeios ao ar livre, se realizam algumas provas de corta-mato e várias outras iniciativas, com vista a proporcionar momentos agradáveis aos cidadãos do concelho e seus visitantes. Este Parque atravessa a cidade ao meio, indo desde a zona norte da cidade até ao Jardim Municipal. Do Parque das Abadias pode-se também visitar o Centro de Artes e Espectáculos e o Museu eBiblioteca Municipal, já que estão todos unidos, e todos possuem acessibilidade.

Já agora, fazer praia, na Figueira da Foz, é espectacular. O final do dia é revigorante, onde tendo o mar e o céu como linha do horizonte, assistimos a um fantástico pôr-do-sol, cheio de cor, podendo ao mesmo tempo desfrutar de uma boa bebida ou gelado refrescante, já que existem alguns bares e geladarias à beira-mar com adaptações apropriadas (rampas e casas de banho).

Excelentes resultados em pacientes tetraplégicos em Santa Catarina no Brasil

Especialistas de todo o mundo consideram o procedimento como uma das mais importantes descobertas para o tratamento de pacientes com poucos movimentos.

Mais uma neurocirurgia de referência é realizada em Tubarão, no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). O tratamento para pacientes com tetraplegia, desenvolvido pelos médicos Jayme Bertelli e Marcos Ghizoni, tem proporcionado resultados impressionantes.

O hospital foi pioneiro no emprego da técnica, e, desde então, no Brasil, este procedimento é realizado apenas em Tubarão. Esta semana, a sexta cirurgia deste tipo foi realizada na instituição. O paciente, um homem de 40 anos, apresenta paralisia nos membros superiores e inferiores devido a um acidente automobilístico.

Segundo os neurocirurgiões, a prioridade não é fazê-lo andar, mas sim a melhorar a movimentação dos membros superiores. É um tratamento moderno, baseado na transferência de nervos. “Funciona como se fosse um ‘gato’ na instalação elétrica. Por exemplo, ligamos o nervo que abre os dedos ao que gira a palma da mão para cima”, explica Bertelli.

Da mesma forma com que é feita a extensão do cotovelo, a função do tríceps é reconstruída por meio da transferência de nervo, o que é importante para o paciente mover-se de uma cadeira a outra.

Desde que começaram a empregar esta nova técnica, o tratamento cirúrgico tem sido reconhecido por especialistas de todo o mundo, inclusive pelo Centro de Recuperação de Tetraplégicos na Suécia, como uma importante descoberta.

Fonte: Deficiente Ciente

II Encontro de Feridas em Chaves

Irá decorrer dia 29 de Setembro 2012 no Auditório da Escola Superior de Enfermagem Dr. José Timóteo Montalvão Machado, em Chaves, o II Encontro de Feridas sob a temática “Úlceras de Perna”.

Turismo Acessível - Projecto de Resolução apresentado hoje na Assembleia da República

“Recomenda ao Governo o desenvolvimento de uma estratégia integrada que promova o «Turismo Acessível» ou «Turismo para Todos» em Portugal”

O “Turismo Acessível” permite que todos os cidadãos – pessoas com incapacidade permanente, pessoas com incapacidade temporária ou pessoas sem qualquer incapacidade – possam usufruir do seu tempo de lazer, contribuindo para um completo desenvolvimento pessoal e social individual.

Não obstante a vontade de viajar demonstrada pelas pessoas com deficiências ou incapacidades e pelas suas famílias, os múltiplos obstáculos existentes na oferta turística privam-nos do cumprimento dos seus direitos e do desenvolvimento da sua autonomia. Por outro lado, representando o Turismo o exercício da livre escolha, a falta de um projeto integrado de “Turismo para Todos” priva o mercado do Turismo em Portugal, da mais-valia de um grupo com características muito específicas, retirando-lhe um assinalável potencial de crescimento.

Nesse sentido, torna-se necessário salvaguardar a acessibilidade em todas as etapas do processo de escolha turística. Desde as reservas à deslocação, não esquecendo a importância determinante das condições de acessibilidade no destino como o alojamento e os locais a visitar, as infraestruturas que suportam a deslocação, e os meios de difusão da oferta nas suas múltiplas vertentes.

