Lista das praias acessíveis em 2014

Em 2014, Portugal conta com 194 praias galardoadas com a bandeira “Praia Acessível, Praia para
Todos!” Relativamente a 2013, registou-se um acréscimo de galardões atribuídos às praias, passando de 179 para 194. Este aumento justifica-se pelo empenho crescente dos municípios na preparação das suas zonas balneares, promovendo a igualdade de oportunidades no que diz respeito ao usufruto destes espaços por pessoas com deficiência e/ou mobilidade condicionada.

No total das 194 zonas balneares galardoadas, 171 localizam-se no Continente, 14 na Região Autónoma dos Açores e 9 na Região Autónoma da Madeira, apresentando a seguinte distribuição:

- 159 dizem respeito a zonas balneares costeiras;
- 35 correspondem a zonas balneares de interior;
- 118 dispõem de cadeiras anfíbias.

O Galardão “Praia Acessível – Praia para Todos”, resulta de uma parceria entre o Turismo de Portugal, o Instituto Nacional para a Reabilitação e a Agência Portuguesa do Ambiente. O principal objetivo é dotar as zonas balneares de um conjunto de condições que permitam o uso universal, sem pôr em causa a idade, as dificuldades de locomoção ou mobilidade.

As condições que determinam a atribuição do galardão praia acessível, residem na existência de:

- acesso pedonal fácil;
- estacionamento ordenado com lugares para as viaturas ao serviço das pessoas com deficiência;
- acesso à zona de banhos por nível, por rampa ou com recurso a meios mecânicos;
- passadeiras no areal, sanitários e posto de socorros acessíveis;
- existência de nadador-salvador.

Paralelamente a este projeto, o Turismo de Portugal tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas que visam a promoção do Turismo Acessível e a disseminação de boas práticas que conduzam, cada vez mais, a um Turismo com todos e para todos. O Programa “Praia Acessível, Praia para Todos!” teve início em 2004, mas só foi lançado definitivamente no terreno em 2005, tendo gerado crescente adesão por parte das autarquias, embora se encontre ainda longe de alcançar o objetivo final pretendido: tornar todas as praias, costeiras e interiores, acessíveis e passíveis de serem fruídas por todos.

Consulte aqui a lista de praias acessíveis em 2014.

Fonte: Beachcam

Comentários