domingo, 26 de maio de 2013

Descanso do cuidador

«Queremos que os lares de idosos, nestas novas vagas que estão a gerar, possam criar um conjunto de vagas para o descanso do cuidador», afirmou o Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Pedro Mota Soares, na inauguração de equipamentos sociais, em Sintra.

Acrescentando que «muitas famílias têm hoje a seu cargo pessoas com deficiência ou outro elevado grau de dependência», o Ministro explicou que «muitas vezes essas famílias também precisam de descansar e assim encontram um local onde podem deixar o seu dependente». E adiantou que muito em breve terá mais novidades sobre esta matéria.

Pedro Mota Soares inaugurou dois equipamentos sociais em Mira Sintra, de iniciativa do Centro de Educação para o Cidadão Deficiente, onde anunciou esta nova medida, que vai permitir criar vagas em lares de idosos para familiares dos dependentes.

Descanso do Cuidador - O alojamento para descanso do cuidador permite o acolhimento temporário de pessoas com deficiência e idosos em consequência da impossibilidade de apoio por parte do familiar cuidador, ou em casos de necessidade extrema de descanso do familiar.

Este tipo de alojamento coloca-se em situações de necessidade de afastamento por motivos vários, que impossibilitem temporariamente o assegurar os cuidados do familiar.

O acolhimento em Convalescença e/ou para Descanso do Cuidadorserão rigorosamente avaliados pelos serviços de saúde e serviço social, que validarão a pertinência do acolhimento.

Mais informações: RNCCI

4 comentários:

  1. Este é um tema que penso ser URGENTE, não só porque a população vive cada vez mais anos, como há cada vez mais desempregados e a qualidade de Vida é cada vez menor!!
    Que interessa ter mais Anos de Vida se não damos Vida aos Anos?
    Viver só para esperar a Morte? NÃO!

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo. Mas como sabe, nosso Governo prefere a institucionalização a proporcionar-nos uma vida independente.
    Fique bem

    ResponderEliminar
  3. Valha-me Deus Sr Mota Soares..OS CUIDADORES MUITAS VEZES PRECISAM DE DESCANSAR... Pense bem Sr porque não arranjam pessoas para dar uma ajuda a estas familias. O sr sabe que em outros Países mandam assistência distipulada para cada caso uma vez por semana a casa e não só...Com tanto desemprego não falta profissionais para estes cargos...

    ResponderEliminar
  4. O Sr Mota Soares não pode perder seu precioso tempo connosco. Tem mais que fazer.
    Obrigado pelo comentário.

    ResponderEliminar