terça-feira, 27 de maio de 2014

Concentração 30 de maio - Governo e austeridade: inimigos da inclusão

A Associação Portuguesa de Deficientes promove uma concentração que se realizar no dia 30 de maio, pelas 17h30, com o objetivo de demonstrar a indignação pela situação atual do país e que afeta severamente a vida de milhares de cidadãos com deficiência.
Esta iniciativa surge no contexto do recente anúncio do Governo da saída da Troika de Portugal, “através de uma saída limpa”, do regresso aos mercados” e a consequente “recuperação da economia e o restaurar da autonomia e liberdade da nação”. 
“Enquanto isso há portugueses na miséria, sem emprego, a tentar sobreviver”, pode ler-se no comunicado. “As medidas de austeridade dos últimos anos tiveram consequências gravíssimas para a maioria da população, mas, conforme confirmam estudos internacionais, são as pessoas com deficiência as mais afetadas, mais uma vez, com uma taxa de risco de pobreza 25 % superior à das pessoas sem qualquer deficiência”, continua.
Nesse sentido, a Associação Portuguesa de Deficientes apresenta algumas exigências ao Governo: o rigoroso cumprimento dos direitos consagrados na Constituição e os consagrados na Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência, ratificada por Portugal, assim como, a imediata regulamentação do financiamento do Estado às organizações que desenvolvem um trabalho continuado e insubstituível, que lhes permita uma atividade estável, sem sobressaltos em prol dos seus associados, as pessoas com deficiência.
Fonte: Plural & Singular

A Invicta também nos é querida

No dia 10 de Abril de 2014, dois elementos da equipa Lisboa (In)Acessível estiveram presentes no III Fórum de Empreendedorismo Social, na Junta de Freguesia de Paranhos, Porto.
Foi uma experiência enriquecedora e agradável, viajar para uma cidade bastante criativa com um caráter hospitaleiro e conversador.

Para começar apanhámos o comboio Alfa Pendular na estação do Oriente. Trata-se do serviço de topo da CP e também o mais acessível.

Podíamos ter solicitado o SIM (Serviço Integrado de Mobilidade), mas não o fizemos. Isto, apesar do período de solicitação do referido serviço ter diminuído de 48h para 24h. Queríamos ver como iria correr o embarque sem uma preparação prévia.

Primeira prancha de surf adaptada para tetraplégicos na Europa

Será apresentada no dia 29 de Maio em Carcavelos! 

Porque o Surf é um vício para TODOS, a Fundação Luís Figo e a Associação Salvador uniram esforços para proporcionarem a dezenas de crianças com deficiência motora, uma experiência única na praia de Carcavelos já no próximo dia 29 de Maio em Carcavelos, experiência essa que só será possível com o apoio da Surf Academia.
Assim, será na manhã de dia 29 de Maio, e na companhia dos icónicos Luís Figo e Salvador Mendes de Almeida, que se irá antecipar a comemoração do Dia Mundial da Criança, pois a Fundação Luís Figo convidou crianças provenientes das várias IPSS da zona da Grande Lisboa para esta surfada, promovendo a sua inclusão no desporto.
Estes jovens surfistas têm idades compreendidas entre os seis e os dezoito anos, e terão a oportunidade de ter aulas de surf adaptado, contando com toda a segurança e profissionalismo por parte dos monitores da Surf Academia, que farão o seu acompanhamento.
E será também nesta ocasião que será feito o lançamento da primeira prancha de surf adaptada para tetraplégicos na Europa, financiada pela Associação Salvador, e com o apoio da empresa que fez a cadeira em fibra de vidro – Creative Factory,  do Lufi, que foi o shaper da prancha, assim como da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa que executou o molde da cadeira.
Durante a manhã, os voluntários da Fundação Luís Figo irão também oferecer chapéus e sacos de praia, bem como lanches e almoços para um piquenique convívio, que contará com a presença de um DJ.
Este é um momento que qualquer surfista deverá presenciar e envolver-se!
Fonte: onfire

domingo, 25 de maio de 2014

Constelações Sistémicas para Interventores Sociais e Como Voltar a Gostar de Si em Braga, Maia e Almada

WORKSHOP INOVADOR especialmente para: Professores, Educadores de infância, Assistentes Sociais, Psicólogos, Médicos, Enfermeiros, Terapeutas e todos os que lidam profissionalmente com crianças e jovens em crise ou em risco.

BRAGA - 6 junho / MAIA - 7 junho / ALMADA - 17 junho

Todas as informações (valor, horários e conteúdos) em:
http://www.facebook.com/l/mAQFAZkcoAQFnhfNyCktNW6T6VDXnwTwdenZOWPHkGiaC_A/1000caminhos.com/agenda

Este workshop não é uma formação em Constelações (essa demora mais do que 4 horas).
É uma introdução prática ao tema para levar novas perspectivas e sentires que irá aplicar consoante a sua deontologia


 COMO VOLTAR A GOSTAR DE SI!
Workshop baseado na filosofia de Louise Hay

06 de JUNHO – 09h30 às 12h - BRAGA

Neste breve workshop baseado na filosofia de Louise Hay lançaremos as bases para voltares a confiar em ti.

O que abordaremos:
- Afinal o que é auto-estima? Qual a diferença entre ter auto-estima e ser egoísta?;
- O merecimento;
- As crenças que têm limitado a tua vida e o que fazer para as mudar;
- Iniciar práticas simples e positivas que vão mudar a tua vida.

Sairás com todas as respostas? Com certeza que não, mas é um começo.
A vida faz-se caminhando. Este é um passo desse caminho.

