Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe 2013

O Instituto Nacional de Reabilitação, I.P., no âmbito das suas competências, realiza em 2013, mais uma edição do prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe com o objectivo de:
Promover o desenvolvimento de projectos de investigação inovadores, de prevenção e promoção de autonomia das pessoas com deficiência, que incluam medidas, propostas e soluções que facilitem a realização dos actos da sua vida diária pessoal e social.

Estimular a concepção e desenvolvimento de equipamentos, instrumentos, utensílios, tecnologias e metodologias que facilitem, optimizem e prolonguem as capacidades físicas, cognitivas e sociais e sejam garante de uma maior qualidade de vida.

Sensibilizar a sociedade, em geral, e os sectores nacionais do design, da indústria e da economia, em particular, para a área da prevenção da incapacidade, para a necessidade de concepção, produção e comercialização de produtos, equipamentos ou adaptações que assegurem a funcionalidade, a inclusão e a participação das pessoas com deficiência.

Estimular a criatividade nas áreas tecnológica e de design, podendo ser consideradas neste âmbito, as tecnologias de informação e comunicação, metodologias de distribuição de serviços, design universal, acessibilidades e outras que contribuam efectivamente, para a promoção da funcionalidade e da participação social das pessoas com deficiência.

Este Prémio homenageia uma personalidade de grande dedicação e actuação na defesa do exercício de cidadania e integração social das pessoas com deficiências ou incapacidade.

Podem candidatar-se ao Prémio pessoas individuais, com mais de 18 anos, residentes em território nacional e pessoas colectivas (empresas e outras entidades), sedeadas em território nacional.

O período de candidatura decorre do 1.º dia útil do mês de junho até ao último dia útil do mês de agosto.

O Prémio tem carácter anual, é de natureza não pecuniária e a atribuír a um unico vencedor.

O prémio será entregue na cerimónia de comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de Dezembro.

Consulte o Regulamento e o Formulário de candidatura no final deste conteúdo.

Fonte e informação completa: INR

Comentários