quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

São Brás de Alportel inaugurou Rede de Passeios Acessíveis


São Brás de Alportel assinalou o Dia de Reis com a inauguração da Rede de Passeios Acessíveis, integrada no Plano Municipal de Promoção da Acessibilidade “São Brás de Alportel Acessível para Todos”, que conta neste momento com mais de 5 Km de extensão de percursos acessíveis. A cerimónia de inauguração decorreu esta manhã e contou com a honrosa presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e do presidente da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, Jorge Botelho. 

Para a autarquia, “a Rede de Passeios Acessíveis representa um importante passo na promoção da acessibilidade para todos contribuindo para construir um concelho mais inclusivo e solidário, onde os cidadãos vivem e usufruem em pleno dos espaços públicos, para uma verdadeira igualdade de direitos e oportunidades. Com um investimento superior a 300 mil euros, distribuídos por diversas intervenções, nas quais as acessibilidades são sempre uma prioridade, o município de São Brás de Alportel colocou diversas zonas do centro urbano da vila ao alcance de pessoas com mobilidade condicionada, permitindo a sua circulação com mais conforto e segurança para todos.”

Esta quarta-feira, Dia de Reis, 6 de janeiro, foram inauguradas diversas obras integradas na Rede de Passeios Acessíveis do município: a requalificação da zona norte da Avenida da Liberdade (troço de 180 m), a ligação entre o Parque Desportivo e a Avenida da Liberdade, na Rua 1.º de Junho (511 m) e o circuito acessível da Escola EB 2,3 Poeta Bernardo de Passos, recentemente construído, que liga o edifício da escola ao Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires, para que todos os alunos possam aceder a todas as infraestruturas.

Esta rede abrange ainda os passeios acessíveis de toda a Circular Norte (2.700 m), o circuito acessível que circunda toda a Escola Secundária, com acesso ao Pavilhão Desportivo e todos os outros espaços, a ligação entre o Parque Desportivo e a Circular Norte a partir da rotunda do Campo Sousa Uva (48 m) e o novo percurso da Entrada Nascente com a ligação à Circular Norte (1.423 m). Os novos acessos construídos no Jardim da Verbena e os espaços públicos construídos com “Barreiras 0”, sendo totalmente acessíveis a todos - o Parque da Vila e a Praça da República, são outras obras que integram esta grande Rede de Passeios Acessíveis.

“Este momento representa uma enorme conquista na valorização das acessibilidades e uma importante etapa na construção de um concelho sem barreiras, imprescindível para quem tem mobilidade condicionada mas fundamental para todos nós, porque todos podemos vir a deparar-nos com alguns obstáculos ao longo da nossa vida, mesmo que temporários”, declarou a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes durante a cerimónia de inauguração. “Esta importante obra concretizada em São Brás de Alportel eleva o direito à cidadania na realidade do nosso quotidiano”.

Vítor Guerreiro, Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, salientou o crescimento que esta Rede simboliza para o concelho, “enquanto obra que vem melhorar significativamente as acessibilidades dos são-brasenses e de quem nos visita, na senda do desenvolvimento e na defesa de um município mais inclusivo, respeitador, seguro e acessível para todos. Com este projeto São Brás de Alportel garante mais conforto e qualidade de vida para todas e todos os munícipes.

Fonte: algarve online

Sem comentários:

Enviar um comentário