5 maio 2018: Junte-se ao Dia Europeu da Vida Independente

O Dia Europeu da Vida Independente no dia 5 de maio está de novo aí! O tema deste ano é "Barreiras à vida independente".

Gostaríamos de incentivá-lo a marcar o dia organizando eventos em seus países. Nós também convidamos você a tirar fotos e gravar testemunhos, descrevendo as barreiras de Vida Independente você enfrenta, e compartilhá-los com ENIL no período que antecedeu ao 5 º de Maio. Essas barreiras podem ser qualquer tipo de obstáculo à vida independente que você encontra em seu caminho na vida cotidiana, como obstáculos nas ruas do seu bairro, programas de TV interessantes sem legendas ou problemas com consultar um médico ou usar o transporte público.

Gostaríamos também de utilizar este Dia Europeu da Vida Independente para aumentar a consciencialização sobre duas questões específicas - barreiras ao direito de voto e a Lei Europeia da Acessibilidade .

Em primeiro lugar, 2019 é um ano de eleições e os políticos vão lutar pelo direito de ganhar o seu voto e ser o seu representante eleito no Parlamento Europeu. Muitos cidadãos da UE com deficiência são rotineiramente impedidos de votar. O Dia Europeu da Vida Independente é uma excelente oportunidade para destacar a importância da participação política. Portanto, gostaríamos de encorajá-lo a coletar exemplos de barreiras ao voto e cidadania plena .

Em segundo lugar, o Ato Europeu da Acessibilidade está preso num infeliz jogo de pingue-pongue político. Há questões importantes na mesa, como se é necessário ter regulamentos de acessibilidade para o ambiente construído e se os edifícios construídos com dinheiro público devem ser disponibilizados. Até mesmo a acessibilidade do número de emergência da UE (112), uma parte crucial dos serviços de emergência, está sendo debatida. Portanto, planejamos usar os exemplos de barreiras que você nos envia para defender uma Lei Européia de Acessibilidade mais forte .

Com tudo isso em mente, é hora de nos fazermos ouvir . Nós encorajamos você a unir e espalhar a palavra sobre o direito de Vida Independente, tanto quanto você puder! Entre em contato com o seu Membro do Parlamento local, organize eventos em sua cidade natal, bairro, escola ou universidade, ou envie fotos ou gravações para a ENIL. Faça o que fizer, deixe as pessoas saberem que a Vida Independente é um direito humano e que não seremos ignorados.

Nada sobre nós sem nós!

Como posso participar no Dia da Independência Europeia?
Organize um evento na sua cidade, bairro, no seu local de trabalho, na sua escola ou universidade. O evento não precisa ser grande - pode ser uma manhã de café no centro comunitário local, por exemplo. Por favor, deixe a ENIL saber o que você está planejando, para que possamos compartilhar isso no Facebook.

Por favor, envie uma foto e / ou uma gravação (testemunho) das barreiras que você encontra para Lauri em evsvolunteer2@enil.eu , para que possam ser publicadas no Facebook antes e na 5 ª
Divulgue a notícia sobre o Dia da Independência Europeia nas mídias sociais. Use as seguintes hashtags: # ILDAY18 #independentliving

Se estiver em Bruxelas ou nas proximidades, junte-se à ENIL na exibição de “Defiant Lives” no Parlamento Europeu. Você pode se cadastrar aqui pela 23ª.

Fonte: ENIL - Rede Europeia Sobre Vida Independente

Comentários