No primeiro Congresso de Turismo Acessível realizado em Portugal em Abril de 2007, introduziu-se no seio de decisores e operadores turísticos, a necessidade da fileira do Turismo adotar os princípios da acessibilidade universal, assim como o redesenho das novas fronteiras do mercado. Vários passos foram dados com êxito. Importa, no entanto, definir uma estratégia integrada com vista a uma disseminação mais efetiva.

O potencial de mercado do “Turismo Acessível” é amplo e abrangente, se tivermos em conta fatores como as deficiências congénitas, as doenças crónicas incapacitantes, as deficiências que resultam de acidentes de viação e de acidentes de trabalho, o aumento das incapacidades motoras e sensoriais que acompanham o processo de envelhecimento, o aperfeiçoamento legislativo que permite uma partilha cada vez mais acessível de espaços público, edificado, transportes e serviços, e os avanços tecnológicos que acompanham os produtos de apoio.

Constata-se que em matéria de “Turismo Acessível”, a procura não é determinada pelo rendimento, mas pelas necessidades decorrentes da relação com o meio. Na Europa, apesar de passarem por uma má experiência face à informação existente, estes turistas representam 7,5 milhões e geram 150 milhões de dormidas. Acresce ainda o facto de, 52% viajarem acompanhados, o que poderá ter um efeito multiplicador de grande significado económico para o setor.

Quando questionados sobre a decisão de poderem viajar, 37% dos cidadãos com mobilidade condicionada refere não o fazer por falta de informação acerca das condições de acessibilidade e 48% manifestam intenção de o fazer se essa informação estiver disponível.

Um estabelecimento acessível proporciona maior qualidade e maior conforto a todos os clientes. Estimando-se que mais de 25% da população europeia tenha mobilidade reduzida e que um local não acessível observa um perda de 25% dos seus potenciais clientes, conclui-se que o “Turismo para Todos” potencia um aumento da capacidade de ocupação e utilização nas épocas baixas, respondendo aos problemas da sazonalidade do setor, fideliza clientes e reforça o potencial da oferta, aumentando o volume de negócios e melhorando a imagem social das empresas.

Em Portugal, o setor do Turismo constitui uma das mais importantes atividades económicas, representando atualmente cerca de 15% do PIB nacional, cerca de 10% do volume de emprego e 14% do volume de exportações apresentando, ainda, um forte potencial de expansão em diversos domínios, nomeadamente no mercado direcionado para as pessoas com deficiências e incapacidades.

Face ao exposto, considerando o potencial de crescimento económico que pode resultar da implementação de uma estratégia de “Turismo Acessível” que englobe conceitos de participação e integração de todos os cidadãos, e em cumprimento de documentos estratégicos como o Primeiro Plano de Ação para as Pessoas com Deficiências ou Incapacidades aprovado em 2006, o Plano Nacional de Promoção da Acessibilidade aprovado em 2007, a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada em Nova Iorque em Março de 2007 e ratificada pelo Estado Português em Julho de 2009 ou a Estratégia Nacional para a Deficiência aprovada em 2011, os Deputados do Partido Socialista, abaixo assinados, apresentam, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o seguinte Projeto de Resolução:

A Assembleia da República, resolve nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição da República Portuguesa, recomendar ao Governo que:

a) Desenvolva com carater de urgência uma estratégia integrada que promova o “Turismo Acessível” ou “Turismo para Todos” em Portugal, que englobe, a promoção da acessibilidade universal e do desenho inclusivo e que proporcione a todos os cidadãos, independentemente da sua idade, condição motora, cognitiva ou sensorial, o acesso à informação que lhes permita planear os seus tempos de lazer, e o acesso a uma prestação de serviços assente no reconhecimento pelos seus direitos, na primazia da mobilidade na escolha dos destinos e do seu efetivo usufruto.

b) Inclua na referida estratégia programas de formação dos agentes para o acolhimento e atendimento a este grupo de cidadãos.

c) Envolva na conceção, acompanhamento e concretização da estratégia as associações representativas das pessoas com deficiências e incapacidades e, também, as associações representativas do setor do turismo.

