quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Braga inaugura centro de desporto adaptado

O Município de Braga acaba de lançar um Centro Municipal de Desporto Adaptado, permitindo desta forma que as instituições que trabalham na área da deficiência desenvolvam a formação desportiva e o bem-estar físico dos seus utentes. O projeto, resultante de uma parceria com a CERCI Braga, vem possibilitar a prática de várias modalidades, nomeadamente atletismo, dança, escalada, karaté e snagolfe, às quais se juntará, a breve trecho, a modalidade de patinagem.

“No que diz respeito ao desporto adaptado este projeto vem colmatar uma grande lacuna detetada aquando da elaboração da Carta Desportiva de Braga. Pretendemos alargar a atividade física ao maior número possível de praticantes e, com este Centro, estamos a lançar sementes para que surjam outros clubes que apostem nestas modalidades e formem equipas competitivas no desporto adaptado”, referiu Sameiro Araújo, vereadora do Desporto do Município de Braga, durante a sessão de lançamento do projeto, que decorreu esta quarta-feir no gnration.

Como explicou a vereadora, em Braga existem 132 clubes com atividade desportiva e apenas a APD – com basquetebol, andebol e atletismo na vertente de corrida – e o S.C. de Braga (boccia), têm desporto adaptado. “Se compararmos os números de praticantes a discrepância mantêm-se, uma vez que se incluirmos o desporto escolar e universitário, Braga tem cerca de 1500 atletas de 52 modalidades, sendo que pouco mais de 50 são referentes ao desporto adaptado organizado, com apenas quatro modalidades”, disse Sameiro Araújo, sublinhando que este projeto “contribui para que Braga tenha uma oferta desportiva eclética e variada para os cidadãos com deficiência”.

Este projeto conta ainda com a parceria da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, que cede o Pavilhão Municipal de Ferreiros gratuitamente para a realização das atividades, assim como a Associação Synergia que disponibiliza o seu espaço no Braga Shopping para a modalidade de escalada.

As atividades têm horários e dias já definidos para a sua realização. À segunda-feira, entre as 10h00 e as 12h00, decorrem as aulas de dança, e das 14h00 às 16h00 é a vez do karaté. O Snagolfe tem lugar à quinta-feira entre as 10h00 e as 12h00 e o atletismo decorre à sexta-feira das 10h00 às 12h00. Todas estas atividades têm como palco o Pavilhão Municipal de Ferreiros. Já a modalidade de escalada, que decorre no espaço Synergia do Braga Shopping, tem lugar à terça-feira, das 10h00 às 12h00 e à quinta entre as 14h00 e as 16h00.

Fonte: Braga TV

Sem comentários:

Enviar um comentário