Participe no dia europeu da Vida Independente

O Dia Europeu da Vida Independente está se aproximando rapidamente! Todos os anos, em 5 de maio, pessoas com deficiência e Centros de Vida Independente conscientizam a Campanha pela Vida Independente. É uma oportunidade para as pessoas com deficiência mostrarem que estão orgulhosas, fortes e visíveis e fazem campanha pelos seus direitos de muitas maneiras criativas.


Este ano ENIL está encorajando as pessoas a fazerem um pequeno vídeo em suas casas sobre o tema "Graças à Vida Independente Eu Posso ..." O que você pode fazer graças à Vida Independente? Ir para shows? Vá no feriado? Viver no seu próprio apartamento? Seja o que for, conte-nos sobre isso! Publique seu vídeo em mídias sociais em 5 de maio.

CILs em toda a Europa já têm planos interessantes para eventos offline também. Dezesseis países já compartilharam conosco seus planos. Um resumo deles é apresentado abaixo.

Na Lituânia , o LNF realizará uma conferência sobre assistência pessoal. Merton CIL no Reino Unido terá uma reunião de membros com decisores-chave sobre o tema da vida independente. Na Bélgica (região da Flandres), as pessoas sem deficiência terão a oportunidade de conversar com uma pessoa com deficiência e descobrir a sua "lista de balde". Um debate em painel sobre como a assistência pessoal pode ser usada para acessar educação e emprego ocorrerá na Noruega . Haverá uma grande manifestação em Berlim e muitos eventos menores em toda a Alemanha . Jovens membros da Spina Bifida Associação na Turquia vai fazer vídeos sobre Vida Independente.

Será realizado em Portugal um concurso de fotografia sobre pessoas com deficiência . Uma atividade semelhante - campanha de fotos e vídeos relacionada à assistência pessoal - é planejada pela "Associação de Pessoas com Deficiência do Condado de Karlovac" na Croácia . O Teatro da ESA no Azerbaijão irá organizar uma apresentação sobre Vida Independente. Em Tbilisi, na Geórgia , haverá uma demonstração, uma filmagem e um evento de discussão. Na Albânia será realizada uma mesa-redonda sobre Vida Independente com ministros-chave. Um debate ao ar livre sobre Vida Independente será realizado fora do Parlamento na Romênia . Além disso, a Associação ADAPTO dará uma apresentação de conscientização.

Na Grécia , a Associação de Drama terá um evento público, pedindo que as pessoas escrevam seus pensamentos sobre a importância da vida independente. Idéias serão coletadas e publicadas nas mídias sociais. As actividades terão lugar em toda a Sérvia , incluindo a acção de rua em Sombor e uma reunião com o prefeito de Belgrado. Na Hungria , MEOSZ vai lançar o seu documento de posição sobre Vida Independente. O ÉFOÉSZ incentivará os membros a fazerem vídeos e depois mostrá-los no dia 5 de maio em seu evento de auto-defesa. CIL Sofia ( Bulgária ) planeja recolher cadeiras de rodas velhas, decorá-las e colocar mensagens sobre elas relacionadas com a falta de mudanças políticas reais desde que a Bulgária ratificou a CDPD da ONU.

Isso inspirou você a se envolver? Se você gostaria de organizar um evento ou atividade em seu país, por favor envie um e-mail para dilyana.deneva@enil.eu , diga-nos o que você gostaria de fazer e qualquer suporte que você precisa. Faça o que fizer, certifique-se de documentá-lo com fotos e vídeos e compartilhá-los em mídias sociais no dia. Estamos ansiosos para ver o que você recebe e comemorar com você em 05 de maio!

Fonte e  mais informação: ENIL

Comentários