Os Deputados do Partido Socialista,
ANTÓNIO BRAGA
IDÁLIA SERRÃO
HORTNSE MARTINS

Stephen Hawking entre as 10 pessoas mais inteligentes do mundo

Stephen Hawking entre as 10 pessoas mais inteligentes do mundo, cujos QI são geniais (mais de 140) ou "apenas" muito desenvolvidos (acima de 130). A maioria situa-se entre os 90 e os 110...
Saiba quem são os mais inteligentes do mundo aqui.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dia do desporto adaptado

A Associação Salvador convida-o(a) a participar no Dia do Desporto Adaptado que terá lugar no dia 30 de Setembro em Lisboa. 


A Associação Salvador vai promover a terceira edição do Dia do Desporto Adaptado, que terá lugar no dia 30 de Setembro 2012 (das 14h às 18h), no Parque de Jogos 1º de Maio /INATEL, localizado na Av. Rio de Janeiro em Lisboa.

Esta edição conta com uma demonstração de Futebol em Cadeira de Rodas elétrica, a cargo da equipa da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra, seguida de um Peddy Paper Desportivo onde os participantes terão a possibilidade de conhecer e experimentar diferentes modalidades desportivas disponíveis nesse dia no Parque de Jogos 1º de Maio.

Através de uma parceria realizada com a Tecnifar/Projecto SMS (Solidariedade Médica e Social), durante o evento estará uma equipa de profissionais de saúde, em regime de voluntariado, a realizar rastreios gratuitos aos participantes. Esta equipa acompanhará o horário total das atividades e fará avaliações de: Tensão Arterial, Glicémia e Colesterol . O atendimento será feito por ordem de chegada com coordenação do staff Tecnifar e cada participante demorará em média 5 minutos

A participação é gratuita!

Faça já a sua pré-inscrição aqui pois as vagas disponíveis são limitadas.

As inscrições estão abertas até ao dia 20 de Setembro. Após esta data informaremos se a sua inscrição foi uma das selecionadas. Caso seja selecionado(a), será solicitada uma caução de 5€ por participante.

Contamos com todos!

O Dia do Desporto Adaptado 2012 é um Projeto cofinanciado pelo programa de financiamento do INR, I.P. às ONG.

Enviado por email


Entrevista com tetraplégico que inspirou o filme Intocáveis

Abaixo, entrevista com Philippe Pozzo di Borgo, tetraplégico, cujo livro da sua autoria Segundo Suspiro inspirou o filme de enorme sucesso Intocáveis.

EU: Vi o filme e sinceramente não achei nada demais. Prefiro mil vezes filmes do estilo de O Escafandro e a Borboleta que este género. De qualquer maneira fixei duas frases que me dizem muito. Ambas ditas por Philippe (personagem tetraplégico) quando passeavam a altas horas da noite junto ao Rio Sena. 1ª frase: "Não sinto nada mas sofro" e 2ª: "Há muito que não via paris a esta hora". Pela negativa destaco uma cena onde o Driss (seu cuidador) despeja chá em alta temperatura propositadamente para suas pernas e se certificar que Philippe não tinha sensibilidade.

Eduardo Jorge

Por que o senhor acha que o filme fez tanto sucesso?

Vivemos em uma época de ansiedade muito grande, por causa da situação econômica e política mundial. Então, acho que as pessoas ficaram felizes de ver que dois caras em péssimas condições ainda podiam aproveitar muito bem a vida e ajudar um ao outro. Há uma grande necessidade de reconciliação, de aceitação das diferenças e das fraquezas, de aproveitar o momento. Isso, somado ao grande talento dos diretores, atores e produtores envolvidos, foi o responsável pelo sucesso do filme.
Uma das cenas do filme “Intocáveis”.



Por que decidiu contar sua história em um livro?

Depois da morte da minha mulher, eu passei por uma depressão terrível, que eu não tinha vivido apos o acidente que me deixou paraplégico, ocorrido três anos antes. Quando Beatrice morreu, suas ultimas palavras foram: ‘Você tem que seguir em frente, e expressar sua dor em palavras vai te ajudar’. Dois anos depois, eu estava deitado há meses, com dor, e comecei a gravar frases em um gravador portátil. Pouco a pouco, pelos próximos dois anos, eu revivi minhas memórias, a maioria delas no silêncio da noite, e comecei a me reconstruir. Então comecei a gostar das palavras, e passei a trabalhar no livro.

Qual foi a parte mais difícil de se tornar deficiente físico?

Não conseguir pegar minha mulher e meus filhos no colo.

O que mudou na forma como o senhor vê a vida? Muitas coisas. Primeiro de tudo, ver o mundo de uma cama ou de uma cadeira de rodas não é o mesmo que vê-lo em pé. Eu descobri que eu era frágil, não era eterno, e que o tempo contava. Mas, especialmente, que a dor me deixa desconfortável e que, portanto, cada momento que eu me sinto bem tem que ser completamente aproveitado. Eu não gasto meu tempo em coisas desnecessárias. Ser totalmente dependente dos outros requer que você seja agradável com eles, do contrário, eles me esquecerão. Antes do acidente, eu costumava usar muito a minha influência para conseguir o que eu queria. Não é a melhor maneira e a sociedade seria muito mais agradável se nós pedíssemos as coisas gentilmente. Eu aprendi a ser paciente, especialmente durante as noites longas de insônia, e a conviver com o silêncio.

Qual foi a primeira coisa que passou pela sua cabeça quando conheceu Abdel? E por que decidiu contratá-lo?

Pensei: ‘Esse é exatamente o cara que eu preciso, ele é inteligente, relaxado, rápido, forte, vai conseguir me ajudar a cuidar da minha mulher e da minha condição física’.

Como está Abdel? Qual é a relação de vocês hoje?

Ele está casado há 8 anos, tem 3 filhos dos quais ele se orgulha muito. Ele está um pouco fora de forma e por isso prefere ser gentil a entrar em uma briga. Esses dias ele me disse: ‘Se eu cruzasse com o antigo Abdel, perderia.’ Nós nos vemos constantemente, ou na França ou no Marrocos, e às vezes nos encontramos em eventos para a imprensa. Os filhos dele me chamam de “tio” e minhas filhas o tratam da mesma maneira.

Muitos diretores procuraram o senhor e Abdel antes de Olivier e Eric. Por que deixaram que eles fizessem o filme?

Eu gostei muito da generosidade e da inteligência com que eles levaram o filme. Eu já fui procurado por grandes nomes, mas nunca tinha consentido porque faltava senso de humor. Embora eles tenham adaptado a história, minha mulher e eu ficamos com a impressão de que os detalhes ainda estão lá. Ao mesmo tempo, nossos amigos estavam rindo e chorando ao mesmo tempo, então sentimos que alguma coisa havia acontecido. Na première em Paris, as pessoas bateram palmas por vários minutos em pé. Os diretores merecem esse sucesso, pois acertaram o tom. Uma semana depois, eles mostraram o filme no hospital para deficientes físicos no qual eu passei algum tempo nos últimos 20 anos, e somente as pessoas mais debilitadas podiam entrar. Você devia ver as risadas deles.

Entrevista e informação completa: Deficiente Ciente

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ação de Sensibilização Lisboa (In)acessível

Ação de Sensibilização Lisboa (In)acessível

18 de Setembro, às 14h30 em Entrecampos.


A Associação Salvador, em parceria com a ACAPO, APEDV, ADFA e Gulliver, convidam-no(a) a participar na ação de sensibilização Lisboa (In)acessível. Trata-se de um passeio entre a zona de Entrecampos e o Saldanha e tem como objetivo alertar a opinião pública para a falta de acessibilidades neste eixo central da cidade.

Esta ação conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e está enquadrada na Semana Europeia da Mobilidade.

Podemos contar consigo? Confirme por favor a sua presença para info@associacaosalvador.comaté dia 14 de setembro.

Atletas paralímpicos pedem mais apoios no regresso a Portugal

O pedido do presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), Humberto Santos, para um maior apoio dos privados e novas críticas do maratonista Jorge Pina marcaram hoje o regresso a Lisboa da comitiva portuguesa aos Jogos Paralímpicos Londres2012.

Apesar do atraso de quatro horas em relação à hora inicialmente prevista, as 21h00, centenas de pessoas esperaram a comitiva na zona de chegadas do Aeroporto da Portela e não regatearam aplausos e abraços aos atletas paralímpicos lusos.

