sábado, 26 de novembro de 2016

Qual o melhor veiculo adaptado: Preciso da vossa ajuda

Pois é. O facto do Centro de Apoio Social da Carregueira me ter contratado, leva-me a ter a possibilidade de realizar alguns sonhos. Um deles é ter o meu primeiro veículo adaptado, mas preciso da vossa opinião.

Tenciono adquirir um veículo adaptado. Tem de ser um veículo que permita ser adaptado de maneira a transportar até duas cadeiras de rodas elétricas em simultâneo, uma delas posicionada ao lado do condutor, outra na segunda fila. Ou ambas na segunda fila, ou ainda a hipótese de uma cadeira seguir na segunda fila e outra na terceira, e para além disso tem de possuir algum espaço para transporte de cadeira de banho, etc. e capacidade para transportar pelo menos mais 4 pessoas sentadas em poltronas.

Já experimentei alguns modelos, mas continuo com muitas dúvidas. Tenho carta, conduzi alguns anos, minha tetraplegia foi causada num acidente de viação enquanto conduzia, mas conduzia por obrigação, nunca por prazer…estava familiarizado com carros, mas nunca me seduziram e nem fiz questão em sê-lo, daí maior dificuldade em escolher.

Experimentei:

-Caddy da Volkswagen: http://www.transvetra.pt/manuais/Caddy%20especial%20Taxi%20%20TPMR%20-%20PVP%20%20transformacao%20%202013.pdf descartei-a porque não se vê praticamente nada do exterior a partir de dentro do veículo e tem pouca capacidade.

-Kia Soul eMotion, Chevrolet Orlando Tour e Lancia Voyager: http://www.veiculosacessiveis.com/ nenhum modelo reúne as condições desejadas.

-Logan da Dacia também não: http://www.transvetra.pt/produtos.aspx?id=50 , mas o modelo Lodgy: http://www.dacia.pt/gama-dacia/lodgy/? Agrada-me. Aguardo resposta a questões colocadas às empresas de adaptação.

-Citroen Berlingo: http://www.transvetra.pt/manuais/Apresentacao_Citroen%20BerlingoTPMR2013PVP%20Transformacao.pdf també não.

-Peugeot Partner: http://www.transvetra.pt/manuais/Apresentacao%20Peugeot%20PartnerTPMR2013PVP%20Transformacao.pdf idem

-Renault Kangoo: http://www.transvetra.pt/produtos.aspx?id=49 também é muito limitada em termos de capacidade de transporte, mas a Trafic: http://www.renault.pt/gama/transformados/veiculos-transformados/#gama_de_veiculos_transformados já me agrada. Este modelo foi o único que até ao momento reúne a maioria das condições que pretendo, mas nunca o experimentei e tenho algumas dúvidas, como por exemplo a visibilidade do exterior.

-Mercedes Vito também se vê muito mal a partir do seu interior.

Resumindo, estou inclinado para o modelo Trafic da Renault, mas preciso de opiniões e conhecer outros modelos caso existam.

Estou surpreendido pela negativa com as empresas de adaptação pela demora e falta de interesse em dar resposta. Das 3 empresas de transformação de veículos que contatei, já me incompatibilizei com a VTE: http://www.veiculosacessiveis.com/ exatamente pelo motivo que referi e sinto em relação ás outras empresas: demora em responder. Da TotalMobility: http://www.totalmobility.pt/ e Transvetra: http://www.transvetra.pt/produtos.aspx?id=5 já desisti, por não terem respondido até ao momento e não é por falta de insistência.

Sobre processo de adaptação e seu financiamento está tudo bem. Tenho a possibilidade do seguro ou o IEFP o financiar. A prescrição também já a tenho emitida por Alcoitão.

Para além do vosso favor em informarem-me sobre modelos, já agora gostaria de saber se também passaram por esta dificuldade em relação á colaboração das empresas transformadoras, e se há algumas que me aconselham, excluindo as que referi.

Obrigado

3 comentários:

  1. Há alguns anos fui utente do serviço de transporte do Hospital Beatriz Ângelo. Uma das carrinhas tinha sido adaptada, sendo que inicialmnte era usada para levar artistas que chegavam ao aeroporto de Lisboa. Cabiam pelo menos 2 cadeiras de rodas manuais e havia lugar para várias pessoas sentadas, e a visibilidade para o exterior era muito boa. As empresas que faziam serviço eram Loures Macas e Grupo Luisa Todi. Pode ser que eles te dêem contactos.

    ResponderEliminar
  2. Comecei a saga da aquisição de um veiculo que terá de ter caixa automática e ser adaptado com travão e acelerador manual. Da vossa experiência, saberão dizer-me se este tipo de adaptação demora muito?

    Além daquela adaptação obrigatória no meu caso, eu vou tentar adquirir um veiculo que permita transportar a minha scooter (uma da invancare leo). Alguém me sabe dizer se é necessário alguma licença especial para a transportar?

    Obrigada

    ResponderEliminar