-------------------------------------------------

FACILITADORA: Cláudia Félix Rodrigues (facilitadora credenciada do Método Louise Hay com 8 anos de experiência na área do desenvolvimento pessoal – saber mais em 
http://www.facebook.com/l/gAQGuhRgSAQHGLsCYDn0SQx_Jq6qnC9NgAMWmxOtEXG5i5Q/1000caminhos.com/sobre/quem-sou)

DURAÇÃO: 2h30 (poderá prolongar-se um pouco)

INVESTIMENTO:
- 07 eur/pessoa - Para formandos do Colégio São Caetano
- 10 eur/pessoa - Para profissionais e colaboradores do Colégio São Caetano
- 15 eur/pessoa - Público em geral

Inscrições limitadas ao espaço existente.

Para garantir o seu lugar é necessário efectuar o pagamento da inscrição.

Desistências e Devoluções: Em caso de desistência, até 02 dias antes do workshop, efectuar-se-á a respectiva devolução, sem qualquer penalização. As desistências nos 02 dias antes não têm direito a qualquer devolução.

MAIS INFORMAÇÕES: 
http://www.facebook.com/l/DAQH944fuAQEWy_rtK7usJty2vEOqC6SnV6je24xCSVutZA/www.1000caminhos.com ou junto do Colégio São Caetano

Local: Colégio São Caetano, Braga

Virgula ponto virgula ponto 12129090

Fonte e mais informação: Mil Caminhos

Pessoas com deficiência 'impedidos' de votar nas europeias

Embora sejam muitos os portadores de deficiência que gostariam de votar, não o fazem porque vêem-se impedidos pela falta de condições que lhes são proporcionadas para o efeito, conta o Público.

Segundo o Público, só Portugal, Grécia e Chipre obrigam os cidadãos a comparecer junto das mesas de voto para exercer o seu direito. Situação que se torna num obstáculo para os milhares de cidadãos portadores de deficiências que, embora gostassem, não conseguem votar por falta de condições para o efeito.

Ao todo, na Europa existem cerca de 80 milhões de eleitores nestas condições, sendo que um milhão diz respeito a Portugal.

O Público recorda que em Portugal a maior parte dos sites na Internet são impróprios para cegos e amblíopes e as televisões raramente disponibilizam programas com legendas ou linguagem gestual para que todos tenham o mesmo acesso à informação que é veiculada por estes meios.

Já no que diz respeito aos que se deslocam em cadeira de rodas, os edifícios públicos, embora devessem, não estão na maioria dos casos preparados para receber pessoas nessas condições, dificultando o seu acesso à mesa de votos.

Existem ainda aqueles que tremem tanto que não conseguem segurar na caneta ou os que não conseguem ler o que está escrito no boletim de voto. Nestes casos, a lei portuguesa possui uma exceção, que é permitir que a pessoa vá acompanhada por outro eleitor da sua confiança, mas para Ana Sofia Antunes, presidente da Acapo, é sempre vago saber se essa pessoa será mesmo honesta, além de que se perde o direito ao segredo de voto.

Por todos estes motivos, defende que deveria haver um computador com um software apropriado para estas questões ou boletins em braille.

Além disso, outras soluções poderiam passar por haver alguém a deslocar-se à casa daqueles que por incapacidade não o podem fazer, à semelhança do que acontece na Irlanda, no Luxemburgo ou na Polónia.

E deveria ser ainda aprovado o voto eletrónico, por correspondência e por procuração para os que não estão no país ou estão doentes.

Fonte: Noticias ao Minuto

Ajude a criar a 1ª Escola Nacional de Atletismo Adaptado

REXONA CORRE POR MAIS é um desafio que Rexona e a Associação Jorge Pina lançam aos portugueses! Por cada quilómetro percorrido nos ginásios aderentes, Rexona doará 1 euro para a criação da 1ª Escola Nacional de Atletismo Adaptado.

Onde há vontade não há limitações.

Inscreve-te AQUI e corre por mais!

IV Feira de Educação Especial de Belém

Venha festejar o Dia da criança e aproveite para conhecer os recursos disponíveis na área da Educação Especial. Mostra de Trabalhos e Actuações.

O subgrupo - Educação Inclusiva, da Comissão Social de Freguesia Belém (Decreto-Lei nº 115/2006, de 14 de Junho), inserida na Rede Social de Lisboa que tem como objectivo combater a pobreza e promover a inclusão através do desenvolvimento social local, encontra-se a organizar a IV Feira de Educação Especial de Belém que se propõe divulgar a técnicos, pais/encarregados de educação e população em geral as respostas e apoios ao nível da educação especial.

As entidades que tenham interesse em participar poderão representar-se em «stands», trazer alunos/utentes para fazerem actuações em palco, venderem artigos elaborados pelos alunos ou oferecerem lembranças aos visitantes, a Feira contará ainda com um momento de partilha e reflexão entre pais, técnicos e entidades, pelo que para isso terá uma tenda, equipada com mesa, cadeiras, vídeo-projetor e computador num debate/reflexão, permitindo a apresentação da entidade ou fazer sessão de esclarecimento acerca de uma temática relacionada com as necessidades educativas especiais.

Informação acerca do evento:
Data de realização - 30 / 05 / 2014
Horário - 10.00H às 18.00H
Local - área geográfica de Belém – Jardim Vasco da Gama

Objetivo - Divulgação das entidades que desenvolvem trabalho e apoiam crianças/jovens com necessidades educativas especiais e respectivas famílias.

Fonte: Belém

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Busca por voz do Google é disponibilizada a todos os que usam Chrome

O «Ok, Google» já tinha chegado aos desktops, mas estava disponível apenas para quem usa a versão
de testes do navegador. Agora qualquer um pode fazer buscas com o navegador sem usar o teclado.

A versão mais recente do Chrome permite isso, tanto em Windows quanto em Macs e computadores com Linux. Basta abrir um separador no navegador ou o motor de busca da empresa e dizer «ok, Google» que o sistema passa a prestar atenção ao que você precisa.

É possível fazer pesquisas, ligar um timer ou criar lembretes, por exemplo. Tudo por voz.

Por enquanto a novidade só funciona em inglês, por isso é necessário configurar o Chrome para reconhecer o idioma norte-americano. O Google não informa se pretende implementar o recurso em português.