Portugal subiu três vezes ao pódio nos Jogos Paralímpicos de Londres2012 e somou medalhas de prata e bronze no boccia e ainda uma de bronze no salto em comprimento F20 (deficiência mental), arrecadando ainda 16 diplomas, o que levou o Chefe de Missão, Carlos Lopes, a considerar que o país alcançou «resultados dignos» na competição.

Humberto Santos aproveitou o momento para realçar a necessidade de serem encontrados mais apoios entre a iniciativa privada para a preparação paralímpica durante o “ciclo” dos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016.

O presidente do CPP referiu que expressou esta preocupação aos governantes portugueses que estiveram em Londres2012 e chamou ainda a atenção para a necessidade de recrutamento de novos atletas para a alta competição paralímpica.

A questão dos atrasos no pagamento das bolsas em 2009 e 2010 também foi abordada, com Carlos Lopes a garantir que estas verbas acabaram por ser todas liquidadas de forma “tardia” em 2012.

Apesar de novas críticas do maratonista Jorge Pina à forma como foi recebido em Londres e às condições em que ficou alojado, Carlos Lopes considerou que o Comité Paralímpico apenas se irá debruçar sobre a matéria após ouvir diretamente o atleta.

«Não temos os apoios que deveríamos ter», afirmou Jorge Pina, deficiente visual, que lamentou ainda o facto de não ter tido ninguém a recebê-lo em Londres e por ter ficado «num quarto sozinho com escadas inclinadas».

Um conjunto de novas críticas do maratonista, que ainda em Londres havia chamado a atenção para o problema dos atrasos no pagamento das bolsas e afirmado que os atletas se sentem «abandonados».

O secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, Marco António Costa, esteve no Aeroporto de Lisboa mas não prestou declarações, dizendo apenas que «foi um gosto» estar com os atletas.

Fonte: Sapo

domingo, 9 de setembro de 2012

Deficiência: Vigilia em frente à Assembleia da República, dia 02 de Outubro, por uma vida digna

Viver não é só respirar.

Também é poder trabalhar, sair com os amigos, estudar, namorar, ir às compras onde nos apetecer, poder sair de casa sem necessitar de ajuda.

Mas tudo isto, e muito mais, é-nos negado unicamente por termos uma deficiência.

Ao cortar 30% no orçamento para atribuição de produtos de apoio, o governo tomou uma decisão que, objectivamente, contribui para o agravamento das condições de vida e de saúde da população com deficiência. Produtos de apoio são cadeiras de rodas, sondas, próteses, etc., sem os quais é impossível vivermos.

Todos os anos há centenas de pessoas com deficiência a quem são negados os produtos de que necessitam para compensar as suas incapacidades. Muitos são aqueles que nem sequer se candidatam porque são logo avisados pelos serviços públicos de que não existe verba.
Isto tem de acabar.

A lei é clara. “Atribuição de forma gratuita e universal de produtos de apoio”, é o que está escrito! Será muito dificil o governo perceber o que quer dizer “gratuito” e “universal”?

REFORÇO IMEDIATO DO ORÇAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DE APOIO.

A gravidade desta situação é ainda maior dados os baixos níveis de rendimentos disponíveis (63,2% dos agregados familiares que integram pessoas com deficiência têm menos de 800 € de rendimento mensal, 27,6% não ultrapassam os 403€) e os custos acrescidos que as pessoas com deficiência têm de suportar para viver (estes custos, dependendo do tipo de deficiência, variam entre 4.103€ e 25.307€ anuais) que não são nem de perto nem de longe compensados.

Para fazer face a esta situação são urgente, entre outras medidas: o aumento das prestações sociais, como as pensões de invalidez, apoio de 3ª pessoa, subsídio de dependência, etc.; promoção de condições de vida independente e escolha de projecto de vida; apoio ao emprego e o cumprimento das quotas estabelecidas na lei; reposição dos benefícios fiscais que foram eliminados pelo governo de José Sócrates.

AUMENTO DAS PRESTAÇÕES SOCIAIS E REPOSIÇÃO DOS BENEFÍCIOS FISCAIS.

É por tudo isto que nos vamos bater. Costumam chamar-nos cidadãos invisíveis. Pois agora vão ter-nos bem visíveis a lutar pelos nossos direitos.

