domingo, 1 de setembro de 2019

Excluidos à mesa!

Muitos restaurantes ou zonas de restauração não têm mesas adequadas para acomodar pessoas com deficiência. Esta situação é mais evidente se considerarmos aqueles que se deslocam em cadeiras de rodas.
Na maior parte dos casos a mesa não permite que a cadeira se encaixe por baixo do tampo da mesa, não permitindo portanto a sua aproximação frontal, obrigando a pessoa com deficiência a colocar-se de lado. Noutros casos, quando a altura não é obstáculo, a aproximação frontal é impossível, ou devido ao local dos pés da mesa (centro da mesa) ou porque a distância lateral entre os pés da mesa não é suficiente. Em qualquer caso, comer à mesa nestas situações é difícil e desconfortável.


Estes espaços de usufruto público têm que cumprir as normas relativas à acessibilidade, mas não o fazem. O que é estranho é terem o licenciamento aprovado, sem que as entidades fiscalizadoras detetem este tipo de infrações.

Recentemente, o OUTLET STRADA em Odivelas renovou por completo a sua zona de restauração. Surpreendentemente, não existe uma única mesa que permita que uma pessoa que se desloque em cadeira de rodas tenha uma refeição confortável. Quem desenhou a solução? Quem fiscalizou?


Em sentido contrário, a zona de restauração, por exemplo, do Fórum Sintra, é totalmente acessível e as mesas são adequadas a todos os públicos. Esta é uma solução simples e inclusiva..


Fonte: Minuto Acessível

Sem comentários:

Enviar um comentário