Equipamento de musicoterapia Soundbeam

O equipamento de musicoterapia Soundbeam 5 tem sido, nos últimos meses deste ano, incluído em muitos projetos de inclusão em Portugal e os resultados que estão a obter têm sido excelentes.


De facto, várias instituições têm sido contempladas com este equipamento, quer através de projetos financiados, quer através do seu próprio esforço financeiro. Destacamos algumas delas: APPDA* do Algarve, a APPDA* de S. Miguel e Santa Maria nos Açores, a Cercipóvoa, a APPDA* de Viseu e a Benéfica e Previdente.

Mas o que é afinal o Soundbeam?

O Soundbeam é uma orquestra invisível, expansível no espaço, em que os movimentos são as notas. Ideal para musicoterapia e muito mais!
Mas, vamos explicar melhor: o Soundbeam é um sistema com sensores de movimento que possibilita a tradução de gestos e movimento em música, permitindo que mesmo as pessoas com dificuldades motoras profundas possam tornar-se expressivas, criativas e comunicar as próprias emoções, através da música.

O Soundbeam 5 é muito utilizado por pessoas com necessidades especiais, idosos, crianças e até mesmo artistas que querem dar som às suas performances.

Este sistema, com mais de 25 anos, é utilizado por terapeutas e professores em mais de 5.000 escolas, hospitais e outras instituições em todo o mundo. A oportunidade de dar às pessoas que têm normalmente uma perceção mais passiva da vida (de fora para dentro) uma experiência de controlo independente (de dentro para fora), combinada com uma dimensão estética poderosa, pode ter implicações terapêuticas, educativas e emocionais profundas.

Como temos feito diversos workshops fizemos um vídeo que pode ajudar a todos a potenciar a utilização do equipamento.



A Imagina desenvolveu muito recentemente um novo Manual do Soundbeam 5, totalmente em português, que explica todas as suas funcionalidades. Pode aceder ao manual no seguinte link: http://soundbeam.imagina.pt/docs

Quer saber mais informações sobre o equipamento e/ou como organizar um projeto de musicoterapia? Contacte-nos por email para info@imagina.pt ou através do telefone 239 499 230 e teremos todo o gosto em ajudar.

Fonte e mais informações: imagina

Comentários