DIREITOS HUMANOS NÃO SÃO REGALIAS

Fontes:

1. Elementos de Caracterização das Pessoas com Defi ciências
e Incapacidades em Portugal - CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia / ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.http://www.crpg.pt/estudosProjectos/Projectos/modelizacao/Documents/ESTUDOS_11.pdf

2. Estudo de avaliação do impacto dos custos financeiros e sociais da deficiência – Centro de Estudos Sociais – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Acompanhe-nos em (d)Eficientes Indignados e junte-se a nós no evento. Contamos com a sua presença e divulgação. Eu estarei mais uma vez na luta. Estarei em frente da Assembleia noite e dia, dias que for preciso até obtermos respostas desejadas. 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Sistema de transferências Handi-Move

Há muito tempo que andava para experimentar o Handi-move (modelo 1020). Aconteceu há uns dias atrás. Recebi na minha casa um representante da Anditec e noticias são maravilhosas.

 Palavras do técnico que me deixaram muito feliz: “Fiquei um pouco surpreendido com o facto de ser exequível o uso do Body Support (as peças que encaixam por baixo dos braços). Achava que o Eduardo não tinha tónus muscular suficiente para manter a postura na suspensão. Cada pessoa deve ser avaliada na sua especificidade sem atender aos rótulos das patologias e seus sintomas habituais”.

Também eu fiquei surpreendido por ter dado certo e não vejo a hora de vir a usufruir da ajuda fantástica que este equipamento me irá proporcionar a nível da minha independência. Achei-o muito seguro, prático e fácil de manusear. O motor que se move na calha é operado por controle remoto - infravermelho - e faz o movimento de elevação e translação. Objectivo do Handimove é apoiar-me nas transferências e higiene sem esforço e em segurança e dignidade.

Em video:

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Dia 2 de Outubro eu quero e vou estar na rua. E você?


Divulguem e juntem-se ao nosso movimento. Precisamos de todos vocês que assim como nós se sentem indignados com as politicas de exclusão social levadas a cabo pelo nosso Governo. 
Precisamos dar um basta. Mostrar a nossa força e lutarmos juntos contra esta falta de respeito e indiferença com que de Governo a Governo somos presenteados. 
Nós somos milhares com deficiência, juntos e unidos podemos e conseguimos mudar muita coisa, basta querermos e acreditarmos. Eu quero e acredito e por isso vou estar presente.
Não basta reclamar e ficar quieto à espera que as coisas aconteçam. É preciso mais. Todos sabemos que para alcançarmos algo temos que lutar muito mais que os ditos normais. 
Chega de nos ignorem e descartar como incapazes. Não permitamos que continuem a ignorarem-nos e ser tratados como cidadãos de 2ª.

QUEREMOS OPORTUNIDADES IGUAIS AOS DEMAIS CIDADÃOS E NÃO ESMOLAS.

QUEREMOS SER RESPEITADOS E VIVER EM PLENO. CUMPRA-SE A LEI.

Acompanhe as próximas novidades nos (d)Eficientes Indignados

Mulheres/deficiência – questões emergentes

O próximo Fórum promovido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) tem como tema: «Mulheres/deficiência – questões emergentes». Agendada para dia 27 de Setembro, esta sessão decorrerá, como habitualmente, entre as 15h00 e as 17h30, no Auditório do INR, em Lisboa. A entrada é livre, sem necessidade de inscrição prévia. As Pessoas surdas podem contar com Intérprete de LGP.

Dinamizadores/as:
- Dr.ª Fátima Duarte – Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
- D. Celeste Costa – Presidente da CNAD*
- Dr.ª Graça Gerardo – Vice – Presidente da ACAPO
- Dr.ª Maria Manuel Salgado – Presidente da APS *
- D. Julieta Sanches – Mãe*
Moderação: Dr.ª Sónia Esperto – Conselheira para a Igualdade do MSSS

*A aguardar confirmação

Para mais informações:
Adalberto Fernandes
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
Avenida Conde de Valbom, nº 63 1069-178 Lisboa
Tel: 21 792 95 00
E-mail: inr@inr.msss.pt
Sítio web: www.inr.pt

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Muito triste continuarem a existir estas mentalidades

Este senhor inveja a nossa deficiência. Vejam bem este infeliz comentário nos (d)Eficientes Indignados em resposta à nossa indignação por falta de oportunidades e pela maneira como estamos a ser tratados pelo Estado. 

