domingo, 5 de janeiro de 2014

Eu e minhas maleitas atuais...

Há vários anos que não sei o que são feridas/escaras. Mínimo indício, e lá ficava eu durante uns dias de cama e problema resolvido. Mas desta vez isso não aconteceu. Há um mês surgiu-me uma ferida no joelho direito, uma bolha por baixo do pé direito, unha grande do pé esquerdo desfeita e duas pequenas feridas em cada nádega (região do isquio). Com mais ou menos dificuldade todas estão a cicatrizar excepto as da região do isquio.

Fecha num lado, abre no outro. Primeiro tratamento utilizado pelo enfermeiro foi desinfeção com betaline e aplicar bephantene plus e cama. Não resolveu. Optou-se de seguida por desinfetar com eosina e continuar com bephantene, pouco adiantou também. Depois sucessivamente: betadine/Fucidine; eosina; antibiótico e por último soro/bephantene e proteger com varhiese. Depois de um mês em tratamento e vários dias de cama, continuam os problemas. 

Neste momento faço levanto para a cadeira de rodas 4 horas por dia. Começo a ficar farto disto. Detesto cama. Trabalho vou conseguindo po-lo em dia, faculdade para não suspender o curso vou fazendo os mínimos...Haja paciência...

Deixo-vos AQUI vários comentários sobre este assunto

5 comentários:

  1. Eu já acompanho este seu espaço há bastante tempo. No início dum novo ano só quero dar-lhe os parabéns pela força e coragem que tem e nos transmite, e ainda há tanta gente a queixar-se sempre.... Obrigada em nome dos que usufruem das suas partilhas e em nome dos que, como eu, já assistiram a tanta coisa e quem sabe, um dia também irá precisar dos seus conselhos.... Abraço apertadinho

    ResponderEliminar
  2. Ó Maria, que comentário saboroso...neste momento sabe mesmo bem. Muito obrigado. Desejo-lhe tudo de bom também e retribuo-lhe o abraço bem apertadinho. Gosto muito de abraços.
    Nada como um dia após o outro. Depressa estarei bem.
    Fique bem

    ResponderEliminar
  3. Olá Eduardo
    Sou tetra desde 1991 (c4, c5) e em 2009 passei por um problema sério com uma escara no ísquio esquerdo que chegou nos tendões. Mas após quase 18 meses de cama, tratamento com VAC e 2 plásticas ela finalmente fechou. As suas dicas têm me ajudado muito e eu gostaria de lhe dar uma: Para que o peso do corpo não sobrecarregue a região dos ísquios é FUNDAMENTAL que o apoio dos pés estejam baixos. Eu sou alto (1,87) e como a regulagem dos suportes dos pés da minha cadeira motorizada estão baixos eles ficam próximos do chão e isso acaba sendo um problema, contudo posso ficar até 16 horas sentado que não fica nem vermelho. (obs: não faço lateralização)
    Tentei usar a Roho Profile mas não me adaptei pois sou muito magro. Cheguei a testar a Roho e a almofada de água com aqueles sensores que medem a distribuição da pressão e para surpresa da pessoa que fazia o teste a velha almofada de água se saiu melhor (talvez por eu ser muito magro?)
    Foi nesta ocasião que eu descobri que os suportes do pés não podiam ficar altos, porque depois que eles foram abaixados ficou visível na tela do computador que a pressão nos ísquios diminuiu.
    Eu sei que ai na Europa não dá para usar almofada de água, mas pelo menos dê uma boa verificada na altura dos pés da cadeira.
    Mais uma vez obrigado pelas preciosas dicas que tens dado.
    Marcos Roberto marcos0523@gmail.com
    Estou a disposição

    ResponderEliminar
  4. Excelente essa dica da descida dos patins. Tem a sua lógica. Já fiz os ajustes. Não podem ficar muito baixos porque depois não consigo realizar pus-ups.
    Quanto a almofadas antiescaras uso roho modelo alto e médio perfil.
    Obrigado pela força amigo.
    Fica bem

    ResponderEliminar
  5. Eduardo, há muitas maneiras de curar escaras e todas diferentes, cada caso é um caso.
    Como sabes, eu tenho tido a minha dose de feridas e escaras pressão. A ultima cirurgia plástica foi em Novembro/12, foi a 4ª, na zona do trocânter. Na zona isquiática já consegui resolver, ou quase, uma escara com muita cama e com um penso feito com DERMANET- Wound Contact Layer (DeRoyal Industries) www.deroyal.com.
    Atenção fala com um profissional, enfermeiro ou medico fisiatra , antes de utilizares, pois só pode ser aplicada em feridas limpas( sem infecção) e sem fibrina.
    Penso que tens uma cadeira basculante, ela não ajuda a eliminar a pressão nas isquiáticas substituindo os Push-ups?
    Quanto ás almofadas pesquisa as RIDE www.ridedesingns.com, talvez, através dos teus conhecimentos possas experimentar uma.
    Um Abraço e as Melhoras
    Paulo Faria



    ResponderEliminar