Análise dos parâmetros eletrofisiológicos descritivos dos reflexos interlimb contralateral em pacientes tetraplégicos

Sou Tiago Araújo, Engenheiro Biomédico, docente convidado da cadeira electrónica aplicada na FCT-UNL e neste momento estou a terminar doutoramento na área da electrofisiologia humana. Estou a escrever-vos como um entusiasta pela causa dos pacientes lesionados e para divulgar uma publicação recente no âmbito dos meus trabalhos de doutoramento que poderão ter interesse em conhecer.

O trabalho recentemente publicado, vem no seguimento de uma estadia científica na UNICAMP - Brasil, no final de 2013. Nesta estadia de 3 meses estive integrado na unidade de reabilitação de lesionados medulares do Hospital de Clinicas em Campinas. Tive a oportunidade de aplicar as metodologias que desenvolvi nos 3 primeiros anos do PhD em pacientes tetra e paraplégicos, numa das melhores alas de reabilitação do mundo com o professor Alberto Cliquet, detentor de um cv vastíssimo na área da reabilitação de pacientes com lesão da espinal medula. 

Tive a excelente oportunidade de testar um protocolo de electroestimulação desenvolvido por mim, em pacientes com lesão na espinhal medula, e os resultados foram surpreendentes.

http://www.nature.com/sc/journal/vaop/ncurrent/full/sc2014169a.html

Espero que esta contribuição seja base para muitos avanços na qualidade de vida dos pacientes lesionados 
Grande abraço e qualquer ajuda na disseminação será bem vinda.

Cumprimentos
Tiago Araújo

Comentários