Claudio Gonçalves escreve:  Estou de acordo e acho isto tudo muito bonito, e eu que não sou deficiente que paguei impostos durante anos, não tenho acessos a tratamentos de saúde (obrigaram-me a pagar impostos durante anos!) no entanto gastam furtunas para que os deficientes tenham uma vida melhor carros de luxo adaptados escolas com equipamentos muito superiores aos das escolas normais etc...etc... será que são os deficientes que vão no futuro trabalhar para levantar o país? tenho que cortar as pernas para ser respeitado? Há quem o faça!

Para quem não tem facebook, aqui ficam algumas respostas dadas a este senhor:


(d)Eficientes Indignados Claudio Gonçalves, achamos muito bem que lute pelos seus direitos. Nós lutamos pelos nossos e pelos seus. Escusa cortar já as pernas, experimente andar um mês de cadeira de rodas e vai ver como é. Temos a certeza que depois não vai continuar a querer cortar as pernas para ter acesso a essa vida de luxo em que imagina que as pessoas com deficiência vivem.
30/8 às 14:51 ·

Clara Cardoso Pereira Quem vive com deficiência tem tudo menos luxo. Não só não tem acesso àquilo que os não deficientes tomam como garantido (por exemplo, uma repartição pública por falta de rampas), como ainda vêem agora cortados alguns apoios fiscais. Não é preciso cortar pernas, até porque o que se quer é 1 sociedade que promova a igualdade e não a diferença; o que é preciso é perceber que os aparentes benefícios atribuídos aos deficientes apenas se destinam a atenuar as desvantagens que insistimos em manter.
30/8 

Virgilio Silverio Antunes sr cláudio você já nasceu assim ou isso foi um ataque de diarreia cerebral?...que pena no seu tempo não ter havido interrupção voluntária da gravidez...
30/8 

Carlos Ossela Claudio Gonçalves, sugiro que experimente a cadeira de rodas mas apenas durante 15 dias, dentro e fora de casa. Depois diga-nos qualquer coisa. Já agora, o que me diz de os deficientes trabalhadores, que descontam o mesmo que qualquer cidadão que trabalha para outrém, não terem direito a subsídio de doença (tem direito à baixa mas não remunerada) nem a subsídio de desemprego? Como é que é? Ainda quererá cortar as pernas? E olhe que mesmo com as duas cortadas talvez não tenha os 60% de incapacidade mínima exigida para ter as "regalioas de que fala... Já agora, quanto à capacidade de trabalho dos deficientes, experimente estar ao lado de alguém que tenha a mesma capacidade física ou mental que o senhor, e depois diga qualquer coisa. Cá o esperamos.
30/8 às 22:47

Joaquim Pais Claudio Gonçalves que triste comentário!!! sabe Eu costumo dizer que uma sociedade que não cuida dos SEUS é uma sociedade atrasada em todos os sentidos ... Fique bem Amigo se calhar não se expressou da melhor maneira... E TODOS JUNTOS VAMOS LUTAR POR SER MELHORES TODOS OS DIAS
Sexta-feira às 0:25 

'Dianas Negros' Cabinda Miconge Cláudio Gonçalves, quer um machado emprestado? Está bem afiado e não deve doer muito.

Alice Esteves HÁ PESSOAS FEITAS AO CONTRÁRIO...EM VEZ DE LUTAREM PARA TEREM MAIS REGALIAS..FAZEM AO CONTRÁRIO..LUTAM PARA TIRAR O QUE OS OUTROS TÊM...POIS EU TROCO O MEU BENEFICIO AINDA QUE TEMPORÁRIO ...PARA NÃO TER CANCRO...QUER TROCAR NEM QUE SEJA SÓ POR UM DIA SENHOR CLAÚDIO GONÇALVES?'?TROQUE PRINCIPALMENTE QUANDO SE APROXIMAREM OS MOMENTOS DA QUIMIOTERAPIA DA RADIOTERAPIA..E NOS DIAS EM QUE VAI SABER OS RESULTADOS....EU GOSTAVA DE VER O SENHOR CLAUDIO GONÇALVES A FAZER A TROCA....E EU TAMBÉM FIZ DESCONTOS TODA A VIDA ....É IGUALANDO O MAIS FRACO AO QUE TEM MAIS QUE O POVO VENCE E UM PAIS É DIGNIFICADO RESPEITANDO ..AMANDO E CUIDANDO DOS SEUS..
Sábado às 1:48 

