domingo, 26 de outubro de 2014

Seminário "Inclusão e Empregabilidade na Deficiência"

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, através da Divisão de Desenvolvimento Social, e em parceria com as organizações concelhias de apoio à pessoa com deficiência ( Mithós, CerciTejo, CerciPóvoa, AIPNE e APJ), encontra-se a organizar um Seminário subordinado ao tema “Inclusão e Empregabilidade na Deficiência”, que decorrerá no dia 6 de Novembro, entre as 09h30 e as 16h30, no Auditório da Fundação para o Desenvolvimento Comunitário de Alverca (CEBI), em Alverca do Ribatejo.

Serve o presente para os convidar  a estarem presentes neste Seminário cujo Programa se remete em anexo, solicitando-se também a melhor colaboração na sua divulgação.

A Convenção das Nações Unidas sobre os direitos das Pessoas com Deficiência,adoptada em 2006 vem reiterar o dever da sociedade em assegurar que as pessoas com 
deficiências ou incapacidade possam usufruir de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais na mesma medida que qualquer outro cidadão. A Convenção aponta para a necessidade de fomentar o emprego e a empregabilidade enquanto estratégias ao serviço da inclusão das pessoas com deficiências ou incapacidade.
A integração da pessoa com deficiências ou incapacidade (PCDI) no mercado de trabalho é actualmente entendida como um factor decisivo para a inclusão social, independência económica e consequente valorização e realização pessoal destes cidadãos. 

Cerca de 386 milhões de pessoas em idade de trabalhar são deficientes, segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT). No seu caso, o desemprego atinge os 80%, em alguns países. Os empregadores partem, com frequência, do princípio de que as pessoas com deficiência não são capazes de trabalhar.

Pretende-se neste Seminário discutir as políticas actualmente em vigor de apoio à contratação e encontrar novos caminhos, pois segundo estimativas da Comissão Europeia a taxa de desemprego das pessoas com deficiência é duas ou três vezes superior à dos restantes cidadãos. 

A confirmação das  presenças e a de outros interessados, deverá ser feita através do preenchimento da ficha de inscrição que consta em anexo, devendo a mesma ser remetida para o e-mail da Mithós-Histórias Exemplares( mithos.associacao@gmail.com) ou para o e-mail accaosocial@cm-vfxira.pt ou patricia.macedo@cm-vfxira.pt.

Para qualquer esclarecimento poderão contactar com Dra. Patrícia Macedo através do telefone 263285625, telemóvel 969800055, fax 263283028, ou do e-mail accaosocial@cm-vfxira.pt ou patricia.macedo@cm-vfxira.pt ou para Manuela Ralha, presidente da Mithós, através do telemóvel 963065629.
Cumprimentos,
Manuela Ralha
Presidente da Direção

Enviada pela Mithos

Sem comentários:

Enviar um comentário