Minha última crónica no jornal Abarca
Há vários anos que utilizo o formulário online disponível no site da Segurança Social, para solicitar agendamento das minhas idas aos seus balcões. Numa altura em que somos aconselhados a ficar em casa, faz sentido utilizar as ferramentas disponíveis, e esta é uma delas, que no meu caso tem sido funcional e útil.
Caso ainda não conheça o serviço, e tencione aceder ao formulário, como meio para agendar um atendimento presencial na sua área de residência, aceda ao site da Segurança Social (http://www.seg-social.pt/inicio), não confundir com a página da Segurança Social Direta, na parte superior clique em: “sou cidadão > deficiência > balcão da inclusão > atendimento sobre deficiência/incapacidade e por último clique em formulário online”.
Surge um formulário em branco para preenchimento, a alertá-lo para o facto do formulário se destinar apenas à marcação de atendimentos sobre deficiência/incapacidade e, no caso de pretender marcar atendimentos sobre os restantes temas da Segurança Social é aconselhado a aceder ao endereço https://siga.marcacaodeatendimento.pt/.
No formulário são solicitados alguns dados, entre eles: Nome completo; Número de Identificação da Segurança Social (NISS); Contacto telefónico; Email; Dia e hora que pretende ser atendido; Tipo de deficiência; Tipo de apoio que necessita; Se necessita da presença de um intérprete de Língua Gestual Portuguesa, e também para indicar o motivo que nos leva a solicitar o atendimento.
Basta submeter o formulário preenchido e aguardar a confirmação do atendimento na data e hora indicada, na maioria das vezes a resposta chega-nos através de email enviado para o endereço eletrónico que indicamos no formulário. Por experiência própria, tanto levando em conta marcações efetuadas para mim, como para quem me o solicita, a resposta é positiva e o atendimento muito rápido. Nunca me aconteceu não responderem em poucas horas, ou não aceitarem a data e hora solicitada. Tratando-se da Segurança Social, e de um serviço destinado a pessoas com deficiência, que na sua maioria das vezes as falhas são mais que muitas, neste caso o saldo tem sido muito positivo. Comigo o serviço tem funcionado muito bem.
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