Nelson Ferraz ‎"Sr." claudio gonçalves, não corte as pernas... corte antes a raiz do seu pensamento.
há 21 horas

Carlos L. Amaro ‎"Sr." Gonçalves, agora já se inveja quem é deficiente? Saúde, deficientes e automóveis? Mas que cocktail... A sua mundivisão está muito concentrada e com muita falta de atenção. Espero e desejo que nunca acorde com uma cadeira de rodas ao seu lado, à sua espera.
há 20 horas · 

Manuela Ralha Eu de facto já estranhava no facebook ser tudo tão perfeito, tão em prol da diferença, e os energúmenos que no dia a dia nos fazem a vida negra não aparecerem...eu trabalhei como esse senhor, descontei, como esse senhor, e quando fiquei deficiente, devido a uma acidente em serviço, do qual n tive culpa, e que como foi de viação e causado por terceiros não tive apoio da seguradora do emprego, que por acaso era estado ( eu era professora), perdi as regalias, vivo com imensas dificuldades, para além das barreiras, tenho 4 filhos e n tenho abono, tenho filhos com doenças crónicas que tenho que acompanhar ao médico e pagar...pois, de facto, tenho uma vida de luxo...
há 12 horas ·

Manuela Ralha Mas de facto sou rica...não baixei os braços, luto pela minha dignidade diáriamente, tenho gente que me ama...n sou frustrada nem pobrezinha, como esse senhor deve ser. Nem vivo sozinha, numa bolha de amargura e infelicidade.
há 12 horas 

Isabel Branco Sem comentários Claudio Gonçalves!!!!!!!!!!!!
há 12 horas

(d)Eficientes IndignadosClaudio Gonçalves, está a servir de exemplo daquilo que muita gente pensa. Os "deficientes" são uns privilegiados, até vivem à nossa custa. O problema é mesmo esse. Não queremos viver às custas de ninguém. Dêem-nos as condições para viver.
há 11 horas ·

Nós Tetraplégicos Além das barreiras arquitetónicas que tanto lutamos para ultrapassar, temos estas mentais que muito me entristece. A ignorância leva a este tipo de pensamento. No fundo cabe-nos a nós também "educar" estas mentes intolerantes e egoistas. Carros de luxo? Quem nos dera poder viajar num simples transporte público como o Sr Cláudio o pode fazer a qualquer hora e altura. Nós não, pois não são veiculos adaptados e por exemplo para viajar de comboio temos que avisar com 48 horas de antecedência. Material de luxo para estudarmos...quem nos dera que tivessemos uma simples almofada antiescaras para nos podermos proteger das escaras que neste momento nem esse direito maioria tem...finalizando, nenhum de nós deseja esmolas ou subsidios mas sim oportunidades iguais às que o Sr Claudio tem. Somos cidadãos de pleno direito. Estas mentalidades atrasam tudo e infelizmente demoram a ser ultrapassadas. Mas acredito muito na mudança, principalmente nas gerações mais novas. Eles serão os nossos aliados na tentativa de erradicarmos este tipo de ideias e juntos construirmos uma sociedade mais justa e igual. Meus amigos de luta, este comentário é a prova de que muito ainda há a fazer. Não podemos baixar os braços.
há 24 minutos ·

Maria Romeiras Cláudio Gonçalves, não sei se compreendeu que o que escreveu é injusto e revela uma imensa ignorância. Precisa muito mais de ajuda do que pensa e não é financeira. Tenho pena de si.
há 10 minutos ·

Ciências Sociais Deficientes São aqueles que sem serem deficientes não se superam, sentam-se e lamentam-se de o mundo não lhes dar tudo o que julgam ser seu por direito.

Obs: A minha resposta é a que corresponde ao nome de Nós Tetraplégicos. Assim é conhecido o nome do blogue no facebook.