Especialistas debatem a lesão medular em idade pediátrica

“Lesão medular em idade pediátrica” é o tema central da próxima reunião da Secção de Reabilitação Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação (SPMFR), que se realiza dia 28 de novembro, no Hospital de Braga. A inscrição é gratuita.

A sessão de abertura terá intervenções do administrador executivo do Hospital de Braga, José Luis Carvalho, do diretor clínico do Hospital de Braga, Fernando Pardal, da diretora de Serviço de MFR, Fátima Martins Pereira, e de membros da Secção de Reabilitação Pediátrica da SPMFR, Ana Cadete e M. Emília Cerqueira, respetivamente, coordenadora e vogal.

De seguida, realiza-se a conferência “Lesión medular infantil, un reto lleno de interrogantes”, proferida por Elisa Dolado, oradora convidada do Hospital Nacional de Parapléjicos, de Toledo, Espanha.

O programa inclui a realização de uma mesa redonda, com intervenções sobre a urodinâmica na criança e a importância da abordagem multidisciplinar e a abordagem do tema: "SCIWORA - Spinal cord injury without radiographic abnormality".

A reunião contempla também a troca de experiências entre especialistas de diferentes unidades. Dessa forma, será partilhada a experiência do Serviço de MFR do Centro Hospitalar do Porto, apresentada a Unidade de Reabilitação Pediátrica do Centro de Reabilitação do Norte e serão feitas "reflexões" sobre o Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão e as "cinco décadas de seguimento em lesões vertebro medulares".

Antes da apresentação de casos clínicos, que encerra a reunião, e no âmbito do Grupo de Partilha de Mães/Cuidadores do Serviço de MFR do Hospital de Braga, uma mãe de criança com paraplegia por lesão medular dará o seu testemunho.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas para: srp_spmfr@hotmail.com

Fonte: justnews

Comentários