sábado, 25 de junho de 2011

Ajudas técnicas para a 3ª idade e para a deficiência em Cinfães


O Banco Local de Voluntariado de Cinfães irá promover o empréstimo de equipamento de apoio a “idosos e a pessoas portadoras de deficiência com carências económicas”, através da criação de um Banco Local de Ajudas Técnicas (BLAT).

“Mobiliário (camas articuladas e componentes necessários); cadeiras de rodas; almofadas anti-escaras; andarilhos; assentos de banheira; cotoveleiras; calcanheiras; canadianas; ovos de exercício manual e fraldas de incontinência média e grave” serão alguns dos materiais a disponibilizar pelo BLAT. O investimento necessário, estimado em cerca de 5.500 euros, será assumido pela Câmara Municipal de Cinfães.

O Banco Local de Voluntariado de Cinfães (BLVC) perspectiva promover “o envolvimento das diversas instituições do concelho, para compensar as limitações da deficiência, impedir o agravamento da situação clínica e permitir o exercício das actividades quotidianas da população alvo”.

Competirá às Instituições Particulares de Solidariedade Social do município “encaminhar utentes e participar na instalação e no apoio à utilização dos materiais, através dos voluntários inscritos no BLVC”. O Centro de Saúde de Cinfães terá a responsabilidade de “emitir os pareceres sobre as necessidades dos candidatos e contribuir, igualmente, para o encaminhamento de possíveis beneficiários”. O Banco Local de Voluntariado “seleccionará os candidatos após os dois pareceres técnicos; e organizará o processo de inventariação, armazenagem, distribuição, montagem e controlo dos materiais”.

A Câmara Municipal de Cinfães, além de financiar a aquisição dos materiais, prestará “apoio complementar ao BLAT para a execução de pequenas obras de adaptação” em habitações, como a construção de rampas de acesso.

Fonte: Deficiente Fórum

Sem comentários:

Enviar um comentário