Enviado por José Mariano - Fonte: Diário Digital

Vende-se cadeira de rodas liga leve usada

Tinha um filho multideficiente que faleceu no dia 1 do corrente mês e pretendo vender a cadeira de rodas dele.
Trata-se de uma cadeira muito leve de encartar, com assento e costas de excelente qualidade e que se encontra em bom estado. Envio-lhe abaixo algumas fotografias.

Está ligeiramente modificada nos seguintes aspectos:
  1. Tem pneus de trás mais grossos do que os de origem, porque tal proporcionava um maior conforto ao meu filho nos pisos irregulares; 
  2. As rodas da frente são um pouco maiores, porque as de origem se estragaram na calçada e a maior dimensão das rodas tornava o manuseamento da cadeira mais fácil e mais confortável em pisos irregulares.
  3. Adicionámos-lhe travões, que são de excelente qualidade, porque o nosso filho não tinha capacidade para controlar a cadeira.
Infelizmente, não sei dizer-lhe a marca, porque quem a forneceu removeu essa informação, mas trata-se de uma cadeira que, nova, custa entre os 6000 e os 7000 euros.

Como é óbvio, não pretendo conseguir uma tal exorbitância, mas também não desejo vendê-la abaixo de um custo que seja justo.

Interessados enviar email para: tetraplegicos@gmail.com


Enviado por email

Roda com amortecimento promete viagem sem solavancos para utilizadores cadeira de rodas

A roda, por exemplo, quando foi inventada, veio para resolver uma questão essencial para a
humanidade (tanto naquela época, como agora), que era “como transportar pessoas e objetos de um jeito mais fácil e mas rápido?”. Esse mecanismo obviamente passou por incontáveis “atualizações” desde que foi concebido, apesar de sua função essencialmente parecer a mesma.

Mas, se para mim, para você e para outras milhares de pessoas, não há nada de errada, ou pelo menos nada a ser melhorado na roda, o mesmo não vale para o agricultor israelense Gilad Lobo. Ele quebrou a pélvis em 2008 e decidiu que sua cadeira de rodas não iria o impedir de continuar trabalhando na colheita. Por isso, resolveu transformá-la em uma espécie de burro de carga.

Até aí, tudo bem. O problema aconteceu quando ele resolveu colocar essa ideia em prática. Atravessar o terreno irregular com a cadeira de rodas estava causando muitas dores, porque a cadeira não tem nenhum mecanismo de absorção de impacto – que estava indo todo para o corpo dele. Então o que ele fez? Trabalhou para desenvolver uma cadeira de rodas com um design mais adequado às suas atividades. Algo mais off-road.

Ele experimentou soluções baseadas em equipamentos agrícolas e, em seguida, levou suas ideias absolutamente geniais para Tel Aviv, onde conseguiu ajuda para transformar seus rascunhos em um projeto patenteado que recebeu o nome de “SoftWheel” (algo como “roda macia”, em tradução livre).
Engenheiro cria bicicleta-moto elétrica que roda 100 km sem recarga

Em projetos de tradicionais cadeiras de rodas, até 30% da energia gasta é perdida porque falta a suspensão, deixando apenas 70-80% da energia colocada na cadeira para a propulsão. Isso cria passeios desconfortáveis ​​e deixa seus usuários cansados​​ e com inconvenientes dores nas costas – o que não acontece quando se usa a SoftWheel.

A roda com amortecimento aborda este problema com a sua “tecnologia simétrica e seletiva”, que usa três cilindros de compressão para absorver choques dentro da roda antes de serem transferidos para o cadeirante. O objetivo é fazer com que o centro da roda essencialmente flutue no ar enquanto a cadeira é levantada. Isso significa que os pilotos podem percorrer escadas e calçadas quase tão facilmente quanto deslizar por uma rampa, pois o mecanismo da SoftWheel permite que as rodas suportem o peso das forças. “Uma vez que você elimina a instabilidade, pode fazer milagres”, disse Daniel Barel, CEO da empresa fabricante da SoftWheel.
Outras aplicações

Apesar de ser uma nova tecnologia, a SoftWheel também é compatível com versões anteriores de cadeiras de rodas e tem aplicações em outras categorias de produtos, como bicicletas. “Nós compramos bicicletas novas e em 10 minutos colocamos SoftWheels nelas”, afirmou Barel. Este aspecto modular do projeto também faz com que a troca de rodas seja relativamente simples, um fato que tem atraído o interesse de setores industriais e aeronáuticos.
Empresa reinventa a roda e transforma bicicletas comuns em híbridas

E não para por aí. A Daimler, montadora automobilística alemã, convidou Barel para falar em uma de suas reuniões de inovação, já que a SoftWheel tem despertado um grande interesse em virtude das possibilidades que abre para melhorar produtos que vão de carros a guindastes.

Barel acredita que seu produto poderia ser aplicado também em trens, aviões e basicamente em qualquer coisa que tenha uma roda.
Uma questão de tempo

Como toda grande inovação, essa também levará um tempo até ser completamente disseminada e incorporada em nossas vidas. Calcula-se que aplicações mais avançadas podem levar uma década ou mais para serem desenvolvidas, mas a equipe SoftWheel promete que no quesito cadeiras de roda e bicicletas, o tempo para implementação será bem mais ágil e acontecerá antes do que a gente imagina.

Embora as inovações da SoftWheel sejam totalmente mecânicas, seus usuários serão capazes de ajustar a firmeza do passeio, como já é o caso em alguns carros esportivos, bem como travar a roda ou a velocidade, através de um smartphone.
Não é uma reinvenção

Apesar de representar uma grande inovação, a SoftWheel não conta com avanços fundamentais em ciência material ou física. As peças são comuns, apenas organizadas de uma forma diferente. É inteligente, prático e soluciona problemas de longa data, mas não é a reinvenção da roda.

