Workshops sobre comunicação inclusiva no IACT

Com o 2º CICLO – SABER MAIS – pretende-se introduzir técnicas em variados contextos da comunicação inclusiva com vista à eliminação de barreiras e à promoção da interação entre pessoas com e sem incapacidades específicas. Os workshops decorrem das 9:30 às 12:30, nos vários espaços do IPLeiria, tendo o custo de 20,00 € cada. Inscrição em: ipleiria

Introdução ao Braille para pessoas normovisuais - 9 de março

Síntese da ação: Nesta ação iremos abordar as principais noções da grafia Braille, como se lê e a importância deste sistema lógico e de polivalências para as pessoas cegas.
Formadores: Marisa Ferreira. Local: Campus 2 – Biblioteca José Saramago

Introdução à Audiodescrição - 16 de março

Síntese da ação: Introdução aos principais aspetos a ter em conta na audiodescrição de imagens em movimento e que estratégias utilizar.
Formadores: Josélia Neves. Local: ESECS – Sala 0.32

Introdução à Língua Gestual - 23 de março

Síntese da ação: Conceitos introdutórios ao ensino elementar da LGP, vocabulário básico em LGP e sensibilização à comunicação com a pessoa surda.
Formadores: Isabel Chavinha / Neuza Santana. Local: ESECS – Sala 0.16

Criação de Ilustrações Táteis - 6 de abril

Síntese da ação: Criação de ilustrações com recurso à aglomeração de materiais e impressão com técnicas da oficina de gravura, para obter imagens tácteis para pessoas com cegueira ou baixa visão.
Formadores: Nuno Fragata. Local: ESAD.CR – Sala EP1-05

Introdução à Acessibilidade na Web - 13 de abril

Síntese da ação: Esta ação visa clarificar o que é, para quem e porque se faz a acessibilidade na web, quais os princípios básicos do design universal e as diretrizes de acessibilidade na web WCAG.
Formadores: Manuela Francisco / Norberto Sousa. Local: ESECS – Sala 0.32

Introdução ao GRID - 27 de abril

Síntese da ação: Explorar as funcionalidades do software GRID 2 que permite, a pessoas com disfunções motoras, cognitivas ou sensoriais, utilizar o computador para comunicar e trabalhar.
Formadores: Carina Fora / Célia Sousa. Local: ESECS – CRID

Enviado por email

Comentários

  1. Como sempre, com muito interesse.
    Já partilhei com os alunos da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário