Fazer posicionamentos na cama de 3 em 3 horas, se aguentarem prefiram o decúbito ventral (barriga para baixo), usar almofadas entre os joelhos para prevenir lesões (tempur tem umas muito boas e de variadíssimos modelos) e para ajudar na correcção dos posicionamentos. Após posicionamentos massajar zona do corpo que esteve sobre pressão. Com um bom hidratante manter pele sempre de boa saúde é fundamental.
Vigiar diariamente todo o corpo e ao mais pequeno sinal de algo errado (pele vermelha, roxa, uma borbulha a infectar), trata-la e aliviar imediatamente pressão sobre ela. Pressão nessa região tem que deixar de existir até que situação normalize. Não se esqueçam que maioria das vezes escaras podem começar assim e melhor é prevenir.
Usar lençóis sempre bem esticados e de preferência claros. Dar-te-á possibilidade caso apareça sangue vê-lo com mais facilidade e verificar origem.
Se conseguem quando sentados fazerem alívios do corpo. Façam-no maior número de vezes possível. Se não conseguem na totalidade suspensão, pelo menos façam o pouco que for possível. Também podem pedir a alguém que pegando por baixo dos vossos braços e atrás encosto cadeira vos levante uns segundos o corpo. É bom para vosso bem estar e óptimo para circulação.
Se for possível nunca deixem de fazer fisioterapia. Se não puder ser numa clínica, que alguém em casa vos mobilize pelo menos os, membros superiores e inferiores. Vocês mesmos se tiverem a mais pequena função que seja aproveitem-na. Se por exemplo não consegues mobilizar os braços, mas sim os dedos. Fá-lo.
Cuidado com a quantidade de horas seguidas que ficam na cadeira. Vossos médicos são pessoas indicadas para vos aconselhar. Mas vocês são parte interessada e verificarão o melhor para vós. Se ao se deitarem verificarem que corpo não está vermelho e não se ressentiu. Então tudo bem. Se verificarem algo errado, diminuam carga horária. Mas bom mesmo seria se puderem intercalarem cama com cadeira. Ou seja: 5 horas cadeira, descançar umas 2 na cama, depois outras 5 cadeira, e por ai adiante.
Usar roupa o mais macia possível e confortável. Exemplo: calças de ganga se não forem macias irão criar vincos e prejudicar circulação. Tens que com o tempo ir vendo o que melhor se adapta teu corpo.
Beber muitos, mas mesmo muitos liquidos. Melhor seria água. Legumes e alimentos com fibras têm que fazer parte tua alimentação diariamente.
também tenho um blog, não sou tetraplegica mais estou muito concentrada nessa minha pesquisa para ajudar uma pessoa portadora da tetraplegia.
ResponderEliminarboa sorte!
meu blog é: garotas2010-novidades.blogspot.com
Obrigado e espero que consigas ajudar essa pessoa com tetraplegia.
ResponderEliminarSe preisares do meu apoio, dispõe.
Já fui ao teu blogue. Sou menino...rs
Boa sorte para ti também.