A SoftWheel já tem uma configuração de linha de produção completa em Israel e outra na Europa. Os planos são começar a vender suas rodas para cadeiras de rodas já no 4º trimestre de 2014, com preços que devem girar em torno de US$ 2.000 o par (aproximadamente R$ 4.430,00). [Wired]


Enviado por José Mariano - Fonte: hype science

Campeonatos Nacionais de Atletismo para pessoas com deficiência

As provas são organizadas em parceria com a Federação Portuguesa de Desporto que este ano conta com o patrocínio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Os Campeonatos Nacionais de Atletismo, abertos a todas as classes das diversas áreas de deficiência, vão decorrer na Pista do Estádio Municipal da Póvoa de Varzim, nos próximos dias 24 e 25 de maio. Este evento desportivo é organizado pela Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI-Portugal) em parceria com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) que, durante 2014, conta com o patrocínio oficial da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Estes campeonatos têm ainda o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. 

Com o patrocínio à FPDD, "a Santa Casa posiciona-se no desporto por boas causas, procurando dinamizar o desporto adaptado na vertente competitiva e, em particular, contribuir para melhorar as condições de preparação dos atletas de competição para os Jogos Paralímpicos, que se realizam no Rio de Janeiro, em 2016", explica Ana Delgado, diretora de Comunicação e Marketing da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A dinamização do desporto adaptado na vertente competitiva, a sensibilização para a importância da prática desportiva no bem-estar, a maior integração social e a reabilitação de pessoas com deficiências, de todas as idades, são causas que fazem parte, desde sempre, da missão e compromisso da Santa Casa e que se pretendem reforçar com o patrocínio da instituição à FPDD.

Fonte: SCML

Albufeira promove sessão informativa sobre deficiência e incapacidade

A deficiência e a incapacidade são preocupações cada vez mais presentes na sociedade atual e
constitui uma preocupação do Município de Albufeira que tem vindo a tratar estas questões como fundamentais para o desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência e incapacidade. No dia 30, pelas 18h00, venha até à Biblioteca Municipal Lídia Jorge, participe na sessão informativa e saiba tudo sobre os serviços e apoios disponíveis no concelho.

No próximo dia 30 de maio, o Município de Albufeira vai promover uma ação informativa, no âmbito do projeto Integrar, destinada a pessoas portadoras de deficiência e incapacidade (PPD/I). O evento decorre pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Lídia Jorge.

A iniciativa tem por objetivo informar sobre os recursos disponíveis (serviços e apoios) na área do município. Paralelamente, pretende-se proporcionar momentos de partilha entre os participantes, promover o esclarecimento de dúvidas, a apresentação de sugestões, a definição de caminhos em conformidade com as suas necessidades e melhorar a prestação de serviços de apoio a esta população especial, bem como aos seus familiares.

A ação que se dirige a todos os que convivam com pessoas portadoras de alguma incapacidade permanente ou temporária (familiares, amigos ou quem profissionalmente tenha contacto com estas realidades) e às próprias PPD/I conta com a participação ativa do Centro de Saúde de Albufeira, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Agrupamentos de Escolas de Albufeira e Ferreiras e da Associação de Apoio à Pessoa Excepcional de Albufeira (APEXA).

Refira-se que o projeto Integrar, insere-se no âmbito da deficiência, está a ser desenvolvido desde 2013 e assenta em oito áreas de atuação: Informação e Sensibilização; Apoio Psicológico e Funcional; Ocupacional – “Ponto de Encontro”; Voluntariado; Acessibilidades; Turismo para Todos; Parcerias e Cooperação; Estudos, Projetos e Concursos.

Fonte: barlavento

Assine a petição: Operação cardíaca para o Filipe na CVP já

Esta petição é referente à necessidade de uma operação urgente ao coração do pequeno Filipe. O Filipe é um doente cardíaco crónico com coração hipoplásico, sendo que já fez duas operações ao coração no Hospital da cruz vermelha. Ele foi beneficiado de um acordo que existia e existe entre este hospital e a Maternidade Alfredo da Costa e outros hospitais públicos. Porém a CVP recusa-se a efectuar a operação deste menino por determinação deste governo, sendo que o Filipe terá de ser operado num hospital não especializado, por outros médicos com menos experiência e com uma taxa de sucesso muito abaixo da CVP e do médico Dr. Manuel Pedro Magalhães. Mesmo após terem sido retomados todos os protocolos entre entidades e hospitais públicos com o Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa os quais permitiriam a realização de operações cirúrgicas cardíacas a antigos e novos utentes!

Se fosse para um aumento mamário por "depressão" o governo e entidades privadas o fariam mas para salvarem a vida de uma criança dizem NÃO na cara de uma mãe desesperada!

Esta petição tem em vista então chegar aos meios de comunicação e a AR para que se consiga a operação do Filipe e de outros meninos e meninas na mesma situação! 

Assinem AQUI

Por favor assinem, não custa nada e lembrem-se hoje é o Filipe amanhã pode ser o vosso Filho!

Enviado por Helena Vitorino

Ajude o Filipe Pedro


sábado, 17 de maio de 2014

Jorge Falcato no 5 Minutos Europa

Jorge Falcato, candidato nas listas do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu, apresenta-se como um defensor dos direitos humanos e em particular junto dos deficientes. 

Para Jorge Falcato é urgente que as pessoas com deficiência, que vivem com baixos salários e pensões miseráveis, tenham acesso aos mesmos direitos que tem um outro cidadão comum. Jorge Falcato, ativista do Movimento Deficientes Indignados, pretende uma alteração na política aplicada aos deficientes e que a Europa, e em particular Portugal, cumpra as boas leis que já existem dando como exemplo a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência das Nações Unidas que Portugal assinou e subscreveu como país da União Europeia.

Veja AQUI em video.

(d)Eficientes Indignados: Direitos são direitos

DIREITOS NÃO SÃO REGALIAS. DIREITOS SÃO DIREITOS!!


Estamos em período de eleições para o Parlamento Europeu. Vamos lembrar a todos os candidatos que têm um compromisso connosco.

A União Europeia e Portugal subscreveram a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Muito do que lá está foi esquecido, ficou no papel, nomeadamente a questão da Vida Independente.

Está na altura de lembrar isso aos senhores que decidem.

Está na altura de ir para a rua.


Fonte: Movimento (d)Eficientes Indignados

Perspetivas em estudos da deficiência: A governação da deficiência

PERSPETIVAS EM ESTUDOS DA DEFICIÊNCIA: A governação da deficiência (governing disability)

29 de junho – 2 de julho 2014
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – Universidade de Lisboa

Organizadores
Patrick Devlieger (KULeuven, Bélgica)
Megan Strickfaden (UAlberta, Canadá)
Paula Campos Pinto (ISCSP/ULisboa, Portugal)

Os Estudos da Deficiência constituem uma área emergente que envolve múltiplos  conhecimentos, perspetivas e métodos. Nesta escola doutoral de verão, destacaremos o modo como podemos estudar  perspetivas menos óbvias, explorar métodos que têm sido pouco utilizados e considerar um tipo de conhecimento, techné, que poderá ser redescoberto e incorporado na pesquisa sobre deficiência.
Este programa de verão oferece aos estudantes perspetivas teóricas e metodológicas sobre a temática da ‘governação da deficiência’ (‘governing disability’),que inclui conhecimentos sobre trabalho de campo etnográfico, Análise Crítica de Discurso, ferramentas de avaliação de políticas, e técnicas específicas de entrevista. A deficiência será discutida na sua relação com a cultura material, a política social e os direitos humanos. Serão organizados seminários em pequenos grupos para permitir aos alunos desenvolver uma a reflexão  sobre a sua própria pesquisa. O debate irá focalizar-se em projetos atuais.
São convidados a participar doutorandos que estudem temas relacionados com a deficiência e que tenham já completado um ano de doutoramento. Para efetuar a sua inscrição, envie por favor até 30 de maio, um email paraPatrick.Devlieger@soc.kuleuven.bePatrick.Devlieger@soc.kuleuven.be>, com a seguinte informação:

·         Nome e filiação, título do projeto de doutoramento, indicação de que já concluiu um ano do programa doutoral e resumo do projeto (500 palavras);

·         Uma descrição com 500 palavras do tipo de conhecimento que a sua pesquisa pretende gerar e de que modo esta se relaciona com a governação da deficiência;

·         Uma descrição com 500 palavras dos métodos de pesquisa utilizados na sua pesquisa.
Os estudantes de doutoramento selecionados irão receber durante a segunda semana de junho, informação detalhada sobre o curso, incluindo um conjunto de leituras recomendadas.

Nota: A Escola de Verão decorrerá em inglês, sem tradução simultânea ou interpretação em língua gestual.


Enviado por email

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Pessoas com deficiência com taxas bonificadas no crédito à habitação

As pessoas com deficiência vão beneficiar de taxas de juro bonificadas no crédito à habitação. A decisão dependia da vontade dos bancos ,agora o regime passa a ser obrigatório. 

O projeto lei foi ontem aprovado no parlamento , com o voto a favor de todos os partidos Ficam abrangidas todas as pessoas com deficiência, maiores de 18 anos e com grau de incapacidade de pelo menos 60%. O diploma deverá entrar em vigor dentro de seis meses. 

O PS anunciou que vai propôr a redução do prazo e o alargamento das condições das taxas bonificadas a famílias que tenham menores com deficiência.

Veja AQUI em video.

Novo centro para deficientes das Forças Armadas

O ministro da Defesa assumiu esta quarta-feira o compromisso e o apoio total para a criação de um centro de próteses em Lisboa, um projeto da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, que assinalou esta quarta-feira 40 anos.

«Faz sentido a ADFA criar essa estrutura, e faz ainda mais sentido a ideia de que o Estado e o ministério da Defesa Nacional tenham o dever de concretizar o projeto, têm o nosso compromisso político e o nosso apoio total», prometeu Aguiar-Branco, no seu discurso na sessão comemorativa dos 40 anos da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, que decorreu na sede da ADFA, Lisboa.

Aguiar-Branco disse que o trabalho técnico para a concretização do projeto, semelhante a um que já existe em Gaia, já começou, afirmando esperar que a abertura formal do espaço ocorra no próximo ano, nos 41 anos daquela associação.

Perante os ex-combatentes, o ministro da Defesa Nacional anunciou ainda que foi assinada na terça-feira, pelo ministério das Finanças, uma portaria que permite a utilização total de um edifício público, no Porto, pela ADFA, que lá quer instalar um centro ocupacional.

Considerando que o Estado «tem uma dívida» para com os antigos combatentes, Aguiar-Branco disse que não a pode saldar por completo mas pode "amortizá-la", referindo a criação de um grupo de trabalho para alterar o modelo de qualificação como deficiente das Forças Armadas, que atualmente pode demorar dez anos.

Aguiar-Branco reiterou o compromisso para que até ao fim do mandato todos os processos pendentes sejam resolvidos, considerando que as «enormes restrições financeiras não podem impedir a justiça».

Na cerimónia, o presidente da ADFA, José Arruda, que foi condecorado com a medalha da Defesa Nacional, lembrou as prioridades atuais da associação, relacionadas com o processo de envelhecimento dos associados, pedindo rapidez na instalação do lar militar no Porto.

O ex-presidente da República Ramalho Eanes, o ex-ministro Adriano Moreira, o general Carlos Reis em representação do Presidente da República, o secretário de Estado Paulo Núncio, deputados da comissão parlamentar de Defesa, chefes militares e dirigentes associativos marcaram presença na cerimónia comemorativa dos 40 anos da ADFA.

O sócio número 1 da associação, Joaquim Couceiro, lembrou que a «guerra constituiu um trauma aparentemente ultrapassado» mas que acompanha «uma geração de uma forma que não tem preço», afirmando que os ex-combatentes se recusam a «fazer parte de uma geração esquecida».

Fonte: TVI24

Jardim do Campo Grande: Um passeio com altos e baixos

No passado dia 7 de Maio, um elemento do Lisboa (In)Acessível e uma amiga voluntária decidiram dar um passeio pelo jardim do Campo Grande, aproveitando para averiguar as condições de acessibilidade apresentadas pelo espaço recentemente remodelado.

Continue a ler...

De assexuado a capacitado



Continue a ler...Historia y antropología de la sexualidad en diversidad funcional. Del ayer asexuado al hoy empoderado.

6ªs Jornadas da TEM - Associação Todos com a Esclerose Múltipla

A entrada é gratuita. Quem quiser almoçar, por 6,5€, no Museu, pelas 12h00 deve
responder ao inquérito do facebook ou enviar um email para a TEM (geral@tem.com.pt) ou telefonar à nossa colaboradora Carla Sofia Ferreira (924009143) ou à Tesoureira da TEM, Aurora Rodrigues – 253615518 / 919128961, com antecedência para podermos reservar. O pagamento será feito no próprio dia à Carla Sofia Ferreira.

De 21 a 25 de maio, realiza-se a Braga Romana (http://bragaromana.cm-braga.pt/). Por este motivo, pode ter dificuldade em encontrar lugar para estacionar o carro à porta do Museu. Aqueles que tiverem dificuldades locomotoras e tiverem dístico podem estacionar dentro do museu. Nesse caso, têm de avisar até à véspera do dia 24. 

Com os nossos melhores cumprimentos,

O Presidente da Direcção da TEM

Paulo Alexandre da Silva Pereira

Arte ajuda a integrar pessoas com deficiência

«Arte Engarrafada» é o nome de um novo projeto artístico destinado a pessoas com necessidades
especiais. O projeto tem um catálogo online, através do qual podem ser adquiridos os produtos feitos por utentes da Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve (APEXA). Nuno Miguel Neto, de 27 anos de idade, é o autor da ideia.

«Há três meses iniciei com o meu colega de trabalho uma autêntica revolução no projeto do ‘Atelier de Arte da APEXA’ e criámos o ‘Arte Engarrafada’ um projeto que surge com o objetivo de integrar as pessoas com necessidade especiais no mercado», explica. «Através da produção de diversos artigos e da sua integração e divulgação, pretende-se manter um nível de qualidade alto, promovendo sempre a originalidade e a diversão dos utentes», adiantou, citado pela Visão.

Fundada há 11 anos, a Associação de Apoio à Pessoa Excecional do Algarve pretende «contribuir para inclusão da pessoa excecional nas áreas da educação, formação, saúde, lazer, desporto, trabalho e inclusão social, promovendo assim o direito à igualdade de oportunidades».

Fonte: Fátima Missionária

Veiga Simão e a Educação Especial

Sobre a importância que a obra do ministro Veiga Simão representou para o desenvolvimento da Educação em Portugal muitos professores e pedagogos poderão falar muito melhor do que eu. No entanto, ao ler a notícia da sua morte, senti que poderia contribuir para a homenagem que nesta ocasião lhe está ser prestada, com um testemunho da acção que desempenhou na área da educação de alunos com deficiência.

Eu iniciei funções no Ministério da Educação, como coordenadora da recém-criada Divisão de Ensino Especial, em Junho de 1973. Tinha estado anteriormente no Ministério da Saúde e Assistência, que era o único departamento oficial que se ocupava da educação de alunos com deficiência e aí tinha tentado criar condições para a integração de crianças e jovens cegos em escolas regulares. Ao assumir as novas responsabilidades, deparei com uma tarefa de uma dimensão muito mais ampla, pois os objectivos propostos para aquela divisão estendiam-se a todo o tipo de alunos que enfrentassem barreiras de ordem física ou mental.

A minha primeira tarefa consistiu em elaborar um relatório da acção que, considerei, deveria ser realizada de modo a permitir que as crianças com deficiência visual, auditiva ou motora (muitas vezes com causas neurológicas) pudessem permanecer no seu ambiente familiar e frequentar as escolas da sua área de residência, não sendo obrigadas a ser internadas em instituições, tanto mais que a maioria das existentes eram de carácter fundamentalmente asilar.

Para que esse plano fosse viável, foi apresentada a necessidade de, previamente, se especializarem os professores que iriam realizar o indispensável apoio aos alunos a integrar e foi apresentada uma estratégia relativa à sua intervenção que garantisse a sua deslocação de escola para escola, numa acção itinerante, e que favorecesse a sua interacção e entreajuda. Essa estratégia consistiu na criação de “Equipas de Educação Especial”, baseadas em determinadas localidades e abrangendo uma área de cerca de 60 km de raio.

Propôs-se que, numa primeira fase, se formassem 60 professores que seriam distribuídos por seis equipas e pelos três tipos de deficiência referidos. Este plano implicava que se iniciasse um projecto, até aí inexistente em Portugal, e que se utilizassem verbas consideráveis para a execução das várias rubricas implicadas - formação dos professores (cursos de 15 meses, a tempo pleno) e sua deslocação, aquisição de material especial e acções de acompanhamento e formação contínua. Para além disso, era necessário que tivesse lugar uma intervenção nas escolas e nas salas de aula, realizada por profissionais externos e que o apoio fosse, quando necessário, extensível às famílias, a título domiciliário.

Há ainda a acentuar que não existia nenhum documento que constituísse um suporte legal a este conjunto de acções e não havia qualquer experiência no campo da integração de crianças surdas ou com problemas motores e neurológicos.

Lembro-me que, na altura, admiti que seria muito provável que esta proposta não fosse aceite ou que fossem exigidos, para uma tomada de decisão, numerosos pareceres prévios elaborados por diferentes grupos de trabalho. Foi assim, com espanto, que recebi o despacho assinado pelo Ministro Veiga Simão a autorizar tudo o que tinha sido proposto e que, nos tempos que se seguiram, fossem abertas as portas à enorme expansão daquelas equipas e à difusão da educação integrada no nosso país. Avançar naquele caminho representava, de facto, uma aposta e um risco que Veiga Simão aceitou tomar.

A adesão do sistema educativo a esta orientação viria certamente um dia a ser preconizada entre nós, quando fosse adoptada por muitos países e recomendada - como hoje é - pelos principais organismos internacionais. Mas sem a decisiva tomada de posição de Veiga Simão, Portugal não teria a posição pioneira que ocupou neste campo e muitas das crianças com deficiência que tiveram acesso às escolas perto das suas casas e tiveram a possibilidade de crescer nas suas comunidades teriam sido privadas desse direito que hoje é unanimemente reconhecido, como um dos fundamentais direitos humanos.

Escrevo este testemunho num momento em que as expectativas então criadas e as acções então iniciadas estão muito gravemente comprometidas e em que tantas crianças e jovens enfrentam inumeráveis obstáculos à sua inclusão educativa, o que é vivido dolorosamente por tantos pais, técnicos e professores.

Fonte: Público Por: ANA MARIA BÉNARD DA COSTA

sábado, 10 de maio de 2014

Festival Capacidades Sem Limites em Coimbra

- Quais são os objectivos do festival?
Mostrar que, apesar das suas limitações, as pessoas portadoras de deficiência física ou mental, de epilepsia, entre outras “incapacidades” (que é pelas quais o público em geral as define), têm capacidades surpreendentes, que nos superam. Capacidades Sem Limites! O objectivo principal deste Festival é demonstrar mesmo isso, sensibilizando as pessoas e quebrando barreiras e preconceitos sociais; Promover as atividades/trabalho das IPSS e associações sem fins lucrativos de apoio a pessoas com incapacidades (deficiências físicas ou mentais, epilepsia,…).

- De que forma o Festival poderá ser uma mais-valia tendo em conta os seus objectivos?
A realização do Festival em si já é uma grande mais-valia porque demonstra a vontade de todo um conjunto de IPSS, entidades públicas e privadas, voluntários em colaborar por um objetivo em comum que é quebrar barreiras e ultrapassar precoceitos sociais. Permitindo assim uma maior integração das as pessoas portadoras de deficiência física ou mental, de epilepsia, entre outras “incapacidades”, pelas quais o público em geral ainda as tende a definir.

- Para quando é que está previsto o evento?
O Festival Capacidades Sem Limites está previsto decorrer em finais de Maio. Mas até lá teremos várias ações de sensibilização no âmbito do Festival.

- Em que local vai decorrer o evento?
O evento está previsto realizar-se no Parque Verde do Mondego e na Praça da Canção, com a realização de várias atividades desportivas e culturais nesta zona de ribeirinha de Coimbra.

- Como posso dar o meu contributo para este Festival?
Voluntariado
Aqui basta enviar um email para voluntarios@semlimites.pt, onde esteja indicado o teu nome e email.
Em alternativa podes preencher o formulário aqui.
Participando nas actividades
Temos várias atividades preparadas para ti. Desde atividades desportivas até atividades culturais, além de diversos workshops interativos.

Informação completa: Sem Limites

Boccia World Open Póvoa 2014

O Boccia World Open Póvoa 2014 realiza-se de 18 a 23 de junho na Póvoa de Varzim com a
participação de mais de uma centena de atletas.

De acordo com informação publicada no site da Federação portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD), vão participar nesta prova “111 atletas e 146 acompanhantes de 18 países”.

O Boccia World Open Póvoa 2014 tem a duração de seis dias e a organização quer “dar alma à popular região balnear do norte de Portugal”.

“Para além da apresentação dos países e respetivos atletas o site da prova, apresenta já vários conteúdos pertinentes para os participantes e para quem procura mais informações sobre o tema”, refere nota publicada pela FPDD.

Esta prova está sob a égide da Boccia International Sports Federation (Bisfed) e com organização da Associação Nacional de Paralisia Cerebral (PCAND).

Esta é a primeira vez que um Open Mundial de Boccia é realizado na Europa.

Fonte: Plural & Singular

Convite Dias Terapêuticos

Caros(as) amigos(as), 


A Associação Salvador tem o prazer de o(a) convidar a participar num dos seguintes 3 dias terapêuticos:

Grupo I - Dias 16,17 e 18 de Junho
Grupo II - Dias 19, 20 e 21 de Julho

Os dias terapêuticos destinam-se exclusivamente a pessoas com defîciência motora. Em casos excecionais, poderá ser considerada a participação de um acompanhante (caso a pessoa seja mais dependente).

A participação nos dias terapêuticos tem um custo de 30€. Os dados para pagamento serão fornecidos posteriormente apenas às pessoas selecionadas.

Notas importantes: 

- Na seleção dos participantes daremos prioridade:
1) A pessoas que nunca participaram em atividades organizadas pela Associação Salvador;
2) A "amigos" da Associação Salvador, com a anuidade do “Cartão Amigo” em dia;
3) A pessoas que se desloquem em cadeira de rodas;
4) À ordem de chegada das pré-inscrições.

- Na seleção dos participantes iremos considerar 2/3 de pessoas residentes no distrito de Lisboa e 1/3 de pessoas residentes fora deste distrito.

​- Cada participante pode inscrever-se apenas num dos grupos.

- A Associação Salvador suportará os custos de alojamento para as pessoas que residam fora do distrito de Lisboa (analisaremos caso a caso).

- Para os participantes residentes em Lisboa, a Associação Salvador tentará garantir estacionamento gratuito no ponto de encontro em Lisboa, mas não consegue garantir o transporte adaptado desde sua casa.

Os interessados em participar deverão preencher o formulário de pré-inscrição até ao próximo dia 18 de Maio. Para consultar o programa provisório e aceder ao formulário de inscrição clique aqui. 

Apresse-se a fazer a sua pré-inscrição porque as vagas de que dispomos são limitadas (15 lugares por grupo)!

Obrigado.

A equipa da Associação Salvador

Aplicativo de navegação internet para pessoas com deficiência

A loja de comércio eletrônico Magazine Luiza lançou um aplicativo que facilita a navegação em seu
site para pessoas com deficiência que apresentem dificuldade de leitura, digitação ou movimentação do mouse.

A aplicação, desenvolvida pela Essential Accessibility, utiliza a chamada “tecnologia assistiva” que funciona como um mediador entre o site e o cliente, dando mais autonomia para esses usuários acessarem a internet.

O aplicativo substitui o mouse e o teclado por meio de tecnologias como rastreamento do movimento sem as mãos, gerador de autoclique, teclado virtual com autocomplete de palavras e mouse de direção.

Além disso, para os usuários com dificuldades de leitura devido a limitações visuais ou de alfabetização, o aplicativo utiliza uma ferramenta que lê o conteúdo da página e também traz um sistema de reconhecimento de voz.

O programa roda nas plataformas Windows 8.1, Windows 8, Windows 7, Vista SP1 ou Windows XP SP3 e Mac OS e pode ser utilizado em qualquer site.

Fonte: abril.com

Tribunal do Trabalho de Coimbra sem acessos para deficientes

Uma testemunha chegou em cadeira de rodas para prestar depoimento e foi o caos.

A RTP testemunhou uma verdadeira aventura.

Lesão medular completa e funcionamento sexual

Os seguintes aspectos do funcionamento sexual são susceptíveis de ser afectadas quando uma lesão medular completa ocorreu em homens:

Sensação genital ou orgasmo. Para mulheres e homens com lesões na medula espinhal que estão completos em qualquer nível, não há provavelmente nenhuma sensação genital ou orgasmo. Algumas pessoas aprendem a transferir sentimentos eróticos de outras partes de seus corpos que têm a sensação.
Sentimentos físicos e mentais eróticos. Uma lesão completa não exclui os sentimentos sexuais eróticos. Muitas pessoas são capazes de mudar sua fonte de erotismo, para que o cérebro recebe sinais sexuais de partes do corpo que não sejam os órgãos genitais. O cérebro aprende a reagir sexualmente prazeroso tocar em outras áreas do corpo, tais como os lóbulos da orelha e atrás do pescoço.
Ereção tocar (ereções reflexas). Homens com lesões que são T10 e acima são propensos a experiência descontrolado reflexo em resposta ao toque no pênis. Isso ocorre porque o arco reflexo (do pênis para a parte inferior da medula espinhal e volta novamente) funções independentemente do cérebro. Este tipo de ereção muitas vezes é recebido por homens com lesão da medula espinhal, pois isso significa que eles podem ter uma ereção por atividade sexual. Às vezes os homens com SCI estão insatisfeitos com ereções reflexas, porque pode acontecer quando eles não querem que – durante um cateterismo ou a qualquer momento quando o pênis é tocado. Para alguns homens com SCI, a ereção reflexa pode não ser totalmente confiável ou não pode durar muito tempo suficiente para algum tipo de atividade sexual. Nestes casos, pode ser utilizado um formulário de realce da ereção.
Ereção mental. Ereção reflexa tocar não é possível quando a lesão ocorre na parte inferior da medula espinhal (abaixo T10). No entanto, a estimulação mental como um pensamento sexual ou fantasia pode levar a um alargamento do pênis. Algum líquido seminal pode fluir. Após esta emissão de líquido seminal, a ereção é normalmente perdida. Os homens que têm um SCI completa abaixo T10 geralmente optar por usar alguma forma de realce da ereção.
Ejaculação. A maioria dos homens com uma lesão na medula espinhal experiência alguma interrupção na ejaculação, no entanto, pode haver muita variação entre indivíduos.

Fonte: Tudo Sobre Saúde

Metal líquido tipo Exterminador do Futuro reconecta nervos

O filme Exterminador do Futuro ajudou a disseminar o conceito futurista de "metal líquido". A boa
notícia é que os metais líquidos já existem e já estão sendo utilizados em várias aplicações. Notícia melhor ainda é que uma equipe de cientistas chineses usou a fluidez dessas ligas metálicas para restabelecer conexões nervosas como as que são interrompidas em acidentes, deixando as pessoas paralíticas.

Experimentos com animais de laboratório mostraram que uma liga de metal líquido semelhante à do robô de Exterminador do Futuro ajuda os nervos danificados a se reconectar. A liga permanece no local até que o nervo fique curado, sendo então sugada de volta com uma seringa.

Restabelecimento nervoso

Nervos cortados podem se reconectar se tratados rapidamente, mas a uma taxa de apenas 1 milímetro por dia. Além disso, os métodos atuais para enxertia de nervos têm deficiências graves. Por exemplo, a maioria dos suportes para os enxertos devem ser removidos, exigindo novas cirurgias. Ainda mais preocupante, se os nervos não passarem sinais para os músculos durante o processo de cura, os músculos podem atrofiar a ponto de nunca mais se recuperarem totalmente.

Jing Liu e seus colegas da Universidade de Tsinghua mostraram que o metal líquido serve como suporte, passa os sinais elétricos para os músculos enquanto o nervo se recupera, e pode ser retirado de maneira simples depois que os nervos se refazem, dispensando cirurgias.

Metal líquido

O metal líquido usado é uma liga dos elementos gálio, índio e selênio. A liga é líquida a temperatura ambiente, permitindo que ela seja removida com uma seringa depois que tiver cumprido seu papel.
 Liu afirma que este estudo é apenas um ponto de partida, e ele pretende fazer mais testes em animais em breve. "É claro que, antes do uso clínico, serão necessárias avaliações rigorosas sobre a segurança do material," disse ele. "Este é um teste absolutamente novo, ainda em sua fase inicial."

Fonte: Diário da Saúde - Enviado por José Mariano