Competição internacional de desporto adaptado em Vila Real de Santo António

O Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António acolhe, entre 30 de novembro e 6 de dezembro, a 7.ª edição dos Jogos Mundiais da IWAS (International Wheelchair & Amputee Sports Federation), para desportistas em cadeira de rodas e amputados.


A prova, que se realiza pela primeira vez em Portugal, conta com cerca de meio milhar de participantes (entre atletas, treinadores, dirigentes e staff médico) e será disputada por atletas das categorias sub-23, open class e master class (para atletas acima dos 40 anos de idade). A cerimónia de inauguração realiza-se na praça Marquês de Pombal, no dia 1 de dezembro, às 16:00 horas, sendo esperada a representação de quase 50 países participantes.

O programa tem início nos dias 1 e 2 de dezembro com treinos para todas as modalidades, estando agendada a competição do tiro com arco, ténis de mesa e taekwondo para os dias 3 e 4 de dezembro. Já entre 3 e 5 de dezembro, disputam-se as provas de atletismo e natação. “A realização da prova no Algarve mostra não só a capacidade da região em acolher um tipo de turismo inclusivo, mas também as excelentes condições do complexo desportivo municipal para receber uma competição de alto nível”, sublinhou, em comunicado, Conceição Cabrita, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António,

“Estamos entusiasmados com a realização dos Jogos, pela primeira vez, em Vila Real de Santo António, e ansiosos para dar as boas-vindas aos atletas em Portugal”, notou, por seu turno, o presidente da IWAS, Paul De Pace. O evento conta com o apoio total da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e terá uma maior variedade de modalidades em relação às edições anteriores, “oferecendo uma oportunidade aos novos atletas” de ter a sua experiência nestes Jogos Mundiais IWAS.

Durante a realização das provas, decorrerá também a assembleia geral da IWAS, que inclui as eleições internas para a direção.

Fonte: Região Sul

Comentários