quarta-feira, 10 de julho de 2013

Pesquisadores fazem células nervosas crescerem em ratos com lesão medular

Ratos com grave lesão da medula espinhal foram capazes de urinar normalmente após os cientistas usarem uma nova técnica para regenerar as células nervosas em todo o local da lesão. A equipe dos EUA espera que seus métodos ajudem a desenvolver tratamentos que restaurem a função da bexiga em humanos com lesões na medula espinhal, e também orientem os esforços para restaurar a outras funções.


Yu-Shang Lee, da Clínica Cleveland, e Jerry Prata, da Case Western Reserve Medical School, ambos em Cleveland, Ohio, e outros, escreveram sobre o seu trabalho em um novo estudo a ser publicado na edição on-line do Journal of Neuroscience. Em um comunicado, Lee diz: “Esta é a primeira vez que a função da bexiga significativa foi restaurada por meio da regeneração do nervo após uma lesão na medula”.

“Embora os animais não recuperem a capacidade de andar, eles puderam recuperar uma medida notável de controle urinário”, diz Prata. Ser capaz de urinar novamente traria uma grande melhoria para a qualidade de vida das pessoas com lesões na medula espinhal. As bexigas de ratos paralisados vazam urina quando estão cheias, mas isso não acontece em seres humanos paralisados: em vez disso, a urina volta para os rins. Sem um cateter isto conduziria à insuficiência renal e, eventualmente, resultaria em morte.

Após uma lesão da medula espinhal as extensões de células nervosas do tronco cerebral são desligadas a partir de células nervosas na medula espinhal. Isto significa que os sinais cerebrais que controlam e coordenam a micção não atingem as células nervosas que controlam os músculos que comprimem a bexiga e abrem e fecham a uretra.

A resposta natural do organismo para o trauma é limitar a inflamação, fazendo com que o tecido cicatricial se forme no local da lesão. Enquanto isso protege o corpo da vítima de danos maiores, estraga a chance de restaurar a função do nervo e resulta em incapacidade permanente de esvaziar a bexiga.

Durante anos a equipe foi aperfeiçoando uma abordagem que remove o tecido da cicatriz e estimula as células nervosas danificadas a regredir. Os pesquisadores também viram o crescimento de algumas células do tronco cerebral em todo o local da lesão.

“Embora o estudo seja um passo significativo, ainda há mais desafios pela frente antes que este tipo de abordagem possa ser testado em pessoas”, adverte Elizabeth Bradbury, uma pesquisadora sobre a lesão na coluna vertebral do Kings College London, que não tomou parte no estudo. “No entanto, esse avanço notável oferece uma grande esperança para o futuro em restaurar a função da bexiga de pacientes com lesão medular”, ela acrescenta.

Fonte: Ser Lesado

Sem comentários:

